Ideias Soltas: Artistas do passado

Para os que ainda não conhecem, leiam aqui o que é o Ideias Soltas. Para os que já conhecem e acompanham, o Ideias Soltas de hoje abordará o assunto “Artistas do Passado“. Vamos conversar sobre a possibilidade de criar um blog de sucesso que aborde artistas, principalmente da música, que tenham feito, ou ainda fazem, sucesso.

Sou um dos milhares de apaixonados por tudo que aconteceu no anos 80, principalmente pela música anos 80. Então sempre que posso estou ouvindo músicas dessa época e um dia desses estava assistindo um vídeo da Bonnie Tyler, de 1984 e senti uma grande curiosidade em saber o que havia acontecido com ela após 25 anos.

Bom, fui para o Youtube e para minha surpresa encontrei vídeos bem recentes dela fazendo shows. Achei fascinante e veio a ideia imediatamente. Um blog sobre Artistas do Passado, que possa contar suas histórias e mostrar o que estão fazendo nos dias atuais. Principalmente os que já fizeram muito sucesso e hoje estão longe da mídia, como o caso que citei.

Bonnie Tyler ontem e hoje

Bonnie Tyler ontem e hoje

Desenvolvendo a ideia solta

Mas como tornar um blog que vai falar do passado em sucesso atual? Essa é a grande questão. Será necessário criar seções muito bem elaboradas, divulgar esse blog para conseguir chegar aos fãs eternos desses ídolos do passado e gastar muito tempo em pesquisas para encontrar informações antigas e principalmente atuais desses ídolos.

Um bom começo é iniciar os artigos com seus ídolos do passado. Procure informações básicas sobre ele, como nome verdadeiro (muitos não utilizam seus nomes verdadeiros em sua carreira profissional), data de nascimento, naturalidade, se ainda está vivo. O blog será movido, no início, por sua curiosidade. Com o tempo e com a conquista de leitores, você pode abrir uma seção para que os leitores sugiram artistas que eles não sabem onde estão e que gostariam de saber.

Fontes de pesquisa interessantes para artistas da música são o Youtube e a Wikipédia. Mas muitos desses artistas, mesmo os que já não estão na ativa, mantém sites pessoais que contam um pouco de sua história. Um desses grupos é o Abba, que apesar de ter terminado em 1982 ainda mantém um site atualizado. Só um pequeno detalhe, apesar do Abba ter terminado há tanto tempo, o site deles é muito visitado e possui ranking alexa 253,947 atualmente. E outra informação para fomentar o desejo de criar um blog nesse nicho, o Abba terminou a 27 anos, mas continua vendendo uma média de 3 milhões de cds por ano. Impressionante não!

Abba no auge do sucesso

Abba no auge do sucesso

Conclusão

A ideia solta está lançada, agora você pode ajudar a lapidá-la utilizando para isso os comentários. A partir desse mês o Ideias Soltas será discutido em apenas um artigo, no caso esse. Se depois de alguns comentários se fizer necessário outro artigo escreverei com todo prazer. Até o próximo Ideias Soltas!

17 Maneiras de Ganhar Dinheiro na Internet

Gustavo Freitas

Problogger, empreendedor digital e criador do Método Start. Você conhece todos os meus projetos no Gustavo Freitas.Net.

Website: http://gfsolucoes.net

0 Comentários

  1. é uma coluna interessante Gustavo Freitas, eu por exemplo sou grande fã das grandes bandas, grandes artistas e grandes hits do Mundo Rock.

    Partindo desse porto eu resolvi criar um blog para falar sobre esse tema e assim surgiu a Blogosfera Rock [ http://blogosferarock.com ] que já esta na ativa a 3 meses. No inicio é muito complicado você buscar audiência para esse tipo de projeto, pois muitas pessoas esperam que eu vá falar sobra os grandes show de rock, os grande eventos e é claro que temos uma coluna especifica para isso, mais o foco principal são as músicas e os artistas do passado e até hoje fazem parte da vida musical de muitas pessoas e muitos blogueiros que buscam uma boa música para ouvir enquanto digita.

    • Rodeval,
      o seu projeto é interessante, assim que terminar um que estou criando vou entrar em contato com você pra firmar uma parceria.
      Sucesso.

  2. Muito interessante o blog, principalmente o que diz respeito aos artistas antigos! Parabéns! Visite-me também.

  3. Boa noite, pessoal. Eu prefiro a década de 90 no que diz respeito à música. Porém, os anos 80 também foram repletos de grandes criações musicais. Uma banda que gosto muito da época é o Pretenders.

  4. @Penha Pauli – eu também aprecio muito as bandas dessa época, você sabe…rs.

    @Alan Niemies – quanto a rentabilizar, sua ideia foi muito boa. e um detalhe, a grande maioria desses fãs são pessoas que certamente estão em mais condições de comprar algo do ídolo do que adolescentes e crianças, não acha?

    @Jôice Borges – sugestão anotada, obrigado.

  5. @Sandra Info-Macross – Pegando esse viés, seria bom disponibilizar além da letra, a música em suas versões de estúdio e ao vivo se tiverem. Já que geralmente conhecemos a música quando o cantor canta né? Ainda mais quando é em inglês que tem gente que tem mais dificuldade em encontrar a música. Foi uma sugestão. Mas o comentário foi ótimo Sandra.

  6. Alan Niemies

    Gustavo, eu tinha acessado esse artigo há alguns dias atrás mas não comentei porque não tinha nada para acrescentar.
    Mas agora pensei: blog de nicho também precisa ser rentabilizado, obviamente. E acaba nem sendo muito difícil fazer isso: pode-se vender camisetas dos ídolos, bugigangas e etc. Isso deve vender legal, já que fãs são fãs, né?
    E a Sandra falou uma coisa legal: às vezes ouvimos algumas músicas mas esquecemos de boa parte das pessoas que a criaram ou cantam-na.
    Eu, por exemplo, comecei a me interessar pela música dos anos 80 há muito pouco atrás (pra ser mais específico, este ano), e não conheço nem 1/3 do que meus amigos fãs da época conhecem.
    Um blog como esse sanaria grande parte de minhas dúvidas com relação à música dessa época. É uma ótima ideia, realmente!

  7. Como a Sandra disse:conhemos muitas músicas boas dessa época e as vezes não sabemos quem canta, ou algo a mais sobre a banda, seria muito legal um blogger com esta finalidade, a dica dela é muito boa. Aprecio por demais as bandas desta década.
    Abraços e beijos.

  8. Oi Gustavo!
    Eu nasci no começo dos anos 80 e mesmo assim tenho uns gostos musicais meio antigos para as pessoas da minha idade, não ligo e acho que musica que é música é daquela época, já que hoje não dá nem para ligar a rádio, tem bandas e cantores que acham que nosso ouvido é penico, mas o pior é que infelizmente tem gente que gosta!
    Com certeza vou ser leitora assídua desse novo blog, ah, adoro Beegees, não sei muito sobre eles, a carreira do michael jackson também tem muita coisa boa nessa época, para ser sincera, conheço as músicas da época, porém não sei, na maioria das vezes, quem canta. Talvez colocar letras de músicas e seus cantores seria uma categoria para o blog!
    Um abraço!

    Sandra Info-Macross Escreveu um post sobre… Uma visão sobre Blogs

  9. Amanda

    amei teu post! e tbm amo tudo oq aconteceu na dec de 80!

  10. Gustavo, Parabéns pela inspiração em um nicho tão interessante.

    Lembro que há alguns anos, precisei fazer um trabalho escolar sobre Graciliano Ramos e o seu site oficial, que é mantido pela família dele, foi a única fonte desse trabalho. A ideia sem dúvida é muito oportuna.

    Para quem deseja escrever sobre alguém que fez sucesso no passado e hoje está “meio apagado”, uma boa opção é tentar contato com o própio artista, seguramente, ele ficará muito surpreso e contente com a iniciativa.

    Abraços!

    Laurentino Mello Escreveu um post sobre… #followfriday no Twitter. Saiba o que é…

  11. Quando você falou em anos 80 pensei logo em Cindy Lauper. Ela andou um pouco sumida nos últimos anos (talvez apagada por Madonna) mas voltou (pelo menos vi um clipe muito bom dela na mtv) e com todo gás. Muito interessante a abordagem de um blog específico para artistas do passado, principalmente os cantores, já que vez ou outra nos deparamos com músicas de 20 anos atrás e nem sabemos quem canta… Adoro o Abba tb. Apesar de ter nascido nos últimos anos de uma era decisiva da música mundial (anos 80) ainda deu pra pegar uns resquícios do passado…
    Por enquanto ainda não pensei em nada, mas não deixarei de dar minha contribuição para o desenvolvimento dessa nova ideia. Até mais Gustavo e uma ótima semana!

    Jôice Borges Escreveu um post sobre… Criando um button Link-me e usando o Twitter para divulgar links [Artigo Presente]

  12. O e-mail já seguiu… cheguei primeiro e superei até o “The Flash”, hein galera? rs

    Luis Marcos Leite Escreveu um post sobre… Conheça Lapfit, o monitor feito para portáteis

  13. @Luis Marcos Leite – Claro, você lembrou muito bem, não é só a música, os horizontes se ampliaram então…rs. devido a seu entusiasmo, que é igual ao meu, proponho a quem quiser participar criarmos um blog nesse nicho. qualquer um pode se candidatar, basta me enviar um e-mail gustavo[arroba]gfsolucoes.net e conversamos a respeito. mas adianto logo que sou muito exigente (rs) e não é fácil manter um projeto junto comigo.

  14. Anos 80. Quem olhar meu perfil no blogger verá que este é um dos assuntos de meu interesse. Foi a década em que passei do final da infância para a maioridade. Não somente a música e os músicos daquela época foram marcantes, mas posso citar também os seriados de TV e o futebol (quem não se lembra da Seleção Brasileira de 82 e do Flamengo, de Zico? Olha este tema vai render, hein? Quem quiser conversar comigo sobre o assunto vai recordar de muita coisa…rs… e as idéias já estão fluindo…rs

    Luis Marcos Leite Escreveu um post sobre… Conheça Lapfit, o monitor feito para portáteis

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

CommentLuv badge