Guest Post: A importância de se linkar outros blogs

Esse artigo é um Guest Post escrito por Alan Niemes. Ele é estudante e tem apenas 17 anos, mas isso não o impede de mostrar todo o seu talento no Análise Blogueira, blog que mantém sobre blogs e técnicas de SEO (assunto desse guest post). Se você ainda não conhece seu blog lhe convido a conhecer, e se gostar, assinar seus feeds.

Fui convidado pelo Gustavo Freitas, após minha entrevista com ele, a criar um guest post sobre SEO aqui no GF Soluções, e chegamos à conclusão de que seria interessante um artigo abordando a importância de se linkar outros blogs enquanto escrevemos nossos próprios posts, já que o próprio Gustavo criou sua campanha para incitar a linkagem para outros blogs.

guest post

Podemos linkar para outros blogs em várias situações, sendo que isto não significa, em todos os momentos, dar de presente visitantes seus a outro blog. Sempre procuro oferecer um conteúdo externo em meu blog caso não tenha algo interno sobre o assunto para apresentar. Mas claro que você pode tomar alguns cuidados, como fazer os links externos abrirem em uma nova janela, para garantir seus visitantes. Mas sobre este assunto existem muitas divergências, e não me convém apresentá-las ou opinar sobre elas agora. Portanto, passo a citar as vantagens de apontar outros blogs em seus posts.

1. Você ganha credibilidade

Eu me lembro que no início do Análise Blogueira, quando eu ainda não tinha nenhuma reputação na web, passei a linkar alguns blogueiros, como o Catarino, do Blog do Catarino. Assim, com este blogueiro e vários outros passei a adquirir uma amizade, por mais simples que fosse. Estes passaram a comentar em meus posts e citar meu blog em seus próprios blogs, como forma de retribuir o que eu lhes havia proporcionado.

Linkar outros blogs é uma forma automática de ganhar um pouco de credibilidade com os blogueiros que você linka e, também, com os leitores deste blogueiro, caso você receba um link recíproco.

2. Você é linkado como retribuição

Como dito na ideia anterior, você geralmente passa a ser linkado pelo blogueiro que linkou pois este procura retribuí-lo de alguma forma, se o seu trabalho tiver devida qualidade para isto. São links em praticamente todos os casos, especialmente se você estiver apontando blogs de tamanho relativamente igual ao seu ou menores.

A blogosfera é, na maioria das vezes, um local pacífico e amigo. E é apenas por isto que “links recíprocos naturais” acontecem.

3. Você poupa tempo

Ser orgulhoso pode lhe custar um bom tempo de trabalho. Geralmente, quem não gosta de linkar outros blogs prefere produzir todo o conteúdo em seu próprio blog, mesmo sendo original. Mas em alguns casos isto não é tão necessário e nem tão produtivo.

Você só deve criar seus próprios posts com conteúdo já existente na web de forma natural, e não tentando fazer tudo em um único dia. Neste caso, o melhor que você tem a fazer é linkar posts externos e, após produzir conteúdo do mesmo assunto em seu próprio blog, basta substituir o link utilizado.

4. Você torna-se útil aos seus visitantes

Quanto mais informações puder passar aos visitantes, melhor. Seja esta interna ou externa. Sempre que você achar que seus leitores podem ter dúvidas a respeito de algum tópico abordado, não tenha medo de citar outros textos para adicionar informação útil à quem o lê. Dessa forma, as chances de seus leitores se fidelizarem ou te linkarem aumenta assustadoramente.

5. Você ganha visitas automaticamente

Caso você esteja linkando para blogs em plataformas que aceitam trackbacks (que são parecidos com comentários na área do post linkado), você pode receber algumas visitas automaticamente, principalmente se o blog linkado recebe um índice alto de visitas e se você criou o trackback pouco tempo após o texto linkado ser lançado.

6. Você evita a teoria da concentração de PageRank

Os blogueiros americanos alertam: várias páginas que utilizam NoFollow nos links e são linkadas frequentemente mantêm o PageRank nelas e não o passam para mais ninguém, fazendo com que o ciclo pare de funcionar.

Tudo funciona mais ou menos assim: sempre que um blog é linkado, o seu PageRank aumenta. Caso uma página tenha um PageRank 4, este valor será distribuído por todos os links DoFollow que esta página tiver. Caso nenhum link seja DoFollow, nada deste PageRank vai ser passado, concentrando isto e fechando o ciclo. Isto faz com que o PageRank e a relevância de páginas na web não seja passada para frente, travando tudo.

Por isto, tenha o mínimo de humildade e passe o seu Link Juice para frente. Não custa nada e o seu PageRank e relevância não vão ser perdidos com isto.

Dica para linkar outros blogs com eficiência e sem perdas

Sempre que você linka outros blogs pode tomar uma precaução para manter os visitantes em suas páginas sem mais problemas: abra links externos em uma nova janela ou aba. É assim que costumo proceder no Análise Blogueira e em outros blogs meus: sempre que estou citando um link externo, estes abrem em nova janela ou aba. Já os links internos, abrem na mesma janela ou aba. Isto não irá fazer mal aos seus leitores. Muito pelo contrário: na maioria dos casos é até muito útil, pois ele não precisa ficar voltando páginas em seu navegador para reacessar o seu blog e nem se perderá na leitura. Caso não tenha entendido nada sobre isto, este artigo do Gustavo pode lhe ajudar.

Esse artigo está em conformidade com a campanha de links na internet iniciada pelo artigo “Por que seu blog tem poucos links de outros blogs?”

Quer aprender como ganhar dinheiro na internet com conteúdo gratuito?

Gustavo Freitas

Problogger, empreendedor digital e criador do Método Start. Você conhece todos os meus projetos no Gustavo Freitas.Net.

Website: http://gfsolucoes.net

    0 Comentários

    1. Sou blogueiro a menos de um ano e sempre fiz esses procedimentos naturalmente. Acho até que é questão de bom senso. É o velho ditado: “É dando que se recebe”. Busquei muita informação no início para não meter os pés pelas mãos e hoje ainda me falta aprender muito, mas já venho colhendo bons frutos.

      Muito boa a sua publicação, parabéns.

      Me responde uma coisa. Reparei que em todos que colocaram comentários e que são blogueiros ficou um link para alguma postagem que eles fizeram. Gostaria de saber como fazer isso no meu blog também. Poderia me ajudar?

      Abraços.

    2. Juliana Z. Lazarini

      Parabéns, a muito procurava explicações a respeito
      dos links relacionando outros blogs,sua postagem
      tem mais clareza, ajudou muito. Obrigada.

    3. Excelente post Alan.
      A unica coisa chata é encontrar outros blogs que aceitem guest post.
      Uma lista com blogs que aceitem guest post sem nofollow seria muito bom.
      Eu tenho vários blogs de diferentes nichos e aceitaria guest post em troca de 1 ou 2 link sem nofollow.

      Abs fica ai a idéia de um novo post!

    4. Olá Alan e Gustavo,

      Parabéns a ambos pelo Guest Post!
      Eu sou a favor dessa iniciativa, inclusive já publiquei 2 GP, sendo um deles no fantástico Info Macross (o blog da Sandra).

      Sem dúvida além de fortalecer parcerias, contribui para a divulgação de ótimos trabalhos.

      Abraços.
      .-= Iúri publicou o artigo Como Saber se um Link no E-mail é Perigoso? =-.

      • Iúri,
        fico feliz que participe de nosso pensamento,
        e fique sabendo que já está mais que convidado para um Guest Post aqui no GF Soluções,
        um abraço.

    5. Olá Gustavo! Olá Alan!
      Ótimo artigo!
      Eu faço isso sempre que encontro conteúdos relevantes em outros blogs que serão úteis aos meus leitores. Acho importantíssimo. Como o Alan disse, devemos ser humildes e linkar sem esperar nada em troca. Porém, quase que sempre recebemos um agradecimento em forma de link também. Eu agradeço assim quando sou linkada. É muito bom, aumenta nossa visibilidade e nosso círculo de amizades na blogosfera.
      Parabéns pelo artigo Alan!
      Um abraço!
      .-= Sandra-Info-Macross publicou o artigo Quer ganhar com blogs? Se esforce primeiro! =-.

      • Sandra,
        obrigado pelo comentário, linkar outros blogs é uma das atividades que devem ser “aprendidas” logo cedo pelos blogueiros,
        um abraço.

    Deixe uma resposta