Entrevista com Letícia Castro do Babelpontocom

Hoje no Fala Blogueiro a entrevista é a Letícia Castro, uma jornalista de São Paulo especializada em idiomas, trabalhando nessa área desde os 14 anos. Ela é a editora do Babelpontocom, um blog jornalístico que disponibiliza textos em vários idiomas, e se revelou um blog muito especial e, para mim, até o momento, único. Ela nos atendeu por e-mail e respondeu com presteza ao pedido de entrevista (confesso que fiquei um pouco temeroso, entrevistar uma jornalista), segue abaixo a entrevista.


Blog do Gustavo: Por que Babel.com?
Resposta: Primeiro pelo caráter poliglota do blog, remetendo ao mito bíblico da confusão das línguas e a dispersão dos povos. No entanto, ao contrário do mito, o Babel.com convoca à coexistência não só lingüística, mas também étnica, de temas, opiniões, comportamentos, enfim, é um caldeirão onde tudo cabe, onde todos são bem-vindos.

babel.com

BG: Quando surgiu o blog e como?
R: A idéia de ter um trabalho desenvolvido pela internet já tem uns 6 anos, mas o formato ainda não estava definido. Em 2005, tive outro blog, de cunho político e a partir daí comecei a viscejar o meio como uma possibilidade real para os meus propósitos. Na verdade, o Babel.com nasceu para ser muito menos do que já é e vai chegar a muito mais do que já alcançou. Era pra ser apenas uma vitrine digital do meu trabalho como jornalista, escrevendo em várias línguas. Com o tempo, foi impossível segurar a paixão que adquiri e agora o blog é o grande protagonista. Cumpre a sua função de portfólio, com ele obtenho excelentes parcerias profissionais (e estamos abertos para novos contatos, projetos, etc.) e estou muito contente com os resultados até agora.

BG: Quantas visitas tem por mês? Está satisfeita com esse número?
R: O número de visitas está em ascensão (graças a Deus! rs). A média mensal está em torno de 1500, fechamento do mês passado, e estou trabalhando na divulgação para aumentá-lo. Esta é uma tarefa que não pode parar nunca.

BG: Está satisfeita com a qualidade e a quantidade dos comentários?
R: Muito, cada vez mais. A blogosfera é uma comunidade muito unida. O Babel.com tem apenas dois meses e meio e já temos muitos parceiros, com os quais já se travou uma amizade. E eu adoro visitar meus “compadres”, ver o que andam aprontando por aí, assim como descobrir outros blogs interessantes. Cada leitor que entra no blog é recebido com muito carinho e festa e a galera se esmera nos comentários, precisa ver que bonitinho. rs A média de comentários é excelente e eu faço questão de retribuir, pois a gente tem que prestigiar quem nos prestigia.

BG: Como jornalista e blogueira, como você se posiciona com o crescimento da blogosfera em relação a mídia tradicional?
R: Ah, é um veículo que veio pra ficar. E vai continuar a crescer e já ameaça a mídia tradicional de alguma forma. Aí seria o mundo ideal, blogueiros disseminando a informação por aí. Quanto aos blogs jornalísticos, os mais preparados e com formação, sem dúvida, vão resistir. O caráter democrático é o que encanta, com certeza.

BG: O blog está aberto a parcerias? Se sim, como fazer para se tornar um parceiro?
R: Sim, está sim. Agora é importante selecionar também, o número de acessos do parceiro importa, mas não é o fundamental. Primeiro eu avalio a qualidade dos textos, é o fator determinante, porque quero que o leitor do Babel.com encontre qualidade quando segue uma indicação do blog. Mas é mais uma questão de feeling, de avaliar o que seria melhor para eles e para o blog. Fiz amizades incríveis com base nessa “intuição”.

BG: Use esse espaço para deixar uma mensagem para seus leitores.
R: Queridos, acho que só tenho a agradecer, não é? Essa “volta de montanha-russa” tem sido uma das melhores coisas da minha vida e vocês são a razão disso. Nós vamos continuar interagindo por muito tempo ainda e todos vocês são mais que bem-vindos. Vamos continuar a construir a nossa torre!

Quer aprender como ganhar dinheiro na internet com conteúdo gratuito?

Gustavo Freitas

Problogger, empreendedor digital e criador do Método Start. Você conhece todos os meus projetos no Gustavo Freitas.Net.

Website: http://gfsolucoes.net

    0 Comentários

    1. Olá Gustavo,

      Excelente entrevista com a Leticia, uma das mais simpáticas blogueiras que conheci, conheci ela do dihitt e sempre tivemos uma convivência muito amistosa.

      Abraço

    2. Sandra Castro

      LETICIAAAAAAAAAAAAAAAAA, AMEI, tudo que vi no seu BLOG, parabéns, estou muito orgulhosa de ter você como minha sobrinha, através deste trabalho você pode mostrar o quanto você é inteligente, poderosa e batalhadora, é isto aí, quando se tem um sonho tem que ir atrás mesmo, foi o que você fez, e conseguiu, e sei que o seu trabalho será sempre da melhor qualidade. Parabéns e muito sucesso. Beijos. Fique com Deus.

    3. Wander,
      obrigado pelo comentário, espero vê-lo por aqui mais vezes,

      Silvia,
      obrigado pelo comentário e espero que possa continuar agradando nas próximas entrevistas,

      Fábio,
      obrigado pela visita,

      um abraço,
      Gustavo

    4. Gustavo, ótima escolha pra entrevista. Realmente o blog da Letícia faz muita diferença na blogosfera, pena não existir outros blogs feitos com tanto afinco e perfeição.
      Hoje em dia, ainda há a idéia de visitas, de angariar mais comentários, ao invés de focar no texto e com ele atrair leitores. Mas como a própria entrevistada disse, é um veículo que está crescendo!

      Abraços

    5. Silvia

      Oi Gustavo,

      Meu nome é Silvia, mãe da sua entrevistada… Parabéns, ficou perfeita, como já comentei no babelpontocom. muito bem conduzida por você. Ganhou mais ma leitora assídua no seu blog.. rs Boa Sorte. Fique com Deus.

      beijos

    6. Oi, Gustavo!

      Parabéns pela entrevista. Conheci a Letícia na blogsfera. Acho o trabalho dela mto bem feito e único dentro da blogsfera…foi amizade a primeira vista….isso existe sim, uai!?!

      Gustavo, seu blog tem várias dicas interessantes para quem, como eu, tá começando a entender mais sobre web e blogsfera.

      Ah, quero fazer o convite para vc passar lá no meu blog, o Café com Notícias.

      Abraço,

      =]
      _______________________________________
      http://cafecomnoticias.blogspot.com

    7. E a babona tá com os cheios de lágrima! hehehe Jornalista não tem costume de ser entrevistado, fica bobo quando acontece. Gustavo, ficou sensacional, muito obrigada pela oportunidade e vou participar sim da promoção do Firefox (já vou ver como é).
      Beijão pra vc e amanhã já divulgo lá no Babel, tá bom?
      Inté!
      Letícia.

    Deixe uma resposta