Fala Blogueiro: Entrevista com Lucas Rolim do Otimizar Blog

No Fala Blogueiro de hoje o entrevistado é o Lucas Rolim do Otimizar Blog.

O Lucas Lopes Rolim é um adolescente de 16 anos que cursa o 2º ano do ensino médio e mora na cidade de Cabo Frio no Estado do Rio de Janeiro. Lucas pensa em ser Engenheiro de Software ou empresário num futuro próximo.

Ele é um dos blogueiros que tem se destacado nessa nova geração de blogueiros (na grande maioria metablogs) que apareceu nos últimos meses com artigos diferenciados e saindo do padrão comum de metablogs, não escrevendo apenas artigos de tutoriais, mas também artigos como “12 blogueiros que me inspiram”.

Entrevista com Lucas Rolim do Otimizar Blog

otimizar-blog-dicas-blog

1- Quando começou a blogar? Conte-nos como surgiu a vontade de criar um blog e começar a escrever e qual foi seu primeiro blog?

Meu primeiro blog foi um blog de downloads chamado “Cultura da Net”, criei ele quando ainda tinha 11 anos. Nessa época meu principal objetivo era ficar rico e popular de maneira fácil e rápida (doce ilusão).

2- Sendo ainda um adolescente, quais os maiores obstáculos que você enfrenta para ser um blogueiro e produzir conteúdo de qualidade com frequência?

Meu maior obstáculo é, sem dúvida, conciliar os estudos e o blog. Mesmo estando no 2º ano do ensino médio, já estou começando a prestar vestibular, o que como todos sabem não é nada simples. Procuro sempre produzir o máximo de conteúdo de qualidade possível porém, devido aos estudos, acabo produzindo no máximo 4 artigos por semana.

3- Como sua família encara o fato de você ter um blog e escrever conteúdo para a internet?

Na verdade eles não sabem muito bem o que isto significa, por isso nunca deram muita importância. Meus familiares só começaram a perguntar sobre o blog quando meus primeiros pagamentos chegaram, desde então meu blog já e alvo de algumas conversas de família.

4- O Otimizar Blog, apesar de ainda recente (janeiro de 2011), é um metablog muito referenciado por outros metablogs. Qual a receita desse sucesso?

Acredito que seja um conjunto de dedicação, amor e perseverança. Penso que para fazermos sucesso devemos ter sempre muito gosto pelo que estamos a fazer. Outro fator que acredito que influencia muito no sucesso de um blog são as atitudes que o blogueiro administrador toma para com seus colegas blogueiros.

5- A grande maioria de blogs que surgem, morrem nos primeiros 90 dias de vida. Quais foram as suas dificuldades nesses primeiros 90 dias e o que recomenda para os que estão passando por esse período ou pensam em desistir de seus blogs?

Não esperem grandes resultados, eles só virão depois de muito tempo e trabalho. Nos primeiros 3 meses é tudo muito difícil, sempre foi e será assim, o melhor a fazer é não fazer muitas análises e focar apenas na produção de conteúdo.

6- Poderia nos contar, em geral, como surgem seus artigos? Falar um pouco do seu processo criativo?

Surgem de duas maneiras, por inspiração ou por análise. Muitas vezes as ideias surgem do nada, em um momento de lazer ou reflexão, porém muitas outras vezes eu faço uma análise profunda através dos blogs concorrentes e de ferramentas como Google Keyword Tool.

7- Você pensa em se profissionalizar na blogosfera? Se sim, como pretende alcançar esse objetivo?

Não diria profissionalizar, mas sim fazer uma propaganda da minha imagem profissional. Penso que como pretendo seguir uma área ligada a T.I é muito interessante eu me tornar conhecido no ambiente digital desde cedo.

8- Quais blogueiros te inspiraram a começar um blog?

Os que mais me inspiraram foram: Juliana Sardinha (Dicas Blogger), Celso Lemes (Criar Sites) e Paulo Faustino (Escola Dinheiro).

9- Quais blogueiros te inspiram hoje?

São muitos, por isso vou citar apenas os quatro que mais me inspiram. São eles: Celso Lemes (Criar Sites), Paulo Faustino ( Escola Dinheiro), Gustavo Freitas (GF Soluções) e Bruno Simomura (Meta.Blog). Muitos outros podem ser encontrados no artigo “12 blogueiros que realmente me inspiram”, que escrevi recentemente.

10- Deixe uma mensagem para os leitores do GF Soluções.

Bom, espero que tenham gostado da entrevista, fiquei muito feliz com o convite do Gustavo. Quem desejar conhecer um pouco mais sobre o meu trabalho ou sobre a minha pessoa pode visitar o Otimizar Blog ou acompanhar o blog através do Facebook, Twitter ou Google Plus. Ficarei imensamente feliz em responder qualquer dúvida sobre minha pessoa ou meu projeto.

Opinião – Gustavo Freitas

O Lucas Rolim mostra que, apesar de ainda ser um adolescente, sabe muito bem o que quer e tem planejado cada passo para alcançar seus objetivos. Ele pode ser um bom exemplo de que nossas escolhas devem ser pensadas e planejadas desde o começo, já visualizando o futuro lá na frente.

Espero que tenham gostado da escolha do Lucas Rolim para essa entrevista do Fala Blogueiro. Gostaria de sugerir algum blogueiro para ser entrevistado? Então utilize nosso formulário de contato e nos deixe saber sua opinião.

Quer aprender como ganhar dinheiro na internet com conteúdo gratuito?

Gustavo Freitas

Problogger, empreendedor digital e criador do Método Start. Você conhece todos os meus projetos no Gustavo Freitas.Net.

Website: http://gfsolucoes.net

    0 Comentários

    1. Olá Gustavo,
      Estou começando a blogar a poucos dias, sou mais novo que o lucas (tenho 13), gostaria de entrevistar você, isso seria possível? Obrigado!

    2. Excelente entrevista, conheci o Lucas há cerca de 2 meses numa conversa entre blogueiros promovido por voce, Gustavo e desde então venho acompanhando sempre que posso seu trabalho e gostando muito, apesar de sua pouca idade ele já mostra o potencial que tem e fico impressionada com a qualidade de seus artigos do Otimizar Blog.

      Parabéns Lucas!

      • Marilucia,
        obrigado pelo comentário.
        Esse é um diferencial no Lucas, ele não deixa parecer a pouca idade que tem.
        Abraço.

      • Olá Marilucia,

        Obrigado pelos elogios. Também acompanho de perto seu trabalho e não posso deixar de dizer que sempre me surpreendo com a qualidade se seus textos.

    3. Gustavo / Lucas
      Acompanho o Otimizar Blog a cerca de 1 mês e meio, e como já disse ao Lucas, admiro muito a maturidade pessoal e profissional dele. Certamente está no caminho que os blogueiros de sucesso trilham, desejo muito sucesso tanto ao Lucas como à você Gustavo.
      Abraços,
      Digo Cabral

      • Olá Digo,

        Obrigado pelos elogios. Espero que sua profecia se realize e eu alcance o reconhecimento total de meu trabalho, mas nesse momento quero também ver o Tudo para Sites ao meu lado sentido a doce fragrância do sucesso.

    4. Olá Gustavo,

      Gosto muito quando blogueiros que já possuem um know-how na blogosfera como você, oferecem oportunidades a blogueiros iniciantes de falar um pouco sobre seu trabalho(blog). Espero que continue sempre assim!

      Olá Lucas,

      Já acompanho seu blog há um bom período e percebo que há conhecimento em tudo que é postado por ti. O fato de você ser um adolescente não o rebaixa e nem o diferencia em nada dos blogueiros mais antigos e mais experientes da web. Continue divulgando seu trabalho com todo este profissionalismo que já é visível, que logo você estará entre os melhores do mercado.

      Até mais e boas postagens!!!

      • Rodrigo,
        em meus blogs, não somente no GF, quem tem talento sempre recebe destaque em algum momento e isso não vou mudar nunca…rs.
        Abraço.

      • Olá Rodrigo,

        Obrigado pelos elogios. Me esforço muito para produzir conteúdo de qualidade, mas acredito que tudo vale a pena quando vejo comentários assim como o seu e dos outros colegas abaixo.

    5. Estou surpreso e admirado.

      Há uma semana publiquei um comentário em um post (Habilidade matemática é vital para as carreiras de engenharia) do meu blog, de uma pessoa chamada Lucas Rolim, que, até então desconhecia. Ao passar o cursor do mouse sobre o link de seu nome, vejo o endereço do Otimizando Blog. Assim conheci o Lucas.

      Admiro jovens que em tão pouco tempo se destacam em alguma tarefa, seja ela virtual ou não e fico muito mais impressionado quanto a maturidade descoberta tão cedo.

      Abraço!

      • Olá Edigley,

        Obrigado por seu elogios. Me lembro do comentário que postei em seu blog, sua resposta me foi muito útil.Daqui a alguns meses vou prestar alguns vestibulares e vou ver definitivamente qual ajuda mais, lógica ou formula, rsrs.

    6. Olá Gustavo,

      Novamente, muito obrigado pela oportunidade de participar aqui do GF Soluções através desta entrevista. Fico imensamente feliz em saber que meu trabalho está sendo reconhecido e que, aos poucos, estou conquistando meus espaço na blogosfera.

      Abraços

      • Lucas,
        foi um prazer publicar sua entrevista aqui no GF.
        O espaço que você está conquistando é por merecimento, pode ter certeza disso.
        Abraço.

    7. Olá Gustavo, excelente escolha para entrevistar. O Lucas é um amigo e ja esta conseguindo seu espaço na blogosfera. Na verdade não poderia ser diferente, ele é muito bom naquilo que faz, sempre com artigos de grande qualidade.

      Abraços, Arlindo Armando

      • Arlindo,
        obrigado pelo comentário.
        O Lucas tem se destacado muito e isso chamou minha atenção, não poderia ser diferente pelos textos e trabalho que realiza no Otimizar Blog.
        Abraço.

    8. Admiro muito o trabalho do Lucas e considero que esse trabalho em conjunto que está sendo feito com o Mirko tem tudo para dar certo. Só posso dar os parabéns ao Lucas, ao Mirko e ao Gustavo por essa entrevista, pois estamos falando do Lucas, um verdadeiro diamante na nova blogosfera.

      Lucas, obrigado por citar o Meta, para mim é um prazer tê-lo como um parceiro tão especial.

      Abraços!

      • Bruno,
        obrigado pelo comentário.
        O Lucas ainda será, se continuar nesse ritmo, um dos grandes destaques da blogosfera nacional, no nicho metablog.
        Abraço.

      • Olá Bruno,

        Obrigado pelos elogios. O Mirko vem mesmo me ajudando muito nos últimos tempos, acreditando que em breve vamos ouvir falar muito dele também. Quando a citação ao Meta, vamos falar a verdade, ela é obrigatória!

    9. Saudações Gustavo!

      Acompanho o trabalho do Lucas bem de perto, e posso garantir que o rapaz tem talento,embora ainda adolescente, já tem um objetivo, um pensamento adulto. Acredito que o otimizar blog fará muito sucesso com a qualidade do trabalho que vem fazendo. Parabéns pelo a escolha do entrevistado!

      • Mirko,
        obrigado pelo comentário. O Lucas realmente desempenha um grande trabalho no Otimizar Blog e não parece mesmo um adolescente, principalmente em seus textos.
        Abraço.

      • Olá Mirko,

        Obrigado pelos elogios. Fico imensamente feliz tê-lo como parceiro em meu blog, você sem dúvida acrescenta muito conhecimento aos leitores do Otimizar Blog e é um blogueiro que merece ser notado.

    Deixe uma resposta