Firefox chega perto dos 20% do mercado de browsers

O Firefox 3, a nível mundial, ainda não atingiu as expectativas da comunidade, atingindo, por enquanto, pouco mais de 5% do mercado de browsers, mas no geral o Firefox tem crescido e está bem próximo dos 20% de mercado.

Os dados são da Net Applications e dizem respeito ao mês de Julho/2008. Abaixo no gráfico podemos ver a divisão do mercado em versões dos aplicativos. Podemos verificar que até hoje cerca de o Internet Explorer 6 é muito utilizado (25%), demonstrando uma grande resistência dos usuários em mudar de versão de programas, apesar das vantagens oferecidas pelas novas versões, principalmente no quesito segurança.

pesquisa browser

Clique na imagem para ampliar

Abaixo segue o gráfico da participação de mercado total, sem contar versões. O Firefox, entre Setembro/2007 e Julho/2008 cresceu mais de 4%, enquanto o Internet Explorer perdeu mais de 5%. O Safari cresceu 1% no mesmo período. Segue abaixo o gráfico.

pesquisa browser

clique na imagem para ampliar

No Brasil não temos pesquisas de uma empresa como a Net Applications, mas em alguns países o Firefox domina o mercado, principalmente na Europa. Tenho acompanhado as estatísticas de acesso ao blog e verificado que, pelo menos os blogueiros brasileiros, utilizam muito o Firefox, sendo o Internet Explorer muito utilizado por usuários que não querem mexer muito no computador (lembrando que o IE6 vem instalado com o XP e o IE7 com o Vista, o que explica também a porcentagem de 25% do IE6). Claro que existem milhares de pessoas que gostam mesmo do Internet Explorer, que já experimentaram o Firefox e acharam horrível, e esse é o lado bom dessa concorrência, as empresas precisam sempre estar aperfeiçoando seus browsers ou perderam o espaço no mercado, quem ganha somos nós. Fiz uma pesquisa no blog e disponibilizo abaixo, só para ter uma idéia, não do que impera no mercado brasileiro de browsers, mas sim o que utilizam os leitores desse blog.

Internet Explorer – 40 votos – 21%

Firefox              – 137 votos – 72%

Opera                     – 7 votos – 4%

Safari                     – 4 votos – 2%

Outros                   – 2 votos – 1%

Total de votos       – 190

grafico

clique na imagem para ampliar

Hoje utilizo o Firefox 3 e não me vejo sem ele e seus maravilhos complementos, mas sou profissional de tecnologia da informação, e aprendi que não devemos fechar os olhos para o mercado quando encontramos um bom software, pelo contrário, devemos ficar atentos a movimentação da concorrência esperando algo melhor. Se amanhã o Internet Explorer for melhor para mim, vou utilizá-lo sem problemas, se ele é melhor para você, ou o Opera, Safari, ou qualquer outro, não olhe para estatísticas, use-o.

Quer conhecer a técnica que usei para ganhar R$ 1.091,80 em menos de 48 horas?

Gustavo Freitas

Problogger, empreendedor digital e criador do Método Start. Você conhece todos os meus projetos no Gustavo Freitas.Net.

Website: http://gfsolucoes.net

    0 Comentários

    1. @Bruno Sousa,
      há muito que não utilizo o IE para quase nada, mas é questão pessoal, acho que o bacana da tecnologia é isso, essa concorrência entre as empresas que nos dá vários produtos para podermos escolher o que melhor nos adaptamos,
      um abraço.

      Gustavo Freitas Escreveu um post sobre… Leia seus feeds no Firefox com o Sage

    2. Finalmente um post imparcial, eu não consigo me adaptar ao FF, sou fã do IE, tento fazer com que meus sites funcionem bem em ambos os navegadores, mas como no seu post não podemos simplesmente ignorar o mercado, tenho muita dificuldade em fazer sites que funcionem direito no FF, tudo no IE funciona as mil maravilhas, quando tento ver no FF tenho que perder horas refazendo para ficar direito, creio que eu esteja fazendo alguma coisa de errado pois so vejo as pessoas reclamando do IE.

    Deixe uma resposta