Entrevista com Wander Veroni do Café com Notícias

Hoje no Fala Blogueiro o entrevistado é o Wander Veroni Maia,  ou Wander Veroni como é conhecido na blogosfera, ele tem 24 anos, é solteiro, e mora em Belo Horizonte (Minas Gerais). É torcedor do Atlético Mineiro, apesar de não acompanhar muito futebol. Em agosto ele completa dois anos como jornalista profissional e também dois anos como blogueiro, sendo editor responsável pelo blog Café com Notícias.

1245167878-clip-17kb

Veja uma descrição pelo próprio Wander

Trabalho atualmente como repórter na Revista Diário de Bordo, que é uma publicação trimestral de variedades, distribuída gratuitamente na capital mineira. Também sou o jornalista responsável pelo jornal institucional mensal do Shopping Oiapoque – localizado no centro comercial de BH, além de fazer trabalhos como jornalista freelancer para outros veículos de comunicação e eventos. Recentemente, fui convidado para ser colunista do Portal Pub Web TV, na cidade de Natal, no Rio Grande do Norte. Assino a coluna Mídia e Sociedade – e aproveito para fazer o convite para você ir lá e conferir (http://www.pubwebtv.com.br).

Gosto de sair com os amigos, de tirar fotos de paisagens e lugares, ir ao cinema, teatro e ouvir uma boa música, sendo os ritmos que mais curto são MPB, Pop Rock e músicas em espanhol, independente do gênero. Sou sistemático, primo muito pela qualidade e pelo respeito. Mas também sou um cara bem humorado, tranqüilo e que gosta de cultivar e cativar bons amigos. Às vezes, sou polêmico, por falar mais do que deveria ou por não concordar com algumas injustiças. Confesso que já fui um pouco tímido, mas o jornalismo me ajudou a ser mais “cara-de-pau” e não ter medo de se expor.

GF Soluções: Você é jornalista, uma profissão que tem sido muito afetada pela mídia online, e agora você também se auto define como blogueiro (no perfil de seu blog). Podemos deduzir que você está seguindo o caminho natural para o repórter que quer sobreviver a esse período de transição, ou o blog é apenas um hobby, um escape da correria profissional?

Resposta: Acredito que a web tem ajudado (e vai ajudar ainda mais) os jornalistas. A grande questão é que o jornalismo, como conhecemos, está em fase de transição. O jornalista já foi o profissional que passa a notícia para a sociedade. Hoje ele é um organizador de conteúdo. A internet mostra que o jornalista pode ser mais empreendedor e não ficar apenas na “aba” de uma redação para produzir conteúdo informativo. O blog para mim é uma mídia. E como mídia, eu o levo a sério, pois quero valorizar o tempo do leitor de ir lá e prestigiar o que escrevo. A internet me deu a possibilidade de mostrar que posso ser um produtor de conteúdo autônomo, além de ser um instrumento de divulgação do meu trabalho como jornalista. Claro, eu tenho prazer em escrever no blog e trocar ideia com outros blogueiros. Mas, encaro o “Café com Notícias” com profissionalismo – de forma comparativa, como se fosse um emprego, não apenas como um momento de lazer.

GF Soluções: Você enxerga um futuro sem mídia impressa, pelo menos como conhecemos hoje? Por que?

Resposta: Todas as mídias estão em transição. Principalmente os blogs, pois depois de mais de dez anos de vida, os blogueiros perceberam que são produtores de conteúdo e empreendedores. O que acontece na mídia impressa – e que é mais visível, é que ela não precisa mais cobrir o factual, também chamado de “hard news”, pois a TV, o Rádio e a Web já fazem isso em tempo real. Acredito que o jornalismo impresso ganhará sobrevida na análise, na opinião, na fotografia e nas grandes reportagens investigativas. Além das empresas de comunicação começarem a perceber que é mais interessante vender o jornal por caderno (editoria), em formato tablóide, pois o preço ficará muito mais acessível à realidade do brasileiro.

GF Soluções: Quando surgiu o Café com Notícias? Qual a proposta desse projeto?

Resposta: O “Café com Notícias” nasceu de uma vontade pessoal, como estudante de jornalismo de desenvolver um projeto online, onde o foco principal fosse produzir conteúdo original e mostrar para o público o quanto a comunicação está presente na vida de todos. Já tinha tido outras experiências com internet e me entusiasmei com o retorno positivo que esse tipo de meio de comunicação tem. Durante quase dois anos escrevia para o Portal Minha Notícia, do iG, de forma voluntária, e tinha várias notícias em destaque na home. Depois disso, ao lado de outro amigo que formou comigo em jornalismo, criamos um site para cobrir os Jogos Pan Americanos do Rio de Janeiro. Coincidiu que depois dos Jogos do Pan, também terminei meu estágio e tinha me formado em Jornalismo. Como fazia estágio em um órgão público, dificilmente eu seria contratado. Como estava com tempo livre e muita vontade de produzir conteúdo, criei o blog Café com Notícias. O blog nasceu praticamente com meu diploma no curso de jornalismo.

GF Soluções: Por que Café com Notícias?

Resposta: A primeira coisa que faço todos os dias de manhã é tomar café e ler as notícias dos principais jornais, sites, assistir alguns telejornais e ouvir o noticiário do rádio. Foi daí que juntei o nome Café e Notícias.

GF Soluções: Pelo tempo de criação e pela qualidade dos textos o Café com Notícias podia ter um domínio próprio e uma hospedagem paga (ou patrocinada), por que isso não acontece?

Resposta: Já tive proposta de ter hospedagem paga e até comprei o domínio (cafécomnoticias.com). Mas, estou feliz com a plataforma Blogger. Além disso, o domínio no blogspost quebra um tabu que foi colocado na blogosfera de que blogs no blogspost não tem qualidade ou são amadores. Estou lá de próposito mesmo – só para provocar….rs. Quero mostrar para os outros blogueiros que não é um domínio ou uma hospedagem que fazem de um blog ser profissional ou não, mas a capacidade e a disposição do blogueiro de querer fazer um projeto sério e que respeite o tempo do leitor. Por enquanto, a novidade que posso lhe adiantar em primeira mão é que vou mudar o layout do Café. O blog é verde – pois o Café ficou conhecido na história do Brasil como “Ouro Verde”, e isso me deu muito trabalho para achar cores que combinem. Não vou abandonar totalmente o verde, mas em breve o novo layout será mais clean: aguardem!

GF Soluções: Quais os projetos atuais e futuros para o blog? Espera alcançá-los ainda em 2009?

Resposta: O projeto principal de 2009 é a mudança de layout – que, se Deus quiser, acontecerá em agosto, quando o blog irá completar dois anos de vida. Além disso, espero que o blog consiga conquistar outros leitores e fidelizar os que já acompanham o projeto. Esse ano tem sido muito positivo de audiência e visibilidade. Só agradeço a Deus e aos leitores por todo esse sucesso!

GF Soluções: O que diria para uma pessoa que está pensando seriamente em ser blogueiro?

Resposta: Que criar um blog é uma atividade séria, pois você irá criar uma mídia que exige dedicação e aproximação com o leitor, quase que diariamente. Além disso, o difícil não é criar um blog, mas sim mantê-lo com um conteúdo diferenciado e que chame a atenção do leitor. Essa é a maior dificuldade de todo blogueiro – pelo menos é a minha nesses quase dois anos.

GF Soluções: O que você pensa sobre monetização de blogs?

Resposta: Uma alternativa real de rentabilizar um projeto. Claro, é muito difícil viver com uma renda só de blogs, mas não é impossível pois há vários probloggers no Brasil e no mundo. Pesquise, converse e verifique qual é o público do seu blog e coloque não só publicidade paga por clique, mas as que dão porcentagem por comissão de produto ou, quem sabe, venda publicidade de forma direta no seu espaço para empresas. Vale a pena arriscar e tentar, pq não?

GF Soluções: Deixe uma mensagem para os leitores do GF Soluções.

Resposta: Antes de mais nada, agradeço o Gustavo pelo espaço e por poder mostrar um pouco da pessoa que existe por detrás do jornalista e blogueiro: muito obrigado! Aproveito para convidar você, leitor do GF Soluções, para ir tomar café comigo, em meio há algumas notícias, lá no blog Café com Notícias. Se você ainda não conhece o Café, trata-se de um blog criado em 20/08/2007, em formato de revista eletrônica. A proposta é repercutir as principais notícias do jornalismo, além de trazer discussões sobre assuntos pertinentes à comunicação, cultura, projetos sociais, bastidores da imprensa e opinião crítica sobre os temas pautados pela mídia. Será um prazer poder trocar ideia contigo por meio dos comentários, ok. Abraço e até lá!

Quer conhecer a técnica que usei para ganhar R$ 1.091,80 em menos de 48 horas?

Gustavo Freitas

Problogger, empreendedor digital e criador do Método Start. Você conhece todos os meus projetos no Gustavo Freitas.Net.

Website: http://gfsolucoes.net

    0 Comentários

    1. Olá, Gustavo! Poxa, que coisa legal vir aqui e encontrar o meu compadre. Me lembro quando vc me mandou um email tao gentil, me convidando para o FB, foi tao importante para ajudar o Babel naquele começo e, sem dúvida, um voto de confiança que eu particularmente precisava muito. Obrigada por isso, amigao.
      Nosso amigo Wander respondeu a questões fundamentais sobre o jornalismo atual. Também acredito que, nessa fase de transiçao, quem nao se adaptar sofrerá sérios prejuízos, correndo o risco, inclusive, de desaparecer.

      A internet é o grande meio já do presente e o veículo principal de um futuro nao muito distante e é preciso que a classe desperte para isso. Veja bem que é uma questao mundial, para o qual toda a imprensa, local ou estrangeira, ainda nao atentou ou dedide ignorar de forma imbecil. Talvez por nao conseguir alcançar esse novo formato, já que sao tao reácios à existência dos meios Web 2.0 e seu reconhecimento legítimo como disseminador de informação.

      Recentemente, publicamos um artigo na Master que põe justamente o dedo na ferida, recomendo a quem queira lê-lo:

      http://www.masternewmedia.org/pt/2009/04/27/modelos_de_negocios_online_e_a_industria.htm

      Aborda exatamente o tema da indústria jornalística e dos negócios online.

      Esperemos, no entanto, que essa triste tendência comece a se reverter e que logo haja uma conscientização em relação ao papel do meio online e o casamento entre ele e o jornalismo, tao esperado, ocorra, para que profissionais de peso como o Wander tenham finalmente toda a abertura e recohecimento que tanto merecem.

      Beijo grande aos dois e parabéns pela entrevista!

    2. Olá, Gustavo!
      Gostei demais de passar por aqui e ler essa entrevista com o meu amigo Wander. Pude verificar também a qualidade do seu trabalho e como a coluna “Fala Blogueiro” é interessante, com conteúdo muito rico e esclarecedor.

      Você está de parabéns!
      Pode ter certeza que a partir de agora passarei sempre por aqui para conferir as novidades. Adorei!

      Abração e até breve!

      Viviane Righi Escreveu um post sobre… Amor à moda antiga e o amor dos tempos modernos: comunicação ainda é tudo!

    Deixe uma resposta