Ideias Soltas: Criando um blog para dispositivos móveis II

Continuando o Ideias Soltas de Junho, hoje vamos tratar da ideia propriamente dita, do assunto ou assuntos que podem ser abordados nesse blog. Lembrando que a ideia é um blog para dispositivos móveis. Se você ainda não conhece a seção Ideias Soltas leia aqui do que se trata. Se você ainda não leu o primeiro artigo do Ideias Soltas de Junho leia aqui e saiba como concorrer aos prêmios desse mês.

O objetivo principal do blog será explorar a tecnologia para aparelhos celulares e outros dispositivos móveis como smartphones (iPhone, N95, G1), netbooks, entre outros. O mercado de telefonia móvel no Brasil possui hoje cerca de 154 milhões de usuários. 8 em cada 10 pessoas no país possuem pelo menos 1 celular ativo. É um público que pode consumir qualquer conteúdo de qualidade relacionado ao assunto.

Assuntos que podem ser explorados:

  • Tecnologia envolvida – Quais as tecnologias utilizadas nos aparelhos de celular. Aqui você pode explicar cada uma (TDMA, CDMA, GSM…) e colocar ainda um mapa mostrando em que estados elas são utilizadas, por quais operadoras e as tarifas básicas.
  • Tabela de tarifas – Você pode criar uma tabela de tarifas dinâmica, que pode ser atualizada frequentemente para que os usuários de celular possam consultar e comparar os preços entre as operadoras da sua região.
  • Tecnologias de conexão a internet – Hoje muito se fala na conexão 3G, mas a maioria da população não possui aparelhos compatíveis. Aqui você pode explicar o que é a tecnologia 3G, quais outras formas de conexão existem e ainda colocar os preços que as operadoras cobram pelos serviços.
  • Nomenclaturas utilizadas – Você pode abordar as nomenclaturas utilizadas, como um dicionário de termos. MP5, MP6, MP7, MP10, MP20, 3G, iPhone, Netbook. Essas nomenclaturas confundem a cabeça das pessoas. Você pode também falar sobre a nova moda, celular 2 chips, celular 3 chips e celular 4 chips. Artigos nesse sentido sempre terão leitores interessados.
  • Aparelhos de celular – Nessa seção você pode falar sobre os aparelhos que já existem no mercado, destacando os pontos fortes e fracos. Falar sobre aparelhos que serão lançados, estimativas de preços e recursos.
  • Lista de autorizadas – Outro assunto interessante é uma listagem de empresas autorizadas para conserto dos aparelhos. Ela pode ser dividida por Estados e municípios. É muito comum as pessoas perderem a relação de autorizadas que vem junto com o aparelho e quando precisam vão para a internet e seu blog será a solução. Uma relação de manuais (em PDF) dos aparelhos também trará muitos leitores.
  • Entretenimento – Essa não pode faltar. Uma seção dedicada a toques de celular, programas para fazer os toques e jogos para baixar. A procura por esse tipo de conteúdo é enorme.
  • Espaço para reclamações – Crie uma seção para reclamações. Nesse espaço os leitores poderão enviar sua reclamação, seja contra uma operadora, fabricante, revendedora. Será uma seção muito útil e que terá tudo para crescer, pois reclamações nessa área é o que não falta.
  • Previsões futuras – Nessa seção você pode relacionar previsões futuras para a área como tecnologias, aparelhos, etc. Um exemplo é o m-commerce, que é a versão móvel do e-commerce. Compra de ingressos, substuituição do cartão de crédito, pagamento de produtos e serviços são apenas alguns dos serviços possíveis com essa nova tecnologia móvel.
  • Fórum – Não sou a pessoa certa para falar sobre criação e manutenção de um fórum, mas é mais uma opção, principalmente para ser um espaço para a seção de reclamação. O próprio WordPress possui alguns plugins para esse tipo de ferramenta.

Conclusão

A função desse artigo é começar uma discussão da ideia de um blog para dispositivos móveis. Ele não está completo. Para que isso aconteça é necessário que você participe, colabore com a ideia. Para isso utilize o formulário de comentários.

No próximo artigo da série Ideias Soltas desse mês iremos discutir sobre o público alvo desse tipo de blog. Sugestões também já podem ser deixadas nos comentários.

PATROCINADORES

Prestigie nossos patrocinadores, clique nos banners e visite os blogs.
Ultimo Clickcafe com noticiasCorreio TecReporter Net
o gestorvisao panoramica

Quer aprender como ganhar dinheiro na internet com conteúdo gratuito?

Gustavo Freitas

Problogger, empreendedor digital e criador do Método Start. Você conhece todos os meus projetos no Gustavo Freitas.Net.

Website: http://gfsolucoes.net

    0 Comentários

    1. Oi Gustavo! Acho importante frisar também que é necessário haver uma área de cobertura para esses celulares (mas acho que isso cabe a parte de tecnologias tdma, cdma e gsm), em alguns lugares podem ter, outros não podem ter uma boa cobertura de rede para o envio de pacotes de dados. Também seria interessante o uso de um chat, para respostas mais rápidas a respeito de uma publicação. Té mais!

      Jôice Borges Escreveu um post sobre… Procurando estágio? Bolsas-auxilio chegam a R$1,5 mil para nível superior.

    2. Oi, Gustavo!

      Essa é uma ideia que certamente pode ser uma boa oportunidade de mercado para quem quiser montar um blog com esse tipo de nicho, pois o mercado de produção de conteúdo para telefônia móvel é muito vasto e está em franca expansão.

      P.S.: A ideia do Luis para as charges do Daniel Paiva é fantástica, mto boa mesmo!

      Abraço

      Wander Veroni Escreveu um post sobre… A Fazenda: o bicho vai pegar. Será?

    3. Vou soltar uma ideia solta (desculpem a redundância): Dentro do assunto “Entretenimento”, Daniel Piva, por exemplo ( me lembrei da parceria dele com a GF Soluções), ele poderia ampliar esta parceria para este projeto.Como? Oferecendo uma charge ao usuário como fundo de tela para o seu celular, logicamente seria um brinde àquele que participasse de promoções. Como seria isto divulgado? Através de banners em nossos blogs, isto é algo que me veio a princípio na mente. Cada um de nós, blogueiros, poderíamos patrocinar algum brinde, dentro da realidade de cada um ou através de sei lá, um “fundo de caixa”. À medida que as ideias vierem… vou soltando…rs

      Luis Marcos Leite Escreveu um post sobre… Google Wave | A nova onda do Google

    4. As tecnologias móveis vêm crescendo rapidamente e a cada dia mais e mais pessoas passam a utilizá-las, sem dúvida alguma os projetos online devem se adaptar a essa realidade, pois a intenção do usuário é consumir conteúdo de qualidade onde estiver.

      Laurentino Mello Escreveu um post sobre… Dica: A Verdadeira Causa do Estresse.

    Deixe uma resposta