Fala Blogueiro: Entrevista com Alan Souza do Mundo do Futebol

Hoje no Fala Blogueiro o entrevistado é o Alan Souza do blog Mundo do Futebol.

Geralmente entrevista metablogs aqui no Fala Blogueiro, mas dessa vez resolvi abrir espaço para um blogueiro que já “trabalha” comigo há algum tempo e tem se destacado muito no nicho de futebol.

O Alan Souza é um adolescente de 16 anos que mora em São Paulo (capital), está cursando o 2º ano do ensino médio e tem como maior sonho se tornar um jornalista. Sugiro que sigam ele não somente no Mundo do Futebol, mas também no Twitter e no Facebook.

Confira a entrevista com o Alan Souza

mundo do futebol

1- Conte-nos sua história na blogosfera. Como você começou a escrever em blogs?

Comecei em 2009, com a criação do “Blog do Alan”, não foi um sucesso mas foi um começo bem interessante. Na época, tinha acabado de ganhar meu computador, e ficava sem coisas para fazer na internet. Acompanhava alguns Blogs de notícias de TV, futebol, etc. em que o seus donos davam suas opiniões sobre os assuntos, procurei saber como criar um, e hoje estou aí no Mundo do Futebol, onde faço parte desde o começo, em 2010.

2- Por que você escolheu o nicho de futebol para escrever?

Sou fanático por futebol. Nas conversas de escola, sou a pessoa que mais fala e que, talvez, mais saiba do assunto. Além disso, gosto bastante de estatísticas e história do futebol (o que deve parecer algo muito estranho para um menino de 16 anos, rsrs). Por conta disso, acho que o assunto futebol é o que mais pode dar certo para mim.

3- Você é o autor do Mundo do Futebol que mais produz conteúdo. Como é sua rotina de criação de artigos sobre futebol?

Nos dias de semana, posto à tarde, já que eu estudo de manhã. Nos fins de semana, que ás vezes é muito corrido para mim, prucuro escrever em alguns horários que eu esteja livre.

4- Você pensa em se tornar um blogueiro profissional? Por quê?

Já havia pensado no assunto. Se tornar um blogueiro prossional é algo bastante complicado, mas, claro, seria bem interessante ganhar dinheiro escrevendo e fazendo aquilo que você gosta.

5- Você possui outros blogs na internet? Se sim, quais?

Há pouco tempo, criei um Blog no Blogger, pensei em fazer um Blog pessoal. Mas por causa que tenho de me dedicar mais ao Mundo do Futebol, e por isso não tenho tempo, uso o espaço criado para servir como “Blog Rascunho”.

6- O Mundo do Futebol teve mais de 1 milhão de acessos em 2011. Já que você escreveu mais de 900 artigos nesse blog, isso lhe trouxe alguma visibilidade na internet?

Acredito que sim. Nas redes socias, vejo que há pessoas que compartilham notícias do site, querendo ser meu amigo no Facebook, por exemplo. O que é algo muito legal, já que acredito que as pessoas estejam gostando do site.

7- O nicho de futebol é muito concorrido e são muitos artigos parecidos. O que você procura fazer de diferente em seus artigos para se destacar nesse meio?

Quando falo de partidas de futebol, busco postar o mais rápido possível. Além disso, procuro ser mais claro possível nos artigos, escrevendo apenas o necessário e o que achar interessante para o leitor. Também procuro postar notícias diferenciadas, que são muito buscadas, mas que poucos falam, como informações sobre lançamentos de álbuns de figurinhas, que sempre tiveram um grande número de acessos.

8- Qual a maior dificuldade que você encontra para blogar diariamente? Por quê?

Falta de tempo. Tenho de ir para à escola, fazer trabalhos de casa, entre outras coisas, e muitas vezes, fico sem postar por conta disso.

9- Quais blogs você acompanha no seu nicho? Se tiver algum fora de seu nicho, por favor, nos conte também.

Acompanho poucos Blogs que falam de futebol. Na internet, apenas acompanho sites de notícias. Blogs que acompanho e que acho interessantes é o GF soluções e Blogs que falam sobre a mídia esportiva, o Esporte e Mídia, por exemplo.

10- Como você divulga seus artigos?

Nas redes sociais. Sempre que termino um artigo, divulgo ele no DiHitt, Twitter, Tumblr, Facebook, Google +, marco +1 é isso que ajuda bastante a aumentar o número de visitantes. Também divulgo para as pessoas que conheço, sendo que alguns amigos de escola visitaram o site e gostaram bastante do conteúdo.

11- Você tem algum conhecimento em SEO?

Pouco.

12- Deixe uma mensagem para os leitores do GF Soluções.

Então amigos, visitem o “Mundo do Futebol”, deixem comentários, opiniões, sugestões, etc. Quem quiser me acompanhar nas redes sociais, estou no Twitter, Facebook, Tumblr, DiHitt, entre outras. Abraços à todos, e muito obrigado Gustavo, pelas oportunidades que você me deu e é uma honra ser convidado para trabalhar num projeto seu e também ser entrevistado para o GF soluções. Obrigado à todos e até mais!

Opinião Gustavo Freitas

O Alan Souza está comigo desde o início do Projeto Mundo do Futebol. Além de ser o autor que mais artigos escreveu para o blog, ele ainda é um jovem que mostra muita disposição em aprender e se aperfeiçoar a cada dia, além de ser muito prestativo. Nada mais justo que ele se fazer presente entre tantos outros blogueiros de qualidade que já apareceram por aqui no Fala Blogueiro.

Espero que tenham gostado da escolha do Alan Souza para essa entrevista do Fala Blogueiro. Gostaria de sugerir algum blogueiro para ser entrevistado? Então utilize nosso formulário de contato e nos deixe saber sua opinião.

17 Maneiras de Ganhar Dinheiro na Internet

Gustavo Freitas

Problogger, empreendedor digital e criador do Método Start. Você conhece todos os meus projetos no Gustavo Freitas.Net.

Website: http://gfsolucoes.net

0 Comentários

  1. Jeferson

    Parabéns pela entrevista Alan, conheci vc no inicio em que entrei para o MF e tenho muita admiração por seu trabalho.

    Parabéns, também pela iniciativa, Gustavo é muito bom ter alguém que aposta nas pessoas dentro da blogosfera.
    Jeferson postado recentemente…Como criar um blog de testes no BloggerMy Profile

    • Rafael,
      obrigado pelo comentário, realmente os textos do Alan são sempre de muita qualidade, por isso mesmo ele está aqui, no Fala Blogueiro.
      abraço.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

CommentLuv badge