Guest Post: Táticas para aumentar os comentários do seu blog

Esse artigo é um Guest Post escrito por Bruno de Souza. Ele trabalha com Análise de Mídias Sociais e SEO e estuda Marketing na Uniderp. É o administrador do Blog Marketing Digital 2.0 e já foi entrevistado aqui no Fala Blogueiro. Recomendo que acessem seu blog, os textos são de ótima qualidade.

Uma forma de medir a audiência e a qualidade do conteúdo do nosso blog são os comentários, pela quantidade e qualidade dos dados. É por isso que é crucial que em nosso blog, incentivarmos os usuários a comentarem nossos posts.

Existem algumas táticas ou manobras que podem ser utilizadas para aumentar o número de comentários em nosso blog.

  • Posts controversos
    Sabe-se que escrever sobre temas controversos, ou temas que você já sabe que geram um grande debate é essencial para incentivar os leitores a comentar. Eu pessoalmente não acho que escrever um monte de mensagens controversas é uma grande técnica, mas às vezes é bom ter um bocado de controvérsia.
  • Comentar em outros blogs:
    Se você faz comentários em outros blogs, provavelmente obterá algumas visitas e também comentários, a maioria dos leitores lê os comentários pra saber o que está sendo discutido, se seu comentário for daquele que traga valor ao post provavelmente os outros comentadores irão visitar seu blog. Experimente comentar algo que seja construtivo e que dê valor ao conteúdo comentado.
  • Terminar o post com uma pergunta:
    Uma técnica comumente usada por mim no Marketing Digital 2.0 e que uso praticamente em todos os posts. Esta técnica consiste em terminar o post com uma pergunta, deixar algo na tinta para o leitor deixar uma resposta, opinião ou ponto de vista sobre o assunto que você escreveu.
  • Promover os seus posts em outros blogs, fóruns ou redes sociais
    Esta técnica também é usada, e consiste em publicar ou divulgar nossos posts em outros blogs, em um comentário ou em fórum, mas tenha cuidado para não pecar e fazer spam tente focar a sua mensagem em algo relacionado ao tema da página que você está visitando, praticamente utilizo pouco esta técnica, mas alguns Blogueiros a utilizam em meu blog, alguns fazem comentários indicando posts relacionados com o conteúdo do post.
  • Plugin Top Commentators
    Este plugin permite você inserir um Widget na Barra Lateral do Seu blog, que mostra quem são os visitantes que mais deixam comentários no seu blog, é um plugin muito importante para fidelizar o ato de comentários entre os seus visitantes. Você pode baixar o plugin aqui.
  • Comentários Falsos
    “Ética? Claro que não é ético nós mesmos fazermos um comentário em nosso blog, mas também devemos reconhecer que é uma técnica para ganhar comentários e apreciação dos nossos leitores do blog, eu não uso, mas já vi em alguns blogs o uso dessa técnica.

E você o que acha dessas táticas? São válidas? Você conhece outra? Deixe sua opinião. 😀

Quer aprender como ganhar dinheiro na internet com conteúdo gratuito?

Gustavo Freitas

Problogger, empreendedor digital e criador do Método Start. Você conhece todos os meus projetos no Gustavo Freitas.Net.

Website: http://gfsolucoes.net

    0 Comentários

    1. Ótimo post, sim adorei, o Bruno de Souza fez um ótimo asrtigo, sabe por que? Porque conseguiu demonstrar que entende do assunto. Por favor releiam o 1 tópico que ele citou “Comentários controversos”, e também o último ponto, notaram a polêmica gerada com uma opinião pessoal dele que não é ética aos olhares da maioria aqui? Bom, o post era sobre aumentar os comentários de um blog, e ele conseguiu com a surpresa do final arrancar vários comentários dos visitantes aqui do GF, até este aqui. Foi demais! Parabéns!

      • Neemais,
        realmente ele demonstrou muito conhecimento e perspicácia ao colocar esse último tópico.
        sucesso.

    2. Palpiteria_por_Allessi

      Confesso que ando pensando em tirar ‘comentários’ do meu blog…
      Difícil o povo ‘palpitar’ por lá e é meio frustrante vc esperar um ‘diálogo’ e acabar só no monólogo rs

      Aliás, blog sem espaço pra comentário já são um fato, como no do ‘Jacaré Banguela’, ‘Te dou um dado’ e outros… O Brogui já anunciou no twitter que também vai tirar o espaço do blog dele.

      Mas enquanto eu tiver esperança do povo se animar a acrescentar ao post (comentário pra mim é isso) eu vou esperando 😉
      Abraço

      • Um dos desafios do blogueiro é justamente conseguir comentários de verdade em seus artigos. Mas chegar ao ponto de retirar os comentários é um pouco contraditório, mas por que digo isso, justamente por que a área de comentários é um dos pontos principais que distingue um blog de um site.
        O que posso lhe sugerir é que sempre que possível termine os artigos com uma pergunta.
        grande abraço.

    3. Alguém tem alguma ideia de como avaliar se o número de comentários de um blog está dentro do esperado? Há algum cálculo do tipo: número de comentários/número de visitas…?
      Obrigado.

    4. Sempre viualizava este botão nos mais variados blogs. Espero em breve contar com mais esta ferramenta para difusão do meu blog.

    5. Dicas muiTO boas. Encerrar a postagem com uma pergunta é bem simples e com grande impacto.

    6. Gostei das dicas gustavo, especialmente a 3ª dica, ja estou usando-a bastante pois me intereça saber a opinião dos leitores acerca da ideia desenvolvida.
      valeu primo!

      • Luiz,
        muito bom! Aconselho que, principalmente nesse começo, utilize muito também as dicas 2 e 4,
        um abraço.

    7. Andrea Pacheco

      Para principiantes em Blog como eu, as dicas são ótimas.
      Obrigada!

    8. Ola Gustavo,

      Gostei bastante do post. Mais o ultimo tem não recomendo. Particularmente gosto de uma conduta limpa e transparente.

      Um abraço
      Adriano Luz

    9. Genial brief and this mail helped me alot in my college assignement. Thank you as your information.

    10. Hahaha caí na táctica de novo! É legal, para mim, o que deixa um blogueiro super feliz, são os comentários, as dicas são ótimas mesmo! E claro, tem que esperar, um blog famoso, ytem mais comentários, óbvio, meu sonho é um dia chegar no meu blog e vê lá uns 34 comentários em um post, meu blog tem bastante comentários, mas nada comparado eo GF, espero um dia ser assim, visite: http://www.clubedarisada.com.br/ “Humor de qualidade” Hehehe essa é a dica nº 2! Abraços!

    11. Olá, Gustavo e Bruno!

      Como os demais, gostei muito do texto, com exceção dos falsos comentários. Mesmo quem está começando e não recebe comentários tem outras formas de consegui-los – como comentar os blogs de outras pessoas.

      Outro ponto importante que, em minha opinião, o texto não tratou é a resposta aos comentários (algo que o Gustavo sempre fez muito bem aqui). Saber que seu comentário é lido, analisado e respondido pelo autor do texto é um grande incentivo para voltar a comentar no futuro.

      Um abraço a vocês!

      • Adelson,
        muito bem colocado…responder aos comentários é essencial,
        obrigado por acrescentar ao artigo,
        um abraço.

    12. Ola Gustavo,
      Estava lendo a matéria e concordando com tudo até me deparar com “Comentários Falsos”
      “Ética? Claro que não é ético nós mesmos fazermos um comentário em nosso blog…”
      Porque vc acha anti-ético fazer comentário no próprio blog?Discordo de vc ou não entendi a intenção.Eu mesma fiquei anos sem comentar no meu próprio blog, até que meus leitores começaram a me cobrar a resposta dos questionamentos de outros leitores.Qdo eu respondia por e-mail ou no blog da pessoa que me questionava a impressão que ficava é que meu blog estava abandonado e sem respostas.Resolvi mudar e responder aos questionamentos no próprio meu próprio blog e vi que as pessoas retornavam para ler e abriam questionamentos em cima do que eu mesma postava!!!Porque vc acha isso anti ético? Gosto de ser ética!!! Mas posso estar errada.rsAguardo sua resposta.

      • Monique,
        o que o Bruno quiz dizer é quando o administrador do blog faz comentários falsos (ou seja, utiliza outro nome, fazendo-se passar por um visitante do blog), levantando debates e estimulando outros comentários.
        espero que tenha entendido,
        um grande abraço.

        • Obrigada pela atenção Gustavo!!!Fiquei até aliviada..rsrs Me preocupo muito em respeitar licensas, dar créditos e ser ética.Acho que muitos blogs por aí tendem a acabar pela falta de respeito.Grande abraço

    13. Gostei do artigo, exceto pela 6ª dica, concordando assim, com Ana Karenina (que se diga de passagem Bruno já faz valer na prática as dicas 1 e 3…, né, Gustavo? rs
      Achei boa a discussão e vou lançá-la no twitter, fazendo valer a dica 4, só que a favor do GF Soluções…rs

    14. Olá Gustavo e Bruno

      Muito interessante este artigo, coincidentemente publiquei hoje um também que diz respeito a comentários, caso queiram ler segue aqui o link ( http://www.dicasvariadasnaweb.com.br/2010/06/1-algumas-verdades-sobre-os-comentarios.html#more)

      Quanto ao tema do guest post, me permita comentar sobre cada um dos tópicos levantados.

      1. Quando você fala de temas controversos você quer dizer polêmicos? As vezes gera realmente boas discussões, mas eu como leitora não gosto muito de blogueiro que vive postando textos provocativos e polêmicos com fim exclusivo de estimular comentários, vejo que muitas vezes o blogueiro fica com a imagem um pouco arranhada perante os seus leitores, é bom que não se faça isso de forma proposital e com exageros pois isso pode “queimar o filme” do blogueiro.

      2. Este tópico eu realmente acho bem legal e já vi isso fazer efeito realmente, eu quando comento nos blogs, faço porque gosto e porque acho que será interessante pro blogueiro obter um feedback do leitor, então opino quando acho que devo fazer isso. Tenho realmente notado visitas vindas de outros blogs que comentei e que acabam ficando e se tornando meus leitores e até comentando nos meus posts, acho essa interação muito bacana, mas ela precisa ser espontânea e nada forçado, senão a pessoa perde sua credibilidade.

      3. Esse lance da pergunta é bom, acho que cai bem pra chamar o leitor a participar do texto, mas não sei se isso faz realmente efeito, não sei avaliar.

      4. Isso de divulgar posts é uma falha grave em mim por eu não gostar de agregadores de links e conteúdos, a divulgação que faço é só pelo twitter, ainda assim acho que não é a mais adequada. Eu só sugiro posts meus nos comentários quando eles tem a ver com o assunto do post, meu problema maior é que não gosto de fazer propaganda de mim e do meu blog acho muito pretencioso de minha parte,mesmo assim estou tentando superar isso aos poucos rs

      5. o plugin de top comentaristas outro recurso bacana, não sei se atrai comentários, mas gosto de ter no blog para saber quem são os meus leitores mais fiéis, ou seja, aqueles que sempre me visitam e comentam, eu já vi que estou na lista de top comentarista de alguns blogs mas isso não me causa nenhum tipo de influência, não sei como é para os outros, comigo é assim: comento quando acho que posso acrescentar algum tipo de opinião, apenas isso. mas ainda brinco com os blogueiros dizendo que: “comentarista top me dá mais direito de palpitar então” rs

      6. comentários falsos simplesmente acho rídiculo e deprimente, assim como a compra de comentários, isso pra mim é o mesmo que você pagar telespectadores para assistir seu programa de TV acho meio falso e incoerente, é o que eu penso, talvez eu seja ainda atrasada com este pensamento, mas valorizo mais a interação natural e espontânea entre blogueiro com seu leitor, só vou ler e comentar onde me sinto respeitada, valorizada e a vontade.

      É isso, parábens pelo artigo!

      Um Abraço a todos!

      • Ana,
        obrigado pelo comentário e pela ponderação de cada tática sugerida pelo Bruno. Quanto a escrever artigos sobre temas controversos, polêmicos, não vejo problema, desde que o assunto tenha relação com seu nicho, com o assunto que você trata no blog, por exemplo, esse artigo, mesmo não tendo sido escrito por mim, mas publicado em meu blog, gerou alguma discussão. Há pouco tempo escrevi um artigo sobre um Projeto de Lei que poderia trazer problemas para os blogueiros com comentários anônimos, achei que estava divulgando algo que seria útil, nunca pensei em escrever com o intuito de ser polêmico, mas acabou sendo, pois alguns comentários foram exacerbados…http://www.gfsolucoes.net/gustavo/dicas-blog/projeto-de-lei-responsabiliza-autores-de-blogs-por-comentarios-ofensivos/.
        Quanto aos comentários falsos, nunca fiz e tenho certeza que nunca farei em meus blogs.
        um abraço.

    Deixe uma resposta