Fala Blogueiro: Entrevista com Rodrigo Ribeiro Neto da Blogosfera Brasil

Estamos de volta com mais uma entrevista no Fala Blogueiro. Para os que ainda não sabem, o Fala Blogueiro  é uma seção onde entrevisto blogueiros para que possamos conhecer a pessoa por trás do blog e saber as dificuldades e obstáculos que ele passou para chegar onde está hoje.

No Fala Blogueiro de hoje a entrevista é com o Rodrigo Ribeiro Neto da Blogosfera Brasil, a rede social para blogueiros. Ele é casado, tem 39 anos e mora em Amparo (SP). É formado em Técnico em Promoção de Eventos e trabalha como Analista de Suporte Técnico, blogueiro e administrador da rede social Blogosfera Brasil. Ele adora aprender e ensinar, pois acha que é isso que dá sentido às nossas vidas.

Procuro levar a vida com muito bom humor, tento sempre aprender com meus erros e compartilhar meus acertos. (Rodrigo Ribeiro Neto).

Fala blogueiro com Rodrigo Ribeiro Neto

Entrevista com Rodrigo Ribeiro Neto Blogosfera Brasil

1. Como e quando você começou a blogar? Conte-nos a sua história desde o início

Comecei em 2008 com o blog Informação Virtual. Na época eu não fazia a menor ideia do que era blogar, aliás, confesso que eu tinha até um pouco de preconceito com blogs, pois achava que era coisa de meninas adolescentes que postavam sobre suas vidas num diário virtual.

Mas depois, ao conhecer alguns blogs sobre tecnologia, jornalismo, humor, etc., percebi que esta era uma ferramenta fantástica para compartilhar conhecimento e expor nossas ideias.

Posso dizer que o Informação Virtual sempre foi o meu laboratório de experiências. Foi com ele que eu aprendi muitas coisas sobre a plataforma WordPress.org e sobre como administrar um blog. Foi através dele também que eu conheci muita gente legal que, apesar de nunca ter encontrado pessoalmente, considero hoje grandes amigos.

2. Comecei a acompanhar seu trabalho, ainda em 2008, através do Informação Virtual. Como surgiu a ideia de criar esse blog?

Foi justamente pelo desejo de expor minhas ideias para o maior número de pessoas possível que eu criei o Informação Virtual. Percebi que o blog era a ferramenta de comunicação ideal para isso, por ser democrática, barata e extremamente versátil.

3- Hoje seu projeto mais conhecido é a Rede Social Blogosfera Brasil. Como surgiu a ideia de criar uma rede social para blogueiros?

Tive a ideia depois que recebi um e-mail dizendo que o BlogBlogs seria descontinuado no final de 2010, se eu não me engano.

Na minha opinião, o BlogBlogs, criado pelo Manoel Lemos, que hoje é Diretor Geral Digital na Editora Abril, foi o maior e melhor projeto já realizado no Brasil voltado para os blogueiros. É uma pena ele ter acabado.

Bom, nunca tive a pretensão de fazer da Blogosfera Brasil uma substituta para o BlogBlogs, mesmo porque eram plataformas e ideias diferentes, mas queria sim criar um espaço para que os blogueiros pudessem interagir, compartilhar experiências, divulgar seus projetos e fazer novos contatos.

Então, no início de 2011, criei a Rede Blogosfera Brasil utilizando o WordPress.org em conjunto com o plugin de rede social BuddyPress. Não deu muito certo, a rede apresentava muitos problemas técnicos, lentidão, vírus, sobrecarga no servidor de hospedagem, enfim, eu perdia mais tempo administrando os problemas da rede do que a própria rede em si.

Decidi então, no final de 2011, recomeçar a Blogosfera Brasil do zero na plataforma Ning, um serviço de internet que oferece todas as ferramentas necessárias para criar e administrar redes sociais. Apesar de ser pago, o serviço é fantástico, pois com ele eu não preciso me preocupar com a parte técnica, já que eles cuidam disso, fico apenas com a parte administrativa da rede.

4- Quais as maiores dificuldades que você encontra para manter o projeto Blogosfera Brasil no ar?

O investimento necessário para manter este projeto no ar e divulgá-lo adequadamente tem sido uma das maiores dificuldades que eu tenho encontrado. Gostaria de anunciar em blogs, no Google, no Facebook, mas infelizmente não tenho como fazer isso neste momento, pois o retorno financeiro que a Blogosfera Brasil gera ainda não é suficiente.

Iniciei recentemente uma parceria com o Olímpio Araújo, do Gestor de Marketing, onde a Blogosfera Brasil passou a oferecer cursos de e-Commerce, Mídias Sociais, SEO e Marketing Digital, diretamente através da página “Cursos Online”. Espero que esta parceria gere, a médio prazo, o retorno necessário para que eu possa investir mais no projeto.

Outra ação já estou tomando é a revisão dos anunciantes, desabilitando aqueles que não geram receita ou que geram pouca receita para o projeto.

Ainda acredito no potencial da Blogosfera Brasil, não espero ficar rico com ela, mas gostaria muito que ela pudesse se manter sozinha e, claro, crescer.

5- Você acredita que a blogosfera brasileira já está preparada para alcançar um novo patamar, ou ainda estamos muito distantes de outros mercados, como Estados Unidos e Europa?

O nível dos blogs brasileiros nos últimos anos melhorou muito. Encontramos hoje em dia muitos blogs de nicho de excelente qualidade.

Infelizmente os blogs ainda não são levados tão a sério no Brasil, como acontece nos Estados Unidos ou na Europa, mas aos poucos a sociedade e as empresas estão percebendo o potencial desta ferramenta.

Cabe a cada blogueiro se preocupar com a qualidade dos seus blogs e sempre estar em busca do conhecimento necessário para evoluir nesta atividade.

6- Qual é a reação de seus amigos e familiares com o seu “trabalho online”?

Todos ficaram muito felizes quando eu consegui um emprego “de verdade”, daqueles com registro em carteira! (rs.)

Na verdade, o que eu quero dizer com isso é que ainda existe muito preconceito, principalmente quando o retorno demora a vir.

Então, minha dica é, se você quer trabalhar com blogs, ou qualquer outro projeto online, faça ele dar retorno financeiro o mais rápido possível! Enquanto isso, mantenha o seu emprego “de verdade”, aquele com registro em carteira… 😉

7- A Blogosfera Brasil também possui um blog colaborativo. Qual o objetivo desse blog e como os blogueiros podem se tornar autores e participar do blog?

O objetivo do blog era ser um apoio para a Rede Blogosfera Brasil, onde alguns colaboradores e eu postaríamos conteúdos relacionados a blogs, redes sociais, marketing digital, etc. No entanto, estou pensando em descontinuar o blog e focar minha atenção apenas na rede social, que inclusive disponibiliza uma ferramenta de blog para todos os membros registrados.

O blog da Blogosfera Brasil me toma um tempo que eu não tenho, e com isso acabo deixando ele desatualizado e, pior, não dou a atenção necessária para a Rede Blogosfera Brasil.

Além disso, pretendo voltar a dar uma atenção maior para o blog Informação Virtual, que me permite escrever sobre tudo, sem me preocupar com um nicho específico, já que ele é um blog de variedades. Gosto muito do Informação Virtual, mas admito que o abandonei, e isso tem me chateado bastante ultimamente.

8- Você acredita que redes sociais como Facebook, Twitter, Google+ e outras que não são focadas na blogosfera podem atrapalhar o surgimento de novos blogueiros?

Se a pessoa tem realmente interesse em ter um blog, as redes sociais estão aí para ajudar. Aliás, tenho visto muitos novos blogueiros começando por influência de outros blogueiros nas redes sociais.

O que algumas vezes acontece, é que o blogueiro acaba abandonando o blog e foca sua atenção apenas nas redes sociais.

9- Que orientações você daria para quem quer ser um blogueiro de destaque no Brasil?

Sua imagem é mais valiosa que o seu blog, que o número de visitantes que o seu blog recebe, que os dólares que você recebe do AdSense, portanto, preserve-a, seja ético na blogosfera, respeite o seu leitor e, acima de tudo, aprenda, sempre.

10- você consegue ter ganhos financeiros com seus projetos online?

Muito pouco. Posso dizer que comecei errado, por falta de conhecimento e dedicação necessários, acabei pulando algumas etapas importantes para que os meus projetos gerassem mais rendimentos. Estou revendo tudo isso agora, afinal de contas, nunca é tarde para aprender!

11- Você tem planos de se dedicar exclusivamente apenas a seus projetos online?

Talvez futuramente. No momento não posso focar apenas nisso, pois tenho alguns projetos pessoais que demandam um investimento considerável, como terminar de construir a minha casa, por exemplo. Infelizmente os meus projetos virtuais ainda não estão prontos para bancar a minha vida real.

12- Cite alguns blogueiros (independente do nicho) que te influenciaram quando pensou em criar seu primeiro blog

Na época foram o Edney Souza (InterNey.net), o Carlos Cardoso (Blog do Cardoso), a Lúcia Freitas (LadyBug Brasil), a Bia Kunze (Garota Sem Fio), o Marcelo Tas (Blog do Tas), a Nospheratt (blosque.com), a Bruna Calheiros (Sedentário & Hiperativo) e o Antônio Pedro Tabet (Kibe Loco).

13- Cite alguns blogueiros (independente do nicho) que te influenciam hoje

Hoje, os que mais me influenciam são o Gustavo Freitas (GF Soluções), o Marcos Lemos (Ferramentas Blog), a Juliana Sardinha (Dicas Blogger), o Paulo Faustino (Escolas+), o Thiago Mobilon (TecnoBlog), o Renê Fraga (Google Discovery), além dos que eu já citei na resposta da pergunta anterior. São blogueiros que eu tenho o maior respeito e admiração.

14- Deixe uma mensagem para os leitores do GF Soluções

Para quem ainda não me conhecia, espero que tenha gostado de saber um pouco sobre mim, sobre os meus projetos e sobre o que eu penso sobre o mundo dos blogs.

Agradeço o Gustavo Freitas pela oportunidade e o parabenizo pelo excelente trabalho que tem feito na blogosfera brasileira em todos estes anos.

Quero agradecer também a minha esposa, Elisabete Ribeiro, que sempre está ao meu lado me dando forças, em todos os momentos. Sou apaixonado por ela!

Aproveito para convidar os leitores do GF Soluções para participarem da Blogosfera Brasil – A Rede Social dos Blogueiros, curtirem nossa página no Facebook e seguirem nosso perfil no Twitter.

Um grande abraço a todos!

OPINIÃO GUSTAVO FREITAS

Conheci o Rodrigo Ribeiro Neto logo no começo de minha entrada na blogosfera, em 2008, no Informação Virtual e juntos iniciamos a campanha Diga não ao bloqueio de blogs, em 2009, onde pude ter a certeza do que eu já imaginava, que ele é uma pessoa séria, comprometida com seus projetos e com uma vontade enorme de ajudar os que estão começando a se firmar. Desde que fiquei sabendo do seu projeto com a rede social Blogosfera Brasil torci para que tivesse sucesso e ainda torço, pois é uma daquelas pessoas na blogosfera que não visam somente “dinheiro”, mas também deixar algo de valor para os outros.

E você, já conhecia o Rodrigo Ribeiro neto? Gostou da entrevista? Deixe seu comentário.

Quer aprender como ganhar dinheiro na internet com conteúdo gratuito?

Gustavo Freitas

Problogger, empreendedor digital e criador do Método Start. Você conhece todos os meus projetos no Gustavo Freitas.Net.

Website: http://gfsolucoes.net

    0 Comentários

    1. Muito boa entrevista e eu particularmente gostaria que todos os blogueiros tivessem acesso a este vídeo.
      Pois com ele aprendi muitas coisas, e tenho certeza que outras pessoas poderão aprender.
      Além do vídeo, o texto está perfeito! Seu blog também.
      Parabéns e continue assim.

    2. Olá Gustavo.
      Adorei a entrevista, acompanho sempre o Falo Blogueiro e confesso que aprendo muito com todos que são entrevistados pelo GF Soluções.
      Parabéns pelo artigo!

    3. Parabéns Gustavo pela escolha e entrevista com esse profissional sério e competente que é o Rodrigo.

      Foi muito proveitoso conhecer os detalhes do caminho percorrido por ele, desde que o conheci no Informação Virtual até hoje no Blogosfera Brasil. Mostra claramente que o caminho é árduo e que persistência e dedicação devem ser a tônica de quem quer seguir a trilha dos blogs e de blogueiros realmente profissionais.

      Um forte abraço aos dois,
      Claudio

      • Claudio,
        obrigado pelo comentário. O objetivo é sempre esse no Fala Blogueiro, apresentar os detalhes, as dificuldades e as vitórias do blogueiro.
        Abraço.

      • Obrigado Claudio!

        Realmente não é um caminho fácil, mas se você curtir de verdade o que faz a jornada se torna mais prazerosa. Como eu disse na entrevista, não ganho muito com os meus projetos mas, como recompensa, conquistei algumas amizades e a certeza de estar podendo colaborar, de alguma forma, com as pessoas.

    4. Achei excelente a entrevista, bacana saber que tem gente que batalha assim na blogosfera, um exemplo!

      • Valeu “mestre dos sites”!

        A blogosfera brasileira está repleta de pessoas batalhadoras que conquistaram o sucesso, o Gustavo Freitas é uma delas. Para os novos blogueiros a minha dica é: Siga o exemplo dessas pessoas, aprenda com os erros e acertos delas, trabalhe bastante e, acima de tudo, divirta-se!

    5. Coincidentemente me registrei no Blogosfera Brasil ontem quando foi ao ar essa entrevista.

      Muito bom conhecer a pessoa por trás desse projeto. Espero que a rede social faça sucesso pois vai agregar muito valor a blogosfera.

      Abraços!

      • Rafael,
        eu também torço muito pelo sucesso do projeto, principalmente pela pessoa que está por trás dele.
        Abraço.

      • Obrigado Rafael!

        Espero que você possa aproveitar bastante os recursos que a rede oferece. Qualquer dúvida, sugestão ou crítica é só chamar.

    6. Obrigado Gustavo pelo ótimo trabalho trazendo à tona uma entrevista com uma personalidade tão importante na blogosfera nacional.
      Parabéns também ao Rodrigo Ribeiro pelo excelente trabalho na Blogosfera Brasil.. Sucesso para ambos!!

      • Anderson,
        obrigado pelo comentário, o objetivo do Fala Blogueiro é apresentar não somente o trabalho, mas principalmente a pessoa que está por trás dele.
        Abraço.

    7. Rodrigo Ribeiro Neto e Gustavo Freitas são as duas personalidades mais dignas da blogosfera.

      Gustavo que investiu muito, trabalhou muito para chegar onde está. Só espero que fama não suba a cabeça como costuma acontecer com os blogueiros em geral.

      O Rodrigo muito gente boa, se eu pudesse, investiria nas ideias dele, pois são realmente uma necesidade, depois do vazio que o Blogblogs deixou. A Blogosfera Brasil é bem mais inteligente e não está sendo bem utilizada pelo pessoal que tem blogs.

      • Luciana,
        agradeço pelo comentário, trabalho muito para que não aconteça comigo o que falou, seria ir totalmente contra tudo que penso e batalho diariamente.
        Abraço.

      • Obrigado Luciana!

        Pois é, infelizmente a galera ainda não utiliza todo o potencial que a Blogosfera Brasil pode oferecer. Na maior parte das vezes, os membros utilizam a rede para divulgar links, quando poderiam tirar um proveito maior se interagissem entre si, criando assim uma comunidade valiosa para troca de conhecimentos.

        Mas assumo, em parte a culpa é minha! Por isso estou pensando em criar alguns tutoriais para ajudar os membros a aproveitarem melhor os recursos que a Blogosfera Brasil pode oferecer.

    8. Gustavo

      Parabéns pela entrevista com o Rodrigo. Admiro muito o trabalho que ele faz na Blogosfera Brasil. Foi uma ousadia imensa criar uma rede social para blogueiros e espero que ela creça cada dia mais.

      Rodrigo

      Como já te disse antes, pessoas como você que idealizam algo diferente dos outros são raras. Fico na torcida para que você consiga com a rede Blogosfera Brasil o crescimento necessário para investir mais no projeto, como tem planejado.

      Sucesso e abraços!

      • Rodrigo Zandonadi,
        obrigado pelo comentário, o trabalho do Rodrigo é digno de admiração mesmo.
        Abraço.

      • Valeu Rodrigo!

        Fico muito feliz que você goste deste projeto.

        É muito gratificante receber este feedback positivo da galera, mas devo dizer que também estou aberto a críticas, desde que sejam construtivas, é claro!!! rs.

    9. Olá Gustavo !

      Fico imensamente feliz de ler uma entrevista que confesso já esperava que fosse acontecer devido ao grande engajamento que o Rodrigo tem com a blogosfera.
      Conheci o trabalho do Rodrigo através do Facebook na página do Blogosfera Brasil e a partir dai tenho sempre acompanhado ele.
      Parabéns Gustavo por mais essa excelente entrevista.

      Abraço e sucesso sempre…

      • Maurício,
        realmente a entrevista com o Rodrigo já era pra ter acontecido, mas alguns contratempos geraram um atraso, mas agora ai está.
        Obrigado pelo comentário.
        Abraço.

      • Obrigado Mauricio!

        Adorei ter participado desta entrevista, ainda mais realizada por uma pessoa que eu admiro muito, que é o Gustavo.

        Espero que este trabalho que eu desenvolvo possa, de alguma forma, ajudar outros blogueiros.

    Deixe uma resposta