Dicas para configurar o Facebook e aumentar a produtividade

Dicas para configurar o Facebook e aumentar a produtividade.

Se você trabalha por conta própria como eu e precisa utilizar o Facebook para manter contatos, solucionar problemas e se manter atualizado, esse artigo vai lhe ajudar a tomar algumas ações simples pra utilizar o Facebook e aumentar sua produtividade.

Não é novidade que o Facebook é a maior rede social do mundo. Atualmente possui mais de 1 bilhão de pessoas conectadas através de computadores, smartphones e tablets pelo mundo.

Se você, como eu, trabalha diretamente com a internet, sabe que é necessário tomar alguns cuidados pra manter ou aumentar a produtividade. Na internet existem muitas distrações que podem acabar por completo com sua produtividade. Se isso acontecer comigo será desastroso, pois trabalho por conta própria com meus blogs e preciso produzir constantemente.

É fácil, é só fechar o Facebook

Se você não precisa do Facebook pra realizar seu trabalho, é muito fácil manter ou aumentar a produtividade. Feche o Facebook e só abra ele novamente em momentos em que não esteja trabalhando. Deixe a rede social para os momentos de lazer e diversão.

No meu caso isso não é possível, pois muitos negócios que fecho são pelo Facebook, então preciso ficar com a rede social aberta, mas de uma maneira que minha produtividade não caia. Como fazer isso? Depois de vários anos trabalhando com internet consegui criar alguns mecanismos mentais que me ajudam nessa tarefa, mas mesmo assim existem algumas pequenas ações que você pode fazer para se manter longe da baixa produtividade quando estiver no Facebook.

O Facebook como um escritório de trabalho

aumentar produtividade facebook

Eu enxergo o Facebook, durante meu expediente de trabalho, como um escritório de trabalho. Não o enxergo como uma pracinha ou uma área de entretenimento. Sei que essa visão é difícil para a maioria das pessoas, mas lembre-se que o artigo é voltado para pessoas que precisam trabalhar dentro do Facebook, realizar negócios e criar networking. Ou seja, fazer marketing no Facebook.

No meu escritório de trabalho real, ou seja, no meu home office, enquanto estou aqui, foco em produzir conteúdo de qualidade para meus blogs e outras ações necessárias para que meu negócio possa evoluir, como dar suporte a meus clientes do curso prático de “como criar um blog de nicho e ganhar dinheiro na internet” e de minhas consultorias.

Aqui não perco tempo. Estou num ambiente de trabalho, no horário de trabalho e fico focado nesses objetivos pra aumentar a produtividade. O que indico a você, quando estiver no Facebook a trabalho.

1- Saiba o que vai fazer no Facebook

Saiba muito bem o que você vai fazer no Facebook. Isso aumenta sua produtividade. Em tudo na vida, se você tiver objetivos claros a serem alcançados, fica mais fácil chegar a eles. Isso você consegue com planejamento. Tem que ir pro Facebook a trabalho? Saiba muito bem o que precisa fazer e onde precisa ir na rede social.

2- Desativar o bate-papo

O meu principal inimigo no Facebook é o bate-papo. Abro o Facebook e já tem alguém querendo “bater papo”. Eu estou lá a trabalho e se “bater papo” não está dentro dos meus objetivos, eu preciso evitar que isso aconteça. Como fazer isso? Desativando o bate-papo. Você continua podendo conversar com alguma pessoa que lhe interesse, mas para todos você não estará logado no Facebook. Funciona como o offline do MSN e Skype.

Como fazer isso? Na imagem abaixo você vê o bate-papo ativo. Clique no símbolo mostrado e depois em desativar bate-papo.

image

Precisa ficar online para alguns contatos? Como por exemplo clientes ou possíveis clientes? Clique novamente no símbolo mostrado na imagem e escolha “Configurações avançadas”. Selecione “Ativar bate-papo apenas para alguns de seus amigos”. Agora coloque ai os nomes de seus amigos e depois clique em Salvar.

Essa pequena configuração já vai aumentar sua produtividade. Não se preocupe, você não perderá nenhuma mensagem enviada pelos que não te veem. Elas ficarão armazenadas e poderá responder quando quiser ou puder.

3- Participar de grupos

O que mais faço ao entrar no Facebook é ir direto para os grupos. Participo de vários grupos com foco no que estou precisando no momento. Se preciso resolver um problema em algum blog vou ao grupo Blogueiros e abro um tópico, se preciso vender ou comprar um blog vou ao grupo Classificados domínios e sites, e se preciso de um freelancer vou ao Freelancer Web. Simples assim, sem distrações, direto ao ponto e com o objetivo em mente.

4- Evitar páginas, jogos, aplicativos e a timeline

Outra dica pra aumentar a produtividade no Facebook é evitar páginas, jogos, aplicativos e a sua timeline, onde estão passando várias fotos e notícias que no momento não vão ajudar sua produtividade.

Essas são as maiores distrações do Facebook e não falta “amigos” pra te oferecer um aplicativo ou jogo não é mesmo? Fuja deles ou sua produtividade será drasticamente afetada.

Então o Facebook não serve para entretenimento?

O Facebook é uma rede social e o entretenimento é seu maior combustível. Ela não foi criada pra ser um local de trabalho e sim um local de interação social e diversão. Por isso mesmo poucos conseguem realmente ganhar dinheiro no Facebook ou, como no meu caso, utilizando o Facebook.

Então se você não quer ganhar dinheiro utilizando o Facebook e não precisa dele no local de trabalho não há motivos para utiliza-lo nesse horário. Fora do horário de trabalho ou no seu horário de descanso mental é mais que recomendável que entre, clique em compartilhar imagens e converse no bate-papo.

Conclusão

O Facebook tem um potencial enorme pra aumentar sua produtividade, mas na maioria das pessoas ele acaba tendo o efeito contrário, baixando a produtividade. Espero que com essas dicas simples possa lhe ajudar a aumentar sua produtividade com o Facebook.

E você, como lida com a produtividade e o Facebook? Deixe sua dica ou um comentário.

Crédito da imagem: Facetudo

Quer conhecer a técnica que usei para ganhar R$ 1.091,80 em menos de 48 horas?

Gustavo Freitas

Problogger, empreendedor digital e criador do Método Start. Você conhece todos os meus projetos no Gustavo Freitas.Net.

Website: http://gfsolucoes.net

    20 Comentários

    1. Olá, Gustavo. Eu estava usando o Facebook apenas em meu perfil pessoal, sempre postando e compartilhando fotos. Nada mais. Gosto da instantaneidade de informação que as imagens passam. Depois passei a utilizar o PostCron para postar 10 imagens grátis por semana, sem entrar no Facebook. Passei a economizar bastante tempo e evitar a “rolagem viciante” com isso.

      Recentemente descobri que o Hootsuite permite agendamento automático e ilimitado de posts (grátis) e é o que estou utilizando agora e estou muito satisfeito e ganhando tempo.

      Das dicas que você citou, a única que não sigo é a utilização de grupos (minha deixa para eu prestar mais atenção nesse ponto).

      Como mostra o último artigo do Escola Freelancer sobre Facebook e Fanpage (http://bit.ly/10eYzOH), o uso efetivo do Facebook é muito mais rico do que limita a discussão aqui e todas essas coisas exigem uma boa administração do tempo.

      • Valter,
        obrigado por complementar o artigo com suas observações e dicas de ferramentas. Estou próximo de escrever um artigo sobre o HootSuite, só não sei se será aqui no GF Soluções ou no Quero Criar um Blog.
        Abraço.

    2. Redes sociais realmente tomam muito tempo. Adorei as dicas, vou aplicar boa parte delas para aumentar a produtividade.

    3. Confesso que é muito difícil me manter afastada do Facebook enquanto estou trabalhando no meu blog. É uma distração muito fácil. Haja disciplina! Rs.

      • Carolina,
        não é fácil mesmo, mas se você não precisa ter o Facebook aberto durante o trabalho com o blog fica mais fácil, basta fecha-lo.
        Abraço.

    4. Olá Gustavo,

      sem dúvida é uma excelente dica, quando estou a criar artigos fecho todas as minhas páginas daweb, principalmente o facebook, isso ajuda a se concentrar melhor.

      Abraço!

      • Claudio Luiz,
        obrigado pelo comentário. Como citei no artigo, em alguns momentos, mesmo escrevendo um artigo, preciso manter o Facebook ativo, como no caso desse artigo.
        Abraço.

    5. O uso objetivo das redes sociais é fundamental. Quando eu abandonei o hábito de ficar “rolando a timeline” minha produtividade deu uma bombada!

      Abraço, Gustavo

    6. Olá Gustavo excelente artigo.

      Muitas vezes estou escrevendo um artigo, e aquele barulhinho do chat do facebook atrapalha.

      Abraços.

      • Samuel,
        obrigado pelo comentário e por compartilhar sua opinião sobre o chat do Facebook.
        abraço.

    7. Vanessa D"Auria

      Olá Gustavo, agradeço a matéria muito boa mesmo!
      Utilizo facebook, além do e outros, enfim, mas como todos acabam convergindo para o face, e os amigos te chamam para lá, é para lá que você acaba indo, rs.
      Enquanto faço qualquer coisa no face, tenho um sentimento de inutilidade, que estou fazendo algo medíocre, sem significado e sem desejar nada com isso, ou seja, nada de bom eu pareço acrescentar, eu não queria simplesmente expor tão somente minha vida, isso é idiota, mas faço e acabei por seguir as massas, e não ficar de fora para não desagradar alguns amigos, mas vejo que sinto um vazio, me desagrado e já desejei me desligar do aplicativo.
      Concordo com os pontos que colocou, e reverei com mais calma. Pra mim o que faço não está bom, é vazio. Dá pra ser melhor, e a gente pode interagir com mais inteligência e consciência, o que consequentemente nos fará cidadãos antenadas e mais felizes.
      Agradeço muitíssimo, pois este assunto precisa vir à tona, cada vez mais e com mais abordagens. Valeu, Gustavo! Parabéns! Abs!

      • Vanessa,
        também não fico feliz em estar no Facebook apenas deixando o tempo passar. O que sugiro é que procure fazer o que gosta. Se não está gostando disso, procure alternativas ou saia da frente do computador e procure uma atividade que a faça feliz.
        Abraço.

    8. Olá Gustavo!

      De fato o Facebook pode acabar com qualquer produtividade de um blogueiro, por isso a minha grande dica é fecha-lo e se desconectar de tudo quando está querendo produzir algo!

      Até!

      • Gustavo Guerra,
        excelente dica também, mas como disse chega momentos em que o meu negócio, a minha atividade, está no Facebook. Essas dicas são para quem, como eu, precisa ficar no Facebook a trabalho e não perder a produtividade.
        Abraço.

    9. Interessante, não vemos a hora passar até precisar desligar o computador. Bom tópico.

      • Waldemar,
        obrigado pelo comentário. Eu não posso desligar o computador, já que trabalho com ele…rs… Então preciso saber muito bem o que vou fazer.
        Abraço.

    10. Oi, Gustavo!

      Se não estivermos sempre atentos é enorme a chance de desperdiçar o nosso tempo com bobagens.
      Gostei dos grupos que você citou, já pedi acesso.

      Obrigada pelas dicas.

      • Pâmela,
        costumamos dizer que temos pouco tempo, ou que o tempo é curto. Apenas com essas dicas simples já conseguimos fazer render o nosso tempo.
        Obrigado pelo comentário.
        abraço.

    Deixe uma resposta