Entrevista com Paulo Faustino do Fique Rico

A entrevista dessa semana do “Fala Blogueiro” será com o Paulo Faustino, do Fique Rico. SEO, Marketing, Google Adsense, dicas de monetização e otimização de blogs você encontra no Fique Rico. O Paulo é mais conhecido na internet, desde 1998, como FxDi@mOnD e realiza trabalhos de freelancer em páginas corporativas, blogs e lojas de e-commerce através de sua empresa Web Industries, mora em Leiria (Portugal) e está solteiro, mas com a mesma namorada há 3 anos.

O Paulo, apesar de morar em Portugal, influencia muito a blogosfera brasileira com sua proposta de passar dicas de como otimizar os sites/blogs e como monetizá-los. (sendo esse o objetivo principal do Fique Rico). Abaixo segue a entrevista que o Paulo, gentilmente, respondeu por e-mail. Se quiser ver alguma outra personalidade da blogosfera entrevistada aqui, sugira nos comentários que entraremos em contato com ele.

BLOG DO GUSTAVO: Como surgiu o Fique-Rico?

Resposta: O Fique-Rico surgiu naturalmente e após várias avaliações sobre aquilo que poderia ou não, fazer na blogosfera. Há muito tempo que queria começar um projecto com cabeça, tronco e membros, onde pudesse dar a conhecer os (poucos) conhecimentos que tenho na área da rentabilização de websites, blogs e também um espaço onde pudessem ser feitas trocas de ideias, partilhas de conhecimentos e muito mais. Na verdade o Fique-Rico é uma comunidade de comentadores muito activos e com grandes conhecimentos.

BG: Quantas horas por dia dedica ao blog, não somente a escrever posts, mas a tudo que é relacionado ao ato de blogar?

Resposta: No global dedico-me muitas horas ao Fique-Rico porque optimizo muito a página ao nível do layout, do SEO e também estou sempre à procura de plugins e novas formas de melhorar o blog e a experiência dos meus leitores. Sou inovador em muitas coisas, penso eu, e isso é também o reflexo o tempo que dedico.
Diria que por dia gasto cerca de 5 a 6 horas com o Fique-Rico, na sua globalidade, claro.
Mas isso também se reflecte num bom PageRank, num bom tráfego, num dos melhores rankings Alexa deste tipo de blogs em Português, etc.

BG: Qual o fluxo de visitantes únicos por mês?

Resposta: Neste momento o Fique-Rico está a gerar entre 25 mil e 30 mil visitantes mensais. A tendência tem sido de crescimento acentuado. Na verdade, o mês passado o blog cresceu cerca de 52,62% o que é um valor bastante simpático e motivador.

BG: Dizem que a alegria do blogueiro é o comentário, você está satisfeito com a quantidade e qualidade dos comentários no blog? Se não, o que acha que poderia melhorar?

Resposta: Estou extremamente satisfeito com a quantidade e com a qualidade. O Fique-Rico já passou a marca dos 2400 comentários em muito pouco tempo, e os comentadores do blog são geralmente pessoas entendidas e pretendem partilhar as suas experiências e conhecimentos. A comunidade que se tem criado à volta do blog tem sido muito interessante e estou extremamente contente com os resultados.

BG: Quais os projetos para o blog até o final do ano? Você acha que conseguirá alcançar todos?

Resposta: Tenho alguns projectos para o blog, nomeadamente ao nível da rentabilização e optimização. Quero chegar rapidamente a posicionamentos para palavras-chave, criar autoridade junto do Google, e atrair mais de 4 digitos diários de visitantes vindos apenas do Google. Estou também a trabalhar numa forma de melhorar a minha experiência com o Yahoo Brasil, que quanto a mim tem grande potencialidade. Se conseguirei obter tudo o que pretendo, ou não, só o tempo o dirá. Eu penso que sim!

BG: Você já consegue viver (financeiramente) da renda que o blog gera?

Resposta: O Fique-Rico embora já renda um valor mensal bastante simpático, não é o suficiente para que eu possa viver dele. Mas diria que já representa cerca de 25 a 30% dos meus rendimentos mensais na internet.

BG: O blog está aberto a parcerias? Se sim, como fazer para se tornar um parceiro?

Resposta: Por norma não faço parcerias. Estudo casos e se forem interessantes poder-se-á ponderar alguma troca de publicidade ou links, embora seja raro eu entrar por ai. As soluções de publicidade do Fique-Rico são bastante mais rentáveis para mim e para os anunciantes, do que propriamente parcerias.

BG: Você passa a impressão, em seus posts, de ser uma pessoa determinada, que sabe muito bem o que quer e como atingir seus objetivos, você é assim na vida real?

Resposta: Considero-me uma pessoa extremamente motivada e obstinada para os meus objectivos. Nunca fui pessoa de me desleixar ou de não lutar pelos meus objectivos. Sou assim desde sempre, e ter começado a trabalhar em full-time a partir dos 17 anos fez-me crescer muito também, e tornou-me mais adulto e responsável.

BG: Você já se arrependeu de algum post que escreveu?

Resposta: Geralmente não me arrependo daquilo que faço, porque quando o faço é por algum motivo.

BG: Use esse espaço para deixar uma mensagem para seus leitores, atuais e futuros.

Resposta: O Fique-Rico é um espaço de culto na partilha de dicas e formas de rentabilizar blogs e websites na internet. Não só é um espaço onde eu próprio partilho os meus conhecimentos, como é também um espaço onde qualquer pessoa pode partilhar os seus também. Convido-o a visitar o blog, a assinar o RSS Feed e a comentar alguns dos artigos já existentes no blog.
Aproveito para deixar uma mensagem de apreço a todos os bloggers Portugueses, de Portugal e do Brasil. Nunca desistam dos seus sonhos, ainda que eles possam demorar algum tempo a se concretizar!

Quer aprender como ganhar dinheiro na internet com conteúdo gratuito?

Gustavo Freitas

Problogger, empreendedor digital e criador do Método Start. Você conhece todos os meus projetos no Gustavo Freitas.Net.

Website: http://gfsolucoes.net

    0 Comentários

    1. Obrigado, Rodrigo,
      espero que possa voltar aqui mais vezes.
      também procuro me espelhar no Paulo,
      um abraço,

    2. Ótima entrevista! O Fique-Rico do Paulo Faustino é um blog em que sempre procuro me espelhar, e é sempre bom saber mais sobre essas pessoas.

      Parabéns!

    3. Olá!
      Muito interessante a entrevista.
      Importante para bloqueiros que estão começando agora.
      E parabens pelo blog!
      Visitarei mais vezes.
      Valeu

    Deixe uma resposta