Fala Blogueiro: Entrevista com Hugo Costa do Sites e Blogs

Estamos de volta com mais uma entrevista no Fala Blogueiro, que agora está sendo publicado quinzenalmente, sempre na segunda.

Para os que ainda não sabem, o Fala Blogueiro é uma seção onde entrevista blogueiros para que possamos conhecer a pessoa por trás do blog e saber as dificuldades e obstáculos que ele teve que passar para chegar onde está hoje.

No Fala Blogueiro de hoje a entrevista é com o Hugo Costa do Sites e Blogs. Ele é português, tem 33 anos, é casado e mora em Viseu (Portugal). Ele começou a faculdade de Engenharia Civil mas teve que interrompê-la (pensa em retornar em breve) e trabalha atualmente como Técnico em Manutenção de Informática. Se você quiser seguí-lo, pode fazê-lo através do Twitter, do Facebook ou do Sites e Blogs.

Fala Blogueiro com Hugo Costa

Hugo Costa sites e blogs

1. Como você começou a blogar? Conte-nos um pouco da sua história.

Antes de tudo quero deixar um abraço a todos os seus leitores aqui do GFSoluções. Quero também agradecer-lhe, a si Gustavo, por este convite que me deixou muito feliz e honrado.

O meu primeiro blog (ou o meu primeiro projecto a que eu possa dar o título de blog) é o Poupar € Ganhar , e foi com ele que fui aprendendo, ao longo de quase ano e meio, muitas das dicas que passo hoje no Sites e Blogs.

2. Por que criou um metablog como o Sites e Blogs?

Originalmente, o Sites e Blogs não foi pensado como um metablog, ou pelo menos não no sentido tão “rígido” do conceito. Foi planejado como um espaço onde eu poderia partilhar tanto os meus conhecimentos sobre blogs, SEO ou webmarketing, que fui adquirindo ao longo do último ano e meio.

Mas também era para ser um espaço onde eu pretendia partilhar alguns dos meus conhecimentos técnicos sobre elaboração de sites (html, css ou até mesmo php).

Com o tempo, a linha editorial teve de acompanhar a audiência que eu ia tendo. Também a paixão, cada vez maior, que tenho pelo desenvolvimento pessoal e webmarketing, levou a que o Sites e Blogs virasse um local diferente daquele que tinha planejado. É essa paixão pelos temas que abordo no meu blog que me dá força para continuar diariamente trabalhando nele.

3. Você possui outros projetos online? Se sim, nos fale um pouco sobre eles.

Sim, eu tenho vários projectos na internet além do Sites e Blogs. Como disse, o meu primeiro blog foi o Poupar € Ganhar, onde ainda hoje passo dicas de como poupar dinheiro no dia a dia. Nesse blog, sou agora acompanhado de um amigo (o Ricardo do www.horadamini.com) que também publica de tempos em tempo algumas dicas sobre bricolage.

Esse dois blogs estão em fase de reestruturação, e penso que brevemente teremos novidades sobre eles.

Neste momento estou a começar a apostar em pequenos sites de nicho. Este tipo de site acabam por não precisar de tanta actualização, o que para quem tem pouco tempo (como é o meu caso), acaba por ser mais fácil de gerir.

4. Qual é a maior dificuldade que encontra para produzir conteúdo de qualidade?

Esta resposta é fácil: o tempo.

Eu tenho um emprego como técnico de informática na área industrial, que me “rouba” cerca de 11 horas diárias. O meu tempo para os blogs acaba por ser limitado. Tenho apenas algumas horas ao final do dia e o fim de semana para dedicar aos meus negócios na internet.

Tenho uma família e amigos que adoro e com que gosto de passar tempo de qualidade.

Além disso tudo, ainda colaboro em alguns projectos ligado ao desenvolvimento de sites e aplicações web. E tudo isto requer tempo também.

Ou seja, o tempo que me resta para criar conteúdo é muito pouco. O “segredo”, acredito que está na organização, na capacidade de manter o foco, e claro na paixão que nutro pelo acto de blogar.

Normalmente aproveito o fim de semana para escrever pelo menos 2 ou 3 artigos e deixar os tópicos de pelo menos mais 2 prontos. E isso acaba facilitando a minha tarefa de criação de conteúdos.

5. Portugal é um país com poucos internautas, se comparado ao Brasil, mas como falamos a mesma língua muitos blogs lusitanos investem em busca de tráfego oriundo do Brasil. Com o Sites e Blogs também é assim?

É claro. Se dissesse o contrário estaria contanto uma grande mentira. Aliás, grandes blogueiros portugueses fizeram o mesmo (veja-se o caso do Paulo Faustino), e se viraram “definitivamente” para o mercado brasileiro.

É perfeitamente natural. Se olharmos para o nosso blog como um negócio, temos de nos virar para onde estão os potenciais clientes. E se eu aqui em Portugal posso conseguir 100 clientes, mas no Brasil posso ter 10 vezes mais, então eu vou virar para o Brasil.

Outros dos factores que me tem feito trabalhar no posicionamento para tráfego oriundo do Brasil, é que o reconhecimento do meu trabalho, em terra de Vera Cruz, tem sido bem maior do que por aqui em terras de Camões.

6. Você pensa em se profissionalizar, ou seja, ser um problogger e viver somente de blogs? Se sim, como pretende fazer isso?

Sim … muito seriamente sim! Tenho até um prazo e um plano bem definido para que isso aconteça.

O meu plano é simples: trabalho, trabalho e mais trabalho.

Não há grandes segredos. Continuar a produzir conteúdos de qualidade para os meus leitores, continuar a desafiar os meus parceiros de viajem na blogosfera, e continuar a desafiar-me a mim próprio a cada dia que passa.

O prazo é que é um pouco mais flexível. Mas acredito que não irei falhar muito. Para já não o vou partilhar, para não criar falsas expectativas.

7. Quais blogueiros te inspiraram quando começou a blogar? Por quê?

Houve vários blogueiro que me inspiraram e continuam a inspirar diariamente. O primeiro de todos foi Custodio Fernandes do blog Dinheiro Oportunidade. A explicação é simples, o blog dele aparece em primeiro para keyword “ganhar dinheiro”. Mas também fui inspirado por Paulo Faustino (Escola Dinheiro), Fernando Amaral(WebMilionário), Darren Rowse (ProBlogger), entre muitos outros.

8. Quais blogueiros te inspiram hoje? Por quê?

Hoje, curiosamente continuo a seguir exactamente os mesmos e fui acrescentado alguns nomes ao longo do tempo. Nesses podemos encontrar nomes como o seu, Gustavo Freitas, ou o Bruno Simomura do Meta.blog.br, entre muitos outros que não vou agora citar senão nunca mais sairíamos daqui (mas eles sabem quem são,porque que eu vou deixando comentário nos blogs deles … e para todos eles um grande abraço)

Eu acabo por seguir também muitos blogueiros “internacionais” como o Pat Flynn do www.smartpassiveincome.com (cito este por ser um dos meus preferidos). Aliás, em vários artigos do Sites e Blogs faço referência a esses blogueiros de renome.

9. Recentemente você lançou um desafio para produzir um e-book colaborativo com técnicas de SEO. Como foi essa experiência? Faria novamente?

Foi uma experiência incrível e com certeza que faria novamente. Quando lancei o desafio tinha uma (óbvia) esperança que fosse um sucesso. Mas nunca, nem nas minhas melhores expectativas, pensei que chegasse a ter a repercussão que teve.

Além de ter sido uma boa forma de dar a conhecer o Sites e Blogs a outras audiências, acabei por ter ganho muito mais do que isso.

Ganhei a camaradagem e amizade com muitos dos participantes do ebook. E isso para mim foi a maior das recompensas.

Aproveito a ocasião para dizer que na passada sexta-feira foi lançado mais um desafio para a produção de um ebook colaborativo no Sites e Blogs.

10. O Sites e Blogs já está entre as 100 mil urls mais acessadas no mundo, segundo o Ranking Alexa. Você esperava esse número tão rápido? O que pretende fazer para se manter nesse patamar?

Verdade, até eu estou impressionado! Sinceramente, não fiz nada de especial para conseguir atingir esta meta, além de também eu usar a barra de ferramentas da Alexa (contando assim como mais um para a estatística).

No entanto tenho a perfeita noção que é mais fácil para um metablog estar melhor posicionado no ranking Alexa do que um blog de culinária por exemplo. Mesmo que este último tenha mais visitas.

Por isso vou continuar a usar a barra da Alexa, contando mais um para a estatística.

Vou também continuar a trabalhar arduamente para tentar ajudar outros blogueiros a melhorar a cada dia que passa, e assim tenho a certeza que irei manter, e até melhorar esse patamar.

11. Como surgem os seus artigos? Nos fale um pouco do seu processo criativo.

O meu processo criativo acontece quase sempre no carro!

É um péssimo local para isso (eu sei), porque é difícil e perigoso anotar e conduzir ao mesmo tempo. Por isso, eu uso Evernote e gravo as minhas notas em formato audio.

A explicação para isso é bem simples. Eu aproveito esse momento de “solidão” nas minhas deslocações para o emprego para reflectir sobre conversas, leituras, notícias, etc.

Ou seja, esse momento de introspecção acaba sendo, de forma natural, a fonte de inspiração da grande maioria dos meus artigos. Depois é apenas trabalho técnico de escrita.

Eu acredito que tudo o que está à minha volta pode ser uma boa fonte de inspiração para um excelente artigo de blog. Ainda há poucos dias estava vendo as notícias da comemoração do centenário do naufrágio do Titanic, e isso acabou por inspirar um excelente artigo para o blog.

Deixe uma mensagem para os leitores do GF Soluções.

Desde já quero agradecer o convite para esta entrevista. Para mim, esta entrevista é uma das maiores provas do reconhecimento do meu trabalho no Sites e Blogs. Para quem não conhece, deixe-me dizer que o Sites e Blogs não é, e nunca será um monólogo, mas sim um local de troca de ideias onde todos aprendemos uns com os outros. Venha conhecer o Sites e Blogs e participe na vida do blog.

Opinião Gustavo Freitas

O Hugo Costa é um blogueiro que conheci há pouco tempo, mais precisamente durante o seu desafio de produzir um e-book colaborativo com técnicas de SEO, do qual participei com o artigo “9 técnicas de SEO simples para aumentar as visitas de seu blog“. Eu simplesmente fiquei surpreso de não conhecê-lo antes, pois seus artigos são de alta qualidade e ele tem um estilo de escrita e visão de mundo fantásticas, conseguindo trazer essa visão e compará-la com qualquer situação da vida cotidiana. Por isso mesmo indico que os que ainda não conhecem seu trabalho acessem seu blog e leiam alguns artigos, garanto que não haverá perca de tempo.

E você, já conhecia o Hugo Costa? Deixe sua opinião sobre o trabalho dele nos comentários.

17 Maneiras de Ganhar Dinheiro na Internet

Gustavo Freitas

Problogger, empreendedor digital e criador do Método Start. Você conhece todos os meus projetos no Gustavo Freitas.Net.

Website: http://gfsolucoes.net

0 Comentários

  1. Olá Hugo,

    Apesar de já conhecer um pouco a sua linha editorial, ainda me surpreendo a cada novo post e também com a qualidade dos textos e das informações relevantes que são inseridas nele. Aprendi e ainda aprendendo muito com seu blog.

    Aproveito este espaço e deixo meu parabéns pela sua entrevista e pela liberdade que nos proporcionou de conhecê-lo melhor. Continue sempre assim que logo alcançará resultados ainda maiores.

    Até mais e boas postagens!!!
    Rodrigo Lago postado recentemente…8 diferenças entre um blogueiro de sucesso e um blogueiro sonhadorMy Profile

  2. Gustavo/Hugo,

    Para mim é sempre uma honra conhecer melhor a vida e o trabalho de uma pessoa que tanto admiro! Conheci o trabalho do Hugo no Poupar e Ganhar, e desde lá ele já chama a atenção pelo conteúdo de grande importância e qualidade.

    Acredito que o Hugo é um blogueiro para ser olhado com grande atenção para o futuro, e certamente nesse ritmo será uma grande “estrela do rock na blogosfera” :P

    Fico honrado pela citação, muito mesmo. Obrigado por tudo, desde por ser essa pessoa incrível, como por ser esse blogueiro tão qualificado.

    Abraços!
    Bruno Simomura postado recentemente…Sobreendividamento o que fazerMy Profile

  3. Gosto muito também do conteúdo e do estilo de blogar do Hugo Costa, sempre com novas idéias e diferenciais que fazem dele um blogueiro que acima de tudo demonstra paixão pelo que faz.
    Marques postado recentemente…Como criar um blog de sucessoMy Profile

    • Olá Marques,

      obrigado pelo seu comentário e pelas suas palavras de apreço para com o meu trabalho.

      Realmente nutro uma grande paixão pelo meu blog e pelo trabalho que venho desenvovendo nele ao logo destes 4 meses.

      Abraços
      Hugo Costa postado recentemente…Novidade: Novos Gadgets para blogMy Profile

  4. @Hugo pelo que vi no google maps sua cidade fica perto do Litoral (mais ou menos) e tem bastante “verde”,serve para de vez em quando relaxar! rsrs

    Conheci o S&B pelo Bruno simomura e gostei bastante dos artigos,como tinha lido alguns mais técnicos não percebi o que o Gustavo citou,só agora que vi que ele pega seu cotidiano (fatos,historias,noticias) e cria algo relacionado em seu blog,bacana!

    Abraço!
    Rafael postado recentemente…+10 aplicativos, dicas e serviços úteis para o TwitterMy Profile

  5. Gustavo, o Hugo é definitivamente um blogueiro que tenho uma enorme admiração seus textos me inspiram muito e o tento sempre seguir o seu trabalho. Além de ser uma pessoa ótima o qual tenho contato nos corredores dos blogs em comum.

    Abraços,
    Jair Rebello postado recentemente…celular e smartphone para dia dos namoradosMy Profile

  6. Olá Gustavo,

    antes de mais quero agradecer mais uma vez o convite para esta entrevista. Fiquei extremamente horando por tal “distinção”. Este convite veio dar-me uma injeção de moral e motivação para continuar com todo o meu trabalho na blogosfera lusófona.

    As suas palavras de apreço para com o meu trabalho, no final da entrevista, me enchem de orgulho.

    Quero também parabenizar o Gustavo por ajudar a promover, com estas entrevistas aqui no GFSoluções, blogueiros de qualidade e que estão subindo as escadas da blogosfera, degrau a degrau.

    Abraços.
    Hugo Costa postado recentemente…8 diferenças entre um blogueiro de sucesso e um blogueiro sonhadorMy Profile

    • Hugo,
      foi um prazer e um enriquecimento para o meu conteúdo ter você como entrevistado no Fala Blogueiro.
      Desejo todo o sucesso e tenho certeza que ainda trabalharemos juntos em outros projetos, como o e-book colaborativo.
      Abraço.
      Gustavo Freitas postado recentemente…Banda Larga de 35 reais disponível em julhoMy Profile

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

CommentLuv badge