Google Gears no WordPress

Nesse artigo estarei falando sobre a interação do WordPress com o Google Gears, meu objetivo aqui não é explicar o que é o Google Gears, mas sim ensinar a utilizar a nova função Turbo do WordPress para acelerar suas tarefas na administração do WordPress.

WordPress 2.6
A partir do WordPress 2.6 apareceu na parte superior direita da administração um menu chamado “Turbo” (entre outros novos recursos). Essa foi uma das grandes novidades dessa versão, pois integra o WordPress com o Google Gears (projeto do Google que possibilita que algumas aplicações possam ser acessadas offline. No caso do WordPress o Gears atuará na área administrativa (imagens, arquivos, tudo que envolve a área administrativa) o que dará mais rapidez (por isso o nome Turbo, eu acho) quando precisar acessar a área administrativa que geralmente é muito lenta para carregar, independente da velocidade da conexão.

210 Project365
Creative Commons License photo credit: 91RS

Como utilizar

Para utilizar o Turbo, você precisa ter o Google Gears instalado na máquina, se não tem certeza se o Gears está instalado ou não, basta clicar em Turbo e seguir as orientações da tela que aparecerá. Se tiver o Gears na máquina você será convidado a ativar o Gears, clique em “Enable Gears” e siga em frente. Selecione “este site é confiável” e em “Permitir”, o Gears irá baixar os arquivos para seu computador, o que irá acelerar as próximas conexões.

Agora se o Gears não estiver instalado aparecerá uma tela pedindo para instalar o Gears, clique em “Install Now”, na página do Gears clique em “Install Gears” marque a caixa “Agree and download” e o download começará, quando terminar clique no arquivo GoogleGearsSetup.exe e proceda a instalação. Ao terminar clique em “Restart Browser Now” e o browser será reiniciado.

Entre novamente na área de administração do blog e clique novamente em “Turbo” e a tela de ativação do Gears será apresentada (assim como descrevi no caso de você já ter o Gears instalado na máquina) e os arquivos serão baixados na máquina, você precisa fazer esse procedimento em todos os blogs wordpress que possuir e não faça esse procedimento em um “computador público”, ou seja, que é utilizado por outras pessoas além de você.

Maiores esclarecimento podem ser encontrados também no pBlog, aonde aprendi a utilizar essa ferramenta há algumas semanas.

Maiores detalhes sobre o Google Gears

Se estiver interessado em aprofundar seu conhecimento no Google Gears ouça o podcast que o Digital Paper gravou sobre o assunto.

Quer aprender como ganhar dinheiro na internet com conteúdo gratuito?

Gustavo Freitas

Problogger, empreendedor digital e criador do Método Start. Você conhece todos os meus projetos no Gustavo Freitas.Net.

Website: http://gfsolucoes.net

    Deixe uma resposta