Fala Blogueiro: Entrevista com Viviane Pereira do Mãe Digital

Estamos de volta com mais uma entrevista no Fala Blogueiro, que agora está sendo publicado quinzenalmente, sempre na segunda-feira.

Para os que ainda não sabem, o Fala Blogueiro é uma seção onde entrevisto blogueiros(as) para que possamos conhecer a pessoa por trás do blog e saber as dificuldades e obstáculos que ele(a) teve que passar para chegar onde está hoje.

No Fala Blogueiro de hoje a entrevista é com a Viviane Pereira do blog Mãe Digital. Ela tem 36 anos, é casada, tem 2 filhos ( Rafaela, 16 anos e Italo, 8 anos), mora em Guarulhos (SP), é formada em Processamento de Dados (nível médio) e trabalhava como consultora de vendas antes de decidir por se dedicar exclusivamente a família.

Há 10 anos me dedico á família (sou mãe em tempo integral, do lar, mas prefiro CEO em gestão doméstica 😛 )

Fala blogueiro com Viviane Pereira

entrevista-viviane-pereira-mae-digital

1. Como e quando você começou a blogar? Conte-nos a sua história desde o início.

Comecei a blogar em 2006, colaborando com um blog de uma comunidade de músicas do Orkut. Em 2008 comecei a colaborar em um blog de fãs sobre o programa CQC. Com o sumiço do dono do blog eu e mais uma colaboradora resolvemos criar o nosso próprio blog, o CQCBlog que está no ar desde Março de 2009. Em maio do mesmo ano criei o CoolBoX, um blog sobre Cultura Pop para escrever junto com a minha filha Rafaela.

2. Como surgiu o Mãe Digital?

O MãeDigital surgiu em Janeiro de 2011. Eu lia muitos blogs maternos, participava de grupos no Facebook e interagia muito com outras mães que tinham blogs. Por este motivo comecei a ser convidada para alguns eventos que envolviam o universo materno e então achei bacana criar um blog para compartilhar minhas experiências maternas. Mas no Mãe Digital não falo só sobre assuntos que permeiam o universo Mãe com Filhos. Lá também dou dicas de tecnologia e uso da internet para as mães que estão ingressando no mundo online e até algumas dicas sobre o Blogger para outras mães blogueiras.

3- Você possui outros blogs? Se sim, poderia relacioná-los para que também possamos visitá-los?

Como já citei tenho o CQC Blog que é um fã blog dedicado ao programa CQC – Custe o Que Custar. E o blog de Cultura Pop CoolBoX. Também colaboro no Nossos Pequenos Leitores, um blog que dá dicas de cultura e leitura para famílias.

4- Você é blogueira e mãe. Conte-nos um pouco como esses dois mundos interagem e o que um pode agregar de produtivo ao outro.

Consigo utilizar vários aprendizados da maternidade na blogosfera, e vice-e-versa. O exercício da paciência, o querer colaborar e principalmente o respeito ao trabalho do próximo. Muito da minha vivência de mãe utilizo para fazer meus artigos no Mãe Digital, e muitos exemplos da blogosfera utilizo na minha vida e até na educação dos meus filhos.

5- Como sua família se comporta diante de sua rotina de blogueira (criação de conteúdo, interação nas redes sociais, exposição nas mídias, eventos)?

Minha família já está bem acostumada com minha rotina de blogueira e colabora na maioria das vezes. Nem sempre é possível ir à eventos, mas sempre que posso vou e faço questão que minha família me acompanhe. Meus filhos colaboram com a criação de conteúdo, fazem vídeos, tiram fotos para ilustrar minhas postagens. Meu marido é um pouco mais arredio, mas entende a minha dedicação e respeita meu trabalho. Quando recebo convites bacanas, alguns mimos de marcas, ele vê que a dedicação vale a pena. Ele ficou todo orgulhoso quando dei entrevista para a Folha de S. Paulo por causa do Mãe Digital.

6- Depois que criei alguns blogs e comecei a me destacar, todos na família queriam ser blogueiros também. Minha esposa tem o Receita do dia e a Débora (filha mais velha) escreve comigo no Celular Android. Na sua família acontece isso também?

Quando criei o CQC Blog a minha filha Rafaela se interessou bastante e queria um blog. Resolvi criar o CoolBoX para ela escrever comigo, mas depois de uns meses ela acabou abandonando a ideia. Hoje ela e o Italo escrevem comigo esporadicamente no Nossos Pequenos Leitores. O meu marido é um leitor voraz de blogs mas nunca mostrou interesse em escrever. Ele sempre me dá muitas sugestões de postagens e colabora na criação de algumas.

7 – Você já escreveu artigos em um metablog, no Quero Criar um Blog. Até hoje alguns de seus artigos estão na lista dos mais lidos do mês. Por que então parou de escrever para esse tipo de nicho?

Gosto muito de escrever para blogueiros mas é um nicho no qual é exigida muita dedicação e eu sou uma pessoa que quando abraça uma causa é de corpo e alma. Eu não conseguia administrar todos meus compromissos com minha família e minha casa e escrever com qualidade para 5 blogs. Acabei abrindo mão do Quero Criar um Blog e do CoolBoX na mesma época. Estou voltando a escrever artigos para blogueiros no Mãe Digital e em breve quero voltar a escrever para Metablogs como autora convidada.

8. Acredito que a Blogosfera Brasileira carece de blogueiras de destaque em vários nichos. Sempre tenho dificuldades em encontrar autoras para, por exemplo, artigos na Revista Blogosfera (até o momento, Edição 5, você foi a única que consegui retorno para um artigo). Você tem alguma ideia de por que isso acontece? Ou você não vê dessa forma?

As blogueiras brasileiras acabam tendo mais destaque em nichos ditos femininos, como moda, universo materno, etc. As mulheres que participam de outros nichos, como metablogs e tecnologia são minoria, mas procuram fazer seu trabalho com muito esmero, como vimos a Juliana Sardinha no Dicas Blogger, a Van Soares do Mundo Blogger, a Vanessa Nunes do blog da Vanessa e a Bia Kunze do Garota Sem Fio. Acredito que as mulheres são mais perfeccionistas e acabam se preocupando muito com a qualidade do serviço que vão prestar e por este motivo preferem não se comprometer a entregar um trabalho ruim.

9- Cite alguns blogueiros (as) (independente do nicho) que te influenciaram quando pensou em criar seu primeiro blog.

Quando criei meu primeiro blog os blogueiros que me influenciavam eram os integrantes do CQC: Marcelo TAS, Rafael Cortez e Danilo Gentili que escrevem muito bem. Quando comecei a pesquisar sobre como editar blogs e aprender a mexer html conheci também a Juliana Sardinha do Dicas Blogger, uma pessoa que aprendi a admirar e respeitar pelo trabalho na blogosfera.

10- Cite alguns blogueiros (as) (independente do nicho) que te influenciam hoje.

Admiro vários blogueiros que são pessoas de quem procuro absorver o máximo de aprendizado. A Samantha Shiraishi, mais conhecida como @samegui é uma das pessoas com quem mais aprendi na blogosfera. A forma como ela interage com os leitores tanto no blog quanto nas redes sociais é bem bacana e é um modelo a ser seguido por outros blogueiros. Outro blogueiro que admiro muito é o Maurício Cid do Não Salvo pela visão empreendedora que tem da blogosfera e pela sua simplicidade. Blogueiros que tem metablogs, como você Gustavo, o Hordones, a Juliana Sardinha tem meu respeito eterno por prestarem serviço, compartilhar seus conhecimentos e não medirem esforços para ajudarem quem está começando com suas dicas e tutoriais.

11- Você consegue ganhar dinheiro com seu blog?

Eu tenho alguns ganhos com programas de afiliados e já fiz algumas campanhas com agências, mas nada fixo. Quando criei o CQC Blog e o CoolBoX eu não tinha intuito de ganhar dinheiro com blog. Hoje tenho uma visão empreendedora e trabalho pelo reconhecimenro e o sucesso do Mãe Digital, blog que trato como empresa.

12- Deixe uma mensagem para os leitores do GF Soluções.

A minha mensagem para os blogueiros é que sempre estejam dispostos a aprender, não achar que já sabem tudo, por mais experiência que tenhamos em determinado assunto, sempre há algo a aprender. Nós blogueiros estamos entre o 1% dos produtores de conteúdo da internet, o que nos motiva a produzir conteúdo de qualidade que é um dos pilares para o sucesso de um blogueiro.

Uma coisa que sempre me pergunto quando começo a criar conteúdo novo é como aquele conteúdo poderá ajudar outras pessoas. Mesmo depois do texto publicado costumo editá-lo procurando melhorar o conteúdo e satisfazer as dúvidas de quem faz a busca na internet procurando sobre o que escrevi. Quem quiser conhecer meus blogs Mãe Digital, CoolBoX e CQC Blog. Tuito no @vivianevivis e também estou no Google Plus.

Opinião Gustavo Freitas

Já trabalhei com a Viviane Pereira no Quero Criar um Blog e sempre a acompanho pelas redes sociais (onde é muito ativa e vale a pena seguir) e posso garantir que ela agrega um grande valor a todos os projetos que participa. Quando a “perdemos” no QCB sabia que não seria possível repôr um autor(a) de tanta qualidade e foi justamente o que aconteceu.

E você, já conhecia a Viviane Pereira? Deixe seu comentário.

Quer aprender como ganhar dinheiro na internet com conteúdo gratuito?

Gustavo Freitas

Problogger, empreendedor digital e criador do Método Start. Você conhece todos os meus projetos no Gustavo Freitas.Net.

Website: http://gfsolucoes.net

    0 Comentários

    1. Gostei da entrevista com a Viviane. Reflete uma vida moderna do nosso século.

    2. Conheci a Viviane por meio do Google Plus. Acho que quando houve uma ação em que os fãs do CQC participaram. Depois disso passei a visitar mais vezes os blogs dela. Admiro bastante o trabalho dela e acho que é mesmo uma perda ela não escrever mais para blogueiros. Se bem que ao escrever nos blogs, já está fazendo isso. Parabéns.

      • Obrigada pelo comentário Thamy! É eu participei do hangout on air com o TAS e o Gentili. Além do Mãe Digital eu também tenho um fã blog sobre o CQC, o CQC Blog, ao qual me dedico boa parte da semana.
        Como eu disse na entrevista, escrever para metablogs exige ainda mais dedicação, e eu não queria entregar um trabalho que não fosse a altura do Quero Criar um Blog.

    3. Olá, Gustavo!

      Eu já havia lido a entrevista com a Viviane, mas voltei agora para comentar o artigo.

      Achei ótima a entrevista com a “CEO em gestão doméstica”! 🙂 Gostei muito por ver uma entrevistada com um perfil diferente do que estamos acostumados a ver em metablogs. As perguntas foram muito interessantes e as respostas da Viviane mais ainda.

      Graças à entrevista, já estou no Mãe Digital, conhecendo mais sobre o trabalho dela.

      Parabéns a vocês pelo ótimo resultado!

      Um abraço!

      • Adelson,
        vou tentar fazer mais entrevistas assim, fugindo um pouco do tradicional, mas não é fácil.
        Abraço.

      • Que bom que gostou da entrevista Adelson! Tenho acompanhado seu trabalho no Gerenciando Blog também! 🙂

    4. Parabéns pelo artigo Gustavo.
      Adorei conhecer um pouco mais sobre a viviane e o Mãe Digital.
      Ótima iniciativa!

    5. Adorei conhecer a Viviane! Vou agora mesmo assinar o feed do Mãe Digital, é sempre um orgulho ver mulheres probloggers se destacando assim!

      Abraços,

      Letícia Moraes

      • Que bom que gostou Letícia! Eu ainda não posso me considerar uma pro-blogger, financeiramente falando, mas curto muito blogar e acredito que a dedicação e falar sobre o que você conhece e gosta, te fazem um pro-blogger também.

    6. Adorei conhecer mais sobre a Viviane , estou ‘ viciado ‘ no Mãe Digital , meu sonho é ter uma mãe assim igual a Viviane , moderna , bonita e blogueira !
      Abraços.

      • Leandro,
        obrigado pelo comentário. O intuito do Fala Blogueiro é sempre esse, mostrar o blogueiro(a) que está por trás do blog.
        Abraço.

      • Obrigada Leandro! Mas eu sou uma mãe bem normal tb, dou broncas e pego no pé dos filhos, viu? 🙂

    7. Obrigada pelo convite e pelo seu comentário na entrevista Gustavo! Adorei participar!
      Quem sabe em breve não voltamos a trabalhar juntos em um novo projeto?

      • Viviane,
        foi um prazer tê-la aqui no Fala Blogueiro. Quanto a trabalharmos juntos, é só escolher o projeto novo e vamos em frente 🙂
        Abraço.

    Deixe uma resposta