Google lança ferramenta para gerenciar dados após sua morte

Google lança ferramenta para gerenciar dados após sua morte.

A grande maioria das pessoas não faz planos para a própria morte. Isso inclui não fazer um seguro de vida (esse nome é estranho, não é mesmo?) e conversar com a família sobre a continuação dos negócios, principalmente se você é um empreendedor ou possui um negócio online.

Esse artigo foi publicado originalmente em 15 de abril de 2013.

Alguns meses atrás li um artigo muito interessante no blog do Pat Flynn escrito por um advogado, onde abordava sobre o que fazer com um negócio online após a morte do empreendedor. Pensei durante muito tempo em escrever algo parecido aqui no GF Soluções, mas acabei deixando a ideia passar. Sugiro que leiam o artigo.

O Paulo Faustino também abordou o assunto recentemente no artigo “Qual o futuro do seu negócio em caso de morte?” que também recomendo a leitura.

Com esses excelentes artigos publicados não vejo necessidade de falar sobre os mesmos tópicos já abordados, então meu foco hoje é continuar o assunto e divulgar uma ferramenta lançada recentemente pelo Google que pode lhe ajudar em alguns passos que os dois autores abordam em seus artigos.

Google lança ferramenta para gerenciar dados após sua morte

Gerenciador de Contas Inativas do Google

O Google lançou, no dia 11 de abril de 2013, a ferramenta Gerenciador de Contas Inativas. O artigo “Plan your digital afterlife inactive account manager” publicado no blog Google Public Policy apresenta o serviço.

Poucos gostam de pensar sobre a morte – especialmente a nossa. Mas fazer planos para o que acontece depois que você se foi é realmente importante para as pessoas que deixamos para trás. Então, hoje, estamos lançando um novo recurso que faz com que seja fácil de dizer ao Google o que você quer fazer com seus ativos digitais quando você morre ou não pode mais usar sua conta. O recurso é chamado Gerenciador de Contas Inativas” (tradução livre).

Como utilizar a ferramenta

Principais funcionalidades do Gerenciador de Contas Inativas do Google.

Limite de tempo

Você define um tempo limite, após o qual sua conta pode ser classificada como inativa. O período do tempo limite começa no seu último login na Conta do Google.

Avise-me

O Gerenciador de contas inativas alertará você por e-mail ou mensagem de texto antes que o tempo limite termine.

Notificar contatos e compartilhar dados

Adicione contatos de confiança que devem ser avisados que você não está mais usando sua conta. Você também pode compartilhar dados com eles, se quiser.

Como alternativa, exclua a conta

Se desejar, instrua o Google a excluir sua conta em seu nome.

Para utilizar a ferramenta Gerenciador de Contas Inativas do Google, siga os passos abaixo:

  1. Acesse https://www.google.com/settings/u/0/account/inactive
  2. Clique em Configuração
  3. Em Avise-me, coloque um número de telefone celular e adicione um e-mail alternativo
  4. Em Limite de tempo, defina qual o período pra tornar sua conta inativa, o padrão é 3 meses (é o mínimo)
  5. Em Notificar contatos e compartilhar dados adicione um contato confiável que irá receber instruções para acessar sua conta após sua morte e Defina uma resposta automática para o Gmail
  6. Você também pode selecionar “Excluir minha conta” e tudo será apagado após o período definido, inclusive postagem em blog no Blogger, vídeos publicados no Youtube e outros
  7. Agora é só clicar em Ativar

Se em algum momento quiser fazer qualquer modificação, é só acessar novamente e fazer a mudanças que quiser. Se não quiser mais utilizar a ferramenta, basta clicar em desativar.

E você, já pensou no que fazer com seus dados após sua morte? O que achou da ferramenta do Google? Irá utilizar? Deixe seu comentário.

Quer conhecer a técnica que usei para ganhar R$ 1.091,80 em menos de 48 horas?

Gustavo Freitas

Problogger, empreendedor digital e criador do Método Start. Você conhece todos os meus projetos no Gustavo Freitas.Net.

Website: http://gfsolucoes.net

    6 Comentários

    1. Aha..sempre me peguntei o que seria dos meus perfis na internet apos a morte… Google como sempre pensa em td e mais um pouco!

    Deixe uma resposta