GF Soluções

Simplificando a Tecnologia e a Internet

Google Adsense: Você tem 3 dias para fazer alterações no site

Autor: Gustavo Freitas 18 de setembro de 2012 12 Comentários

O Google Adsense mandou uma mensagem solicitando modificações em meu site no prazo máximo de 3 dias, o que fazer?

Recentemente recebi, pela 1ª vez em mais de 4 anos trabalhando com o Google Adsense, uma mensagem com o título igual ao desse artigo. Nesse artigo vou relatar o que realmente aconteceu e como solucionei o problema.

O que é o Google Adsense?

Se você chegou a esse artigo e não sabe o que é o Google Adsense, ele é um programa de afiliados do Google, utilizado em blogs e sites para gerar renda tanto para o Google como para os blogueiros que delem utilizam. Maiores detalhes no link abaixo.

Qual o motivo do Google enviar uma mensagem com esse formato

blog rejeitado

Existem vários motivos que podem levar o Google a enviar uma mensagem nesse formato (ou com um formato semelhante) e certamente todos eles terão relação com o regulamento do programa Google Adsense. Alguns exemplos são:

  • Material protegido por direitos autorais
  • Conteúdo adulto (e aqui uma simples foto de biquini pode ser confundida como conteúdo adulto, então cuidado)
  • Conteúdo violento
  • Conteúdo que promova discriminação ou intolerância racial
  • Outros

Conteúdo violento

No meu caso, o texto enviado no e-mail dizia o seguinte:

Olá,
Este e-mail de aviso alerta que existe uma ação necessária para que a sua conta esteja em conformidade com as nossas políticas do programa AdSense. Fornecemos detalhes adicionais abaixo, juntamente com as ações que deve efetuar.
N.º de ID do problema: [editado…]
Web site afetado: [editado…]
Página de exemplo onde ocorreu a violação:[editado…]
Ação necessária: Efetue as alterações no seu web site no prazo de 72 horas.
Estado atual da conta: Ativo
Explicação da violação:

VIOLÊNCIA/SÓRDIDO: conforme expresso nas políticas do programa, os publicadores do AdSense não podem colocar anúncios do Google em páginas com conteúdo violento ou perturbador, incluindo Web sites com textos ou imagens sórdidos. Para obter mais informações sobre esta política, consulte o nosso centro de ajuda (https://www.google.com/adsense/support/bin/answer.py?hl=pt_PT&answer=105954).

VIOLÊNCIA: conforme expresso nas políticas do programa, os publicadores do AdSense não podem colocar anúncios do Google em páginas com conteúdo violento. Isto inclui Web sites com conteúdo relacionado com ossos partidos, ser atropelado por comboios ou automóveis ou pessoas que sofrem
ferimentos graves. Para obter mais informações sobre esta política, consulte o nosso centro de ajuda
(https://www.google.com/adsense/support/bin/answer.py?hl=pt_PT&answer=105954).

Como resolver

Se recebeu uma notificação relativa ao conteúdo da página, remova o conteúdo do seu web site ou remova os anúncios das páginas em violação. Se recebeu uma notificação relativa à forma como os anúncios estão
implementados no seu web site, efetue as alterações necessárias à sua implementação. Reveremos automaticamente o web site de novo decorridas 72 horas.

Não é necessário que nos contacte se efetuar alterações. Tenha em atenção que se não efetuar as alterações no prazo necessário, a publicação de anúncios será desativada no web site acima. Além disso, tenha em atenção que o URL acima é apenas um exemplo e de que as mesmas violações podem existir noutras páginas deste web site ou noutros dos seus web sites.

Para reduzir a probabilidade de futuros avisos nossos, sugerimos que reveja todos os seus web sites para garantir que estão em conformidade. Para mais informações relativas às nossas notificações de aviso de política, visite o nosso Centro de Ajuda:https://support.google.com/adsense/bin/answer.py?hl=pt_PT&answer=1378153&ctx=topic.

Desde já, agradecemos a sua colaboração. Atenciosamente, A Equipa do Google AdSense.

O relato era de um novo blog de notícia, o GF Notícias, onde tenho vários autores que escrevem sobre assuntos variados. O artigo relatado como violento falava sobre o filme mais perturbador de todos os tempos e tinha um vídeo com um trailer (que está no Youtube). O filme realmente não é muito o meu tipo, mas nunca imaginei que me daria problemas com o Google Adsense.

O aviso, se não cumprido em 72 horas poderia acarretar na suspensão dos anúncios em todo o site em questão e não da suspensão ou desativação da conta.

A solução foi excluir o artigo e aguardar passar o prazo pra ver se estaríamos de acordo com o regulamente, mas fui além e procurei por outros artigos semelhantes e exclui eles também.

Fique atento ao regulamento do Google Adsense

Quem já leu meu e-book gratuito com dicas para ganhar dinheiro com o Google Adsense sabe que essa é a 1ª dica que dou. Conheça o regulamento do Google Adsense.

Fique atento também as mensagens que eles podem te enviar. Essas mensagens são enviadas, geralmente, pelo e-mail adsense-noreply@google.com então se certifique de que ele não vá para o spam de seu serviço de e-mail. E mantenha um e-mail válido e que você monitore diariamente na conta do Google Adsense.

A mesma mensagem também fica disponível na interface do Google Adsense em Página inicial – Mensagens. Se você tiver acesso a mensagem somente após esse prazo, não terá muito do que reclamar.

O que fazer quando receber um e-mail desses

Se você receber um e-mail desses o que tem a fazer é tentar entender o que aconteceu. No meu caso o e-mail esclareceu tudo, mas nem sempre será assim. Não responda esse e-mail pedindo mais detalhes, ele é um e-mail que não é monitorado e não será respondido. Se precisar de ajuda procure em grupos do Adsense no Facebook ou então no fórum oficial do Google Adsense.

Seja qual for a sua decisão, tome logo e coloque em prática. Na dúvida, retire todos os anúncios do Google Adsense de seu blog até entender o que está acontecendo.

Conclusão

Espero que o relato do acontecido comigo o ajude a, primeiro, evitar o mesmo problema e, segundo, resolvê-lo rapidamente caso aconteça algo parecido com você.

E você, já recebeu algum e-mail parecido do Google Adsense? Compartilhe conosco sua experiência.

Problogger, Consultor para desenvolvimento e monetização de sites e blogs e Professor universitário. Você conhece todos os meus projetos no Gustavo Freitas.Net. Que tal aprender a criar um blog de nicho e ganhar dinheiro na internet?.

12 comentários

  1. Paulo Kampus disse:

    Olá Gustavo !

    Esse problema aconteceu em um site que faço manutenção…o responsável adicionou em um post umas fotos sensuais…e o Google imediatamente bloqueou o adsense no citado site…e ainda ameçou bloquear a conta por completo.

    Tudo bem… Existe uma política deles e aceita entrar quem quiser…Concordo que a empresa dever fazer esse tipo de fiscalização pra evitar transtornos…mas acho que está sendo radical demais…e não está fazendo de forma correta…pois existe alguns casos que qualquer palavra fora dos “padrões” ele ja tira as publcidades do ar…deixando aquele espaço em branco…e se o post não retirado imediatamente eles bloqueiam nossa conta…

    Creio que o Google deveria averiguar as palavras,frases enfim…no seu devido contexto…

    Já existe na internet muitas reclamações e decepções com essa empresa…
    [editado pelo administrador...]
    Paulo Kampus postado recentemente…Sexualidade – A necessária educação sexualMy Profile

    • Paulo,
      precisamos em algum momento pensar também no outro lado. Se eu fosse um anunciante e não quisesse a minha marca relacionada (é o que acontece quando aparece um anúncio junto com um texto) a determinada palavra ou assunto, por exemplo, tenho uma loja de produtos evangélicos, cristãos, católicos, etc e não quero meu anúncio relacionado a assuntos de nudez (mesmo que fotos sensuais e não nudez explícita) e eles aparecem, iria exigir da empresa responsável pela intermediação o dinheiro de volta e ainda danos morais, pois minha marca ficou prejudicada.

      As empresas que contratam o Adwords tem como fazer isso, evitar determinadas palavras? Sim e não, não é uma tarefa simples e não é 100% seguro. O Google então tem que entrar em cena e zelar pelo que oferece.

      Não estou defendendo o Google (até por que eles não precisam de minha defesa), mas se não aceito isso, basta me descadastrar do programa e utilizar outros que me dão maior poder e mais atenção quando reclamo. Eu falo sobre isso no artigo “A realidade dos programas de afiliados no Brasil” que escrevi no Quero Criar um Blog, segue o link, caso queria ler.
      http://querocriarumblog.com.br/a-realidade-dos-programas-de-afiliados-no-brasil/

      abraço e muito obrigado pelo comentário.
      Gustavo Freitas postado recentemente…Concurso Internacional de Desenho em CorelDRAW de 2011My Profile

  2. Almy Fróes disse:

    Bom, ja recebi um aviso semelhante ao do rodrigo e na duvida preferi nao arriscar =p
    Almy Fróes postado recentemente…Diabetes: conheça nossas dicas para se prevenir e evitá-la!My Profile

  3. Eu recebi esse email e já arrumei o site porém o email não informa os motivos mais como existem regras vamos cumprir.
    Vender Perfumes Importados postado recentemente…Por: Faça um marketing poderoso na internet | Harmonia NaturezaMy Profile

  4. Olá Gustavo. Recebi também um e-mail como este. Não sei bem qual o critério para monitoração. Explico o porquê. O blog a que eles se referiram para mandar o alerta é um blog com menos de um mês de vida e nem 50 visitas diárias. Falo isso porque tenho outros com milhares de visitas a mais que este e com o mesmo problemas, mas que não receberam qualquer menção. Para resolver meu problema foi apenas trocar o título do widget que havia colocado. Lá estava “anúncios publicitários” e me pediram para colocar apenas “anúncios” ou “hiperligações patrocinadas”. Estranho mais ainda pelo fato de ver o pessoal usando os blocos de anúncios sem qualquer menção ao fato de ser anúncio e isso não ser um problema. Um abraço para você, meu amigo.
    Rogério Souza postado recentemente…Produções da Semana 6My Profile

  5. Jordão Felix disse:

    Olá Gustavo, tudo bem meu amigo? Esse post é de grande importância para todos os blogueiros, mesmo lendo todos os regulamentos do Adsense e suas políticas, às vezes passamos por desapercebidos e acabamos tendo esse tipo de problema, que se não for resolvido logo acaba com a parceria.

    Obrigado por compartilhar suas experiências e esse acontecendo conosco, pois é a partir daqui que muitos abriram os olhos para o regulamento do Google Adsense.

    Abraço.
    Jordão Felix postado recentemente…Concurso Internacional de Desenho em CorelDRAW de 2011My Profile

  6. Valeu pela dica, não sabia desses detalhes, que uma simples foto poderia causar esse tipo de coisa.

    Apesar do meu blog não conter esse tipo de material não custa nada ficar ciente, portanto obrigado pelo esclarecimento.
    Dermeval Junior postado recentemente…Ganhar dinheiro sem gastar dinheiroMy Profile

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

CommentLuv badge

Procurar


Artigos por e-mail

Não sabe o que são feeds, confira clicando aqui

Digite seu e-mail:

by FeedBurner


Parceiros


ganhar dinheiro