Google Adsense está alterando as regras do jogo, atenção!

O Júnior Silva escreveu um artigo no Quero Criar um Blog que me chamou a atenção. No artigo ele explica que o Google vai punir sites e blogs que abusam de anúncios em suas páginas, ou melhor, que abusam de anúncios antes da dobra. Essa diretriz está sendo chamada de Page Layout pela posição que fica na página.

Como trabalho com consultoria na área de monetização, com o principal produto sendo o Google Adsense, fui atrás de mais informações para saber o que precisaria alterar em meus blogs e nos blogs de meus clientes para não ter problemas com o Google. Afinal queda nas visitas quer dizer queda nos ganhos com o Google Adsense e qualquer outro programa de afiliados.

O que o Google diz a respeito

Matt Cutts, Chefe da equipe de Web Spam do Google, disse recentemente no Pubcon (9 de novembro) que os sites e blogs que não priorizam o conteúdo antes da dobra, podem ter problemas com as pesquisas no Google.

Isso quer dizer, se você aproveita o espaço antes da dobra (parte da página que é mostrada quando se abre um blog, sem necessidade de rolar a página) para colocar somente anúncios, deixando dessa maneira seu visitante confuso e gerando cliques sem necessidade, você pode ser penalizado no mecanismo de pesquisa. Suas visitas irão cair. E isso não tem nada a ver com o Google Panda.

O que o Google Adsense diz a respeito

O Google Adsense está mudando as regras do jogo, atenção! O título do artigo não é mero acaso.

O Google Adsense, através do tópico de ajuda Onde devo colocar anúncios do Google em minhas páginas? orientava, conforme a imagem abaixo, quais seriam os melhores locais para inserir seus anúncios.

Inclusive o Google diz, nessa página:

Determinados locais tendem a ser melhores que outros. Este “mapa de pontos preferenciais” representa a posição ideal em uma página. As cores vão do laranja escuro (melhor desempenho) ao amarelo claro (pior desempenho). De maneira geral, os anúncios posicionados acima da dobra normalmente têm um desempenho melhor do que aqueles posicionados abaixo da dobra. Os anúncios posicionados próximo a regiões ricas em conteúdo e a elementos de navegação apresentam bom desempenho porque os usuários concentram a atenção nessas áreas da página.

melhor local para anuncios do google - antigo

Repare na imagem, os anúncios estão em volta do conteúdo. Todos os editores do Google Adsense que tem alguma experiência com o programa de afiliados utilizam essa imagem para se basear no momento de começar a fazer testes em seus blogs. E não somente para o Google Adsense, mas para qualquer outro programa de afiliados e venda direta de anúncios. Mas isso não vale mais e se você seguir as orientações dessa página, poderá ser punido.

A página de orientação para colocação de anúncios no seu blog agora é Práticas recomendadas para o layout de sites e anúncios. E temos novas imagens, não mais alertando para os melhores locais para posicionamento, mas sim para como o conteúdo deve aparecer para o visitante de sua página. Blogs que colocam somente anúncios antes da dobra, não colocando qualquer conteúdo, podem ver suas visitas cairem rapidamente.

melhor local para anuncios do google

Esse é um modelo de página que, segundo o Google, prioriza o conteúdo aos anúncios. Na página de práticas recomendadas você encontrará ainda mais duas imagens, uma mostrando outro exemplo correto e uma com um exemplo de página que pode ser punida.

Como evitar ser punido pelo Google devido a anúncios no blog

O Google dá algumas orientações que podem nos ajudar a não sermos punidos pelo mecanismo de busca.

  1. Pense primeiro em seu visitante, crie uma página que seja fácil de navegar e encontrar o conteúdo.
  2. Escolha estilos de anúncios que os visitantes possam ler com facilidade.
  3. Os anúncios não podem atrapalhar o visitante a encontrar o que procura, principalmente antes da dobra.
  4. Seus anúncios tem que ser parecer com anúncios, ou seja, não tente enganar o visitante, induzindo ele a clicar em anúncios pensando que é conteúdo ou um link para download.
  5. Não alinhe anúncios com imagens (lado a lado) ou próximo a botões de download ou que imitem a formatação dos anúncios.
  6. Não tente induzir ao clique, chamando os anúncios por outros nomes como recursos ou outra maneira que engane o visitante.
  7. Não coloque anúncios em lugares que podem ser confundidos com links de menu, navegação ou download (abaixo do menu?).
  8. Você pode colocar 3 blocos de anúncios, 3 blocos de links e 2 caixas de pesquisa em cada página, mas não faça isso, pois pode haver problemas para encontrar o conteúdo.
  9. Pergunte a si mesmo: Meu conteúdo é fácil de encontrar? É fácil diferenciar o conteúdo e os anúncios do meu site? Se a resposta das duas perguntas for sim, você está no caminho certo.

Existe uma ferramenta do Google que pode lhe ajudar a entender se o seu conteúdo está correto ou não, a http://as-abovethefold.appspot.com/. Basta digitar a url de um de seus artigos e fazer o teste. Se algo estiver fora das especificações, proceda as mudanças.

Conclusão

É lógico que o Google precisa, constantemente, fazer alterações em seus produtos. Nós como editores de conteúdo e utilizadores dos programas de afiliados, precisamos ficar atentos a essas mudanças, para não sermos pegos desprevinidos.

Você já está avisado, agora é com você, procure analisar os pontos que foram destacados aqui no artigo em seu blog e se algo não estiver de acordo, altere imediatamente.

Qualquer dúvida, deixe nos comentários.

Quer conhecer a técnica que usei para ganhar R$ 1.091,80 em menos de 48 horas?

Gustavo Freitas

Problogger, empreendedor digital e criador do Método Start. Você conhece todos os meus projetos no Gustavo Freitas.Net.

Website: http://gfsolucoes.net

    36 Comentários

    1. Anaxmandro

      Muito bom esse artigo, ele serve de alerta para nós, temos que buscar sempre estar atentos a todas as mudanças que vão aparecer. Valeu Gustavo.

    2. Olá Gustavo, entendi o recado acerca do Google Adsense.

      Umas Perguntas: Se eu não tiver uma conta do Adsense, eles têm o direito de colocar anúncios deles em meu blog?.

      Qual dobra o Google se refere?

      Se eu criar uma conta no Adsense em nome de minha esposa, neste caso em meu perfil posso colocar o nome dela como Editora Também? Nos posts ela aparecerá como Autora também?

      • A dobra é o espaço que você vê quando abre um site, antes de rolar pra baixo da página.
        Você pode usar sim uma conta no nome da sua esposa e ela não precisa ser editora nem aparecer no blog.

    3. Muito bom o Post Gustavo, como sempre seus artigos são ótimos em eficiência. Para mim que estou iniciando no Adsense, e que já ganhei uns US 0,46. kkk… é bom ficar informado sobre essas questões. Obrigado!

    4. Alfredo G.

      Não sei se foi sem querer, se não percebeu…mas você está usando 6 anúncios do adsense nessa página!!!

    5. Para min que setou começando um negocio on-line e que pouco tempo atras internet era so para ver videos no youtube e fazer alguma pesquisa de vez em guando bom saber e contar com mais um aliado de muito conhecimento como voce Gustavo.
      Valeu.
      ATT.
      Antonio

    6. Olá Gustavo,
      Ótimo artigo como sempre.
      Acho correto o Google querer mudar as regras para poder priorizar os anunciantes, pois são eles “que nos pagam”, mas eu tenho algumas dúvidas sobre isso:

      Como fica o banner 728×90 no topo?
      Fiz a comparação na página do google através da sua dica e o primeiro banner 300×250 está logo abaixo da dobra, mas o conteúdo começa logo depois do banner.
      Acha que posso ser punido, pois as minhas visitas orgânicas estão caindo um pouco e a taxa de rejeição está subindo rapidamente.
      Se puder dá uma olhada em meu blog lhe agradeço imensamente.

      • Nilton,
        você corre grandes riscos de ser punido sim. Você tem que reduzir esse cabeçalho e o menu urgentemente. Eu uso banner 728×90 sem problema, mas com um cabeçalho e um menu como o seu, está inviável.
        abraço.

        • Valeu Gustavo,
          Obrigado pelas dicas.Vou seguir seus conselhos.
          Vou retirar o menu, mas sobre o cabeçalho o que você se refere é a logo? É a logo ao lado dele?
          Vou tentar colocar o banner de 728×90 onde fica o menu das categorias.

          Fico muito grato por sua resposta.

            • Obrigado pela resposta Gustavo. Vou realizar as mudanças, inclusive comprei outro tema que estou configurando para substituir o atual.

    7. Olá, Gustavo.

      Sempre que procuro algo sobre o Adsense acabo visitando seu site. Gostaria de saber se alguma das informações que você passou neste post serviram para que você obtivesse melhores rendimentos com o Adsense? Os meus rendimentos caíram sensivelmente, mas tenho buscado soluções para voltar a aumentá-los.

      Parabéns pelo post!!!

    8. Acho que acabo de ser punido pelo Google por causa disso. Vou seguir as dicas do Gustavo Freitas e tentar reverter o quadro, diminuindo o número de anúncios e priorizando mais o conteúdo, pois os Page Views do blog Meu Gadget caíram de 50.000 para 15.000 em uma semana. Espero que funcione.

    9. O google é sempre bom e chato,, Faz regras e depois quer alterrar, aff Gustavo, eles se acham demais, ,

      • Rafael,
        na verdade eles são demais…rs…dependemos muito dele e do seu perfeito funcionamento.
        sucesso.

    10. Quero agradecer suas informações, que já recebo por email, mas ao aplicar as informações deste post, já melhorou e muito, inclusive os ganhos, visto que eu mesmo edito e aliás “trabalho só” entre aspas porque não seria possível sem a ajuda de informações valiosas como essa.
      Obrigada!!!!!

      • Lourdes,
        obrigado pelo comentário, fico feliz, meu objetivo ao escrever um artigo como esse é compartilhar o que aprendo, para que outros possam se beneficiar,
        abraço.

    11. Olá, Gustavo!

      Apesar de eu já ter completado alguns anos com meus blogs, somente agora estou me dedicando ao Google Adsense. Seus artigos têm sido um apoio muito importante – e só tenho a lhe agradecer por isso.

      Eu havia lido sobre estas mudanças, mas este texto as explicou de forma bastante clara. É mais uma ação importante do Google, para mostrar que o mais importante em um site ou blog continua sendo o conteúdo.

      Um abraço!

      • Adelson,
        obrigado pelo comentário.
        Se priorizamos o conteúdo acredito que não haverá problemas sérios com o Google, principalmente com o Google Adsense.
        abraço.

    12. Boa Noite Gustavo Excelente artigo as visitas orgânicas originadas do Google cairam bastante, estou sempre atento fazendo as modificações necessárias.Obrigado por compartilhar essas informações a nós editores.Um Abraço Roberto

      • Roberto,
        várias mudanças estão acontecendo no Google e isso irá afetar, de uma maneira ou outra, todos os blogs e sites. Cabe a nós nos prepararmos e buscarmos outras alternativas, como as redes sociais, para manter nossas visitas.
        abraço.

    13. Olá, Gustavo eu realmente venho acompanhando essas eventuais mudanças nas politicas do Adsense, que por enquanto não foram claramente definidas pela própria Google. Espero que a Google não nos deixe desorientados com essas ambiguidades por muito tempo e defina claramente que mudanças ela efetivamente implementara. E que, óbviamente essas novas politicas sejam concominantes entre o “Search” e o Adsense.
      Mudando um pouco de assunto voce sabe o que esta acontecendo com o programa Luminete?
      Um abraço

      • Maurício,
        realmente está, nesse momento, acontecendo ambiguidades na política, mas assim que eles retirarem a página antiga do ar, passa a valer a nova, por isso precisamos ficar atentos e nos alertar, uns aos outros.
        Quanto ao Luminate eles estão informando que estão com problemas técnicos. Uma pena, pois o serviço rendia bem e pagava em dia.
        abraço.

    14. Me parece excelente el cambio que están haciendo, justamente yo dejé de usar el adsense por ese motivo, no estaba de acuerdo con el desplazamiento del contenido de mi post por una publicidad.
      Lo que nunca aprendí hasta ahora es cómo ganar por la apertura (vista) de mis post, podríame sugerir, estimado Gustavo, algunos de sus post al respecto, yo no lo encuentro por las dificultades idiomáticas.
      Gracias! y saludos cordiales desde Asunción,Paraguay

    15. Olá Gustavo!

      O conteúdo ficou exelente, realmente quem quer permancecer na blogosfera tem que atualizar-se constantemente e pôr novas abordagens como estas em prática, acredito que aí mora a explicação do porquê 98% dos novos bloggers desistem.

      Recentemente percebi uma queda de visitas drástica no meu blog e gostaria da sua opinião sobre. Por que na busca do google os conteúdos do meu blog estão aparecendo com uma sobra cinza?

      minhas visitas caíram e descobri que na busca do google meu blog fica com esta sobra, será que foi o posicinamento do anúncio?

      -detalhe, minha visitas caíram gradativamente de 6000 diárias para 3000 diárias em poucas semanas e eu uso o Avast anti-vírus e não sei se isso tem algo haver.

      Mais uma vez parabéns e continue fazendo sucesso.

    Deixe uma resposta