Firefox 3: uma revolução muito desejada

A Fundação Mozilla, após três anos de desenvolvimento, anunciou essa semana que o Firefox 3 será disponibilizado para download na próxima terça-feira (17 de Junho), então esse será o dia do download day, não se esqueça. Se não sabe o que estou falando clique aqui e leia a matéria.

Photobucket

O lançamento do Firefox 3 pode marcar o fim da hegemonia do Internet Explorer. O Firefox 3, mesmo em suas versão de teste (beta ou Release Candidate) já mostrou o que será esse novo browser da Mozilla, que hoje tem 500 milhões de downloads, quem dirá depois do dia 17 de Junho.

Com o Firefox temo muito mais que a liberdade comum aos projetos de código aberto, temos um browser que se adapta a situações diferentes, sistemas operacionais variados e, por muitas vezes, substitui softwares da máquina através dos complementos, deixando o browser personalizado e suprindo as necessidades do usuário.

O Firefox 3 é melhor que o Internet Explorer 7

Não há comparação possível entre o Firefox 3 e o Internet Explorer 7 (o mais utilizado no mundo, em torno de 73%, segundo o site Market Share, mas que tem perdido espaço para o Firefox 2), então por que o IE7 é o mais utilizado? Na minha opinião existem três fatores principais para essa distorção:

  1. O fato do Sistema operacional Windows (principalmente o XP) ser dominante (em torno de 91%) e trazer o Internet Explorer como browser padrão “força” milhares de usuários a um primeiro contato com ele. O Service Pack 3 do XP, inclusive, impede a remoção do Internet Explorer 7.
  2. Usuário desconhece que existe outro browser (muitas vezes o usuário iniciante nem sabe a diferença entre Internet explorer (software) e internet (rede mundial de computadores).
  3. Quando o usuário descobre que “existe vida” na internet fora do Internet Explorer, ele cai no comodismo (já se “acostumou” ao browser e prefere continuar com ele).

Existe solução?

Tanto existe que, nos últimos meses, o Firefox tem crescido e abocanhado mercado do Internet Explorer. A solução que visualizo é:

  1. O crescimento da utilização do Linux entre os usuários domésticos, em grande parte devido a distribuição Ubuntu, no qual o Internet Explorer não funciona e o Firefox sim (além de rodar no Mac).
  2. Com a vivência na internet, principalmente em redes sociais e blogs, o usuário começa a ouvir falar muito (e bem!) do Firefox e entende que há vida fora do Internet Explorer.
  3. O lançamento do Firefox 3 resolve essa questão, pois a experiência com a navegação alcança um nível elevado, o que acabará seduzindo o usuário a sair do comodismo e experimentá-lo.

Se você ainda não conhece o Firefox 3, clique aqui e baixe a versão de testes, ou espere até o dia 17 de Junho para o download da versão final. Após o lançamento do Firefox 3 estaremos divulgando no blog uma promoção que dará um super brinde ao vencedor, envolvendo o Firefox e o Internet Explorer.

[ad#gfsoluco]

Quer conhecer a técnica que usei para ganhar R$ 1.091,80 em menos de 48 horas?

Gustavo Freitas

Problogger, empreendedor digital e criador do Método Start. Você conhece todos os meus projetos no Gustavo Freitas.Net.

Website: http://gfsolucoes.net

    Deixe uma resposta