#FollowFriday: O Twitter é meu e eu sigo quem eu quero

Hoje é sexta-feira, e para os usuários do Twitter é dia de Follow Friday, ou seja, o dia em que você indica pessoas no Twitter que você segue para seus seguidores (complicou!? 🙂 ).

Por exemplo, se você quer me indicar para o Follow Friday, você utiliza a hashtag #FollowFriday, ou pra simplificar, #FF @gustavofreitas.

Os seus seguidores, ao verem essa hashtag poderão, ou não, acessar meu perfil e passar a me seguir também no Twitter. Alguns o farão automaticamente compulsivamente, agora outros serão mais seletivos e irão analisar o meu perfil para saber se envio muito spam, se realmente utilizo meu Twitter ou se o assunto do meu perfil é interessante pra eles. É aqui que entra minha opinião pessoal sobre seguir e ser seguido no Twitter.

O Twitter é meu e eu sigo quem eu quero

É isso mesmo! O Twitter é meu e eu sigo quem eu quero, e essa afirmação não é minha, é de todos, pense sempre assim antes de começar a seguir um usuário do Twitter. Não o faça por compulsão, por achar que tem a obrigação de “seguir de volta”. Isso pode atrapalhar o desenvolvimento de seu perfil no Twitter. Sempre que pensar em seguir alguém que ainda não conhece, visite seu perfil no Twitter, confira os últimos tweets dele e veja se o assunto está dentro do que você procura e gosta. Se não for do seu agrado, não siga. Isso tornará sua timeline mais produtiva e menos entediante, pode ter certeza.

Uma dica que dou para os usuários do Twitter, é que preencham os dados da sua Bio (biografia) no seu perfil. Sempre que você começa a seguir alguém, essa pessoa recebe um e-mail, como você pode ver na imagem abaixo. Eu recebo o e-mail e a primeira coisa que analiso é a bio do usuário, para saber se vale a pena segui-lo. Quando encontro a bio em branco deleto o e-mail e a vida segue. Na imagem abaixo a bio está em branco.

twitter, bio, follow fridayA imagem abaixo já é de um usuário do Twitter que fez o dever de casa, preencheu sua bio. Então quando ele começou a me seguir, pude constatar se compensava ou não segui-lo também. E o Twitter ainda ajuda, relacionando quais de meus seguidores que ele segue e quais nós seguimos em comum. Isso me possibilita, ainda do e-mail, analisar se devo ou não acessar o perfil dele para segui-lo.

twitter, dicas, follow fridaySe você quer saber algo sobre um perfil do Twitter antes de começar a seguí-lo, o que é recomendado, sugiro que entre no Twitter da pessoa, exemplo do meu Twitter @gustavofreitas ao entrar no perfil você encontra a minha foto, meu nome e um resumo (bio) de quem sou eu. Abaixo desse resumo você encontra o link para um de meus blogs, mas uma dica aqui é que você também pode colocar um link para um agregador de links (como o About.me e o Me Adiciona).

Do lado direito você encontra o meu total de tweets, o número de pessoas que sigo (following) e o número de pessoas que me seguem (followers) e ainda o número de listas (listed) em que meu usuário aparece. Ainda pode-se ver alguns perfis que sigo e alguns perfis que me seguem. Isso é interessante ser analisado antes de se começar a seguir um perfil no Twitter, na minha opinião.

twitter, perfil, gustavo freitas

E você, segue todos que te seguem? Tem algum critério para escolher aqueles que você irá seguir no Twitter? Deixe sua opinião nos comentários.

Quer conhecer a técnica que usei para ganhar R$ 1.091,80 em menos de 48 horas?

Gustavo Freitas

Problogger, empreendedor digital e criador do Método Start. Você conhece todos os meus projetos no Gustavo Freitas.Net.

Website: http://gfsolucoes.net

    0 Comentários

    1. Olá Gustavo, tudo bem?

      Mais um artigo muito bom e de excelente utilidade.

      Eu comecei seguindo um monte de pessoas famosas para ver se meu twitter crescia. E realmente ele comecou a crescer. Mas depois percebi que essa prática não levaria a nada. Só deixava minha timeline lotada de inutilidades. E provavelmente as pessoas que me seguiam eram apenas para serem seguidas.

      Então comecei a fazer uma faxina geral e remover todos os que não tinham relevancia para o que eu queria fazer com meu twitter e hoje eu só sigo aqueles que passam algum contéudo de qualidade.

      Dessa forma eu também retweeto os tweets mais interessantes para divulgar informação de qualidade. Afinal, meu objetivo é sempre levar informação com conteúdo, tanto no meu twitter quanto no meu blog.

      Forte abraço,

      Sucesso Sempre.

      • Robeilton,
        obrigado pelo comentário.
        Acredito que no começo todos comecem seguindo muitos usuários, depois de um tempo a experiência vai mostrando o que é melhor.
        Obrigado por compartilhar.
        abraço.

    2. Gustavo na minha opinião eu concordo contigo. Não temos obrigações de seguir alguém só porque essa pessoa nos segue. O Impulso de seguir é grande mas devemos ver se gostamos no mínimo um pouco dessa pessoa, ou se queremos saber o que ela compartilha nas redes. Interessante o artigo, abraço.

      • Rafael,
        obrigado pelo comentário.
        A ideia é essa, seguir apenas quem realmente vai agregar valor para você.
        Abraço.

    3. Gustavo.

      Gostei dessa ideia, eu sou desses que segue apenas por seguir, por exemplo, se eu ver o botão “seguir” eu já estou clicando nele, não ligo para quem seja.

      Mas começarei a levar isso mais a sério.

      Abraços.

      • Izaque,
        sugiro que comece a levar a sério mesmo, será muito mais produtivo pra você,
        abraço.

    4. gostei desse post vai me ajudar muito no twitter pra mim analizar as pessoas certas pra mim segui-las .

    5. ‘Fiz o meu twitter a algum tempo e só ontém dia 18/06 começei a ultiliza-lo… Mas eu ainda não sei mt coisa e a minha dúvida é: eu sigo uma pessoa mais eu queria q ela tmb me seguisse mais pra isso eu preciso segui lo sempre? E se eu colocar uma frase lá a pessoa não verá? Mesmo eu seguindo ela!? tipo q uma pessoa famosa… Áh por favor eu naum entendooo nadaaaa me ajude gustavooo’

    6. Parabéns Gustavo, Excelente artigo!

      Obrigado pela indicação. Inclusive no artigo falo sobre um comportamento inadequado de muitos. Onde os usuários recomendam tantas pessoas que fica difícil até analisar.

      Abraços!

    7. tekaa

      Olá, Gustavo! Sou usuária do twitter a pouco tempo, e realmente percebi que muitos seguem por impulso ou esperando serem seguidos de volta, caso contrário deixam de seguir, percebendo isso preenchi minha Bio, pois minha finalidade de usar o twitter não é ter o maior número de seguidores, ou contar o que eu comi no café da manhã ,mas ter acesso à informação de forma muito prática e compartilhar com pessoas que tenham o mesmo ponto de vista e interesses iguais aos meus. Parabéns pelo post!

      • tekaa,
        obrigado pelo comentário, você entendeu perfeitamente o que eu estava querendo dizer,
        abraço e sucesso no Twitter.

    8. É isso aí! O Twitter não é uma ferramenta para fazer amigos, mas sim para promover informação útil. Logo, temos que seguir apenas quem divulga tweets de nosso interesse.

      Uma dica que vale para muita gente é não ficar desesperado seguindo todo o mundo esperando que os outros sigam de volta, mas ter paciência e saber utilizar o microblog com inteligência.

      Abraços.

      • Gabriel,
        isso mesmo, o Twitter é pra promover informação, mas podemos fazer amigos também hein 🙂 Já fiz vários amigos pelo Twitter.
        abraço.

    9. Como você disse, o Twitter é meu e eu sigo quem eu quiser… nem sempre sigo aqueles que me seguem, eu costumo avaliar o conteúdo que a pessoa passa, se começar escrever besteira, palavrão, racismo, já mando-lhe um “block”, se deixar de me seguir e tiver bom conteúdo ainda posso continuar seguindo, mas não gosto dos mal-educados, aqueles que não preenchem a BIO, que é vago em sua própria descrição, que é dúbio… foi-se o tempo que eu mendigava seguidores, hoje eu sei que o que vale mesmo é o conteúdo e isso boa parte de que eu sigo, tem.

      • Netto,
        acredito que a grande maioria dos usuários mais experientes fazem assim, começam a seguir e vão parando se o conteúdo não agrada.
        obrigado por acrescentar,
        abraço.

    10. Oi Gustavo

      Eu nunca recebi e-mail do twitter falando sobre as pessoas que me seguem, acho que isso deve ocorrer para perfis privados não é?

      Eu perfil pessoal é aberto, mas nele tenho critérios pra seguir também conforme coloquei no meu artigo Por que eu te sigo no twitter? (http://www.escritosideologicos.com/2010/08/por-que-eu-te-sigo-no-twitter.html), meus critérios são em geral 6 (Seguidor interativo, Perfil informativo, Blogueiros amigos, Blogueiros que admiro e gosto do trabalho, Twiteiro pensador, Twiteiros bem-humorados), eu evito seguir muita gente justamente porque tenho o costume de ler toda a timeline, sempre acho que pode ter uma informação que me interessa, por isso costumo ler tudo, mas pra ler tudo preciso seguir um número mais reduzido de pessoas, tenho que seguir gente que realmente me acrescente alguma coisa, seja entretenimento ou conhecimento, seguir só por seguir não dá.

      Um Abraço
      @anakint

      • Ana,
        meu perfil não é privado. Por padrão essa notificação é ativada, você deve ter desativado. Se quiser ativar novamente vá em Settings – notifications e marque essa caixa “New Follower Emails Email when someone starts following me”…
        abraço.

    Deixe uma resposta