Ideias Soltas: Criando um blog para dispositivos móveis III

Continuando o Ideias Soltas de Junho, hoje vamos falar sobre o público que irá visitar esse blog. Lembrando que a ideia é um blog para dispositivos móveis (como celular, netbooks, smartphones). Se você ainda não conhece a seção Ideias Soltas leia aqui do que se trata. Se você ainda não leu o primeiro artigo do Ideias Soltas de Junho leia aqui e saiba como concorrer aos prêmios desse mês.


Público alvo

O público alvo desse tipo de blog está estimado, atualmente, em 154 milhões de usuários. Levando em conta que somente 62 milhões de brasileiros tem algum tipo de contato com a internet, é correto afirmar que esse mercado só tem a crescer. Ou seja, a cada dia mais pessoas com interesse em informações sobre dispositivos móveis estarão acessando a internet. É um público que só tem a crescer e aumentar o número de visitantes no projeto. Até 2012 estima-se em 975 milhões de pessoas conectadas a web 2.0 através de celulares.

Como alcançar esse público

Um dos grandes desafios de um blog nesse sentido é alcançar esse público. Aqui conto com o auxílio de vocês, nos comentários, para que possamos desenvolver estratégias diferenciadas para esse fim. Mas não podemos esquecer das estratégias já consagradas como indexação nos mecanismos de buscas e divulgação dos artigos na redes de divulgação de artigos.

Outra característica é tornar disponível os feeds do blog tanto para leitores comuns, quanto para celulares, através de mensagens SMS. O site Pingie faz esse trabalho. Veja aqui como funciona o Pingie, se conhecer outros sites que fazem esse tipo de serviço informe nos comentários.

Divulgação offline

Pode ser utilizado também os procedimentos de divulgação offline abordados no artigo Como tornar seu blog popular III.

Conclusão

O público alvo desse tipo de projeto é amplo e está em franco crescimento. Com a popularização dos smartphones (claro que a queda de preços será crucial para isso) o acesso será ainda maior, e o blog deverá ter uma área para acessos via celular. Espero o auxílio de todos nos comentários para que possamos aperfeiçoar esse artigo e essa ideia solta.

No último artigo da série de Junho vou falar sobre as maneiras que enxergo para monetizar esse tipo de projeto. Até lá!

PATROCINADORES

Prestigie nossos patrocinadores, clique nos banners e visite os blogs.
Ultimo Clickcafe com noticiasCorreio TecReporter Net
o gestorvisao panoramica

Quer aprender como ganhar dinheiro na internet com conteúdo gratuito?

Gustavo Freitas

Problogger, empreendedor digital e criador do Método Start. Você conhece todos os meus projetos no Gustavo Freitas.Net.

Website: http://gfsolucoes.net

    0 Comentários

    1. Concordo com o Laurentino no que diz respeito ao Twitter, que é uma ótima maneira de divulgação, pois seus textos tem 140 caracteres, ou seja, 20 caracteres a menos que uma mensagem sms, o que ainda resta pode ser utilizado com o endereço do blog ou feed. Té mais Gustavo!

      Jôice Borges Escreveu um post sobre… Manifestação de alunos pró-diploma de Jornalismo

    2. Muito interessante, vamos torcer para que se popularizem logo, logo, afinal o mercado brasileiro é enoorme e está em franca expansão.

    3. Só 62 milhões.. só isso..rs e podendo chegar a 975 milhões? São muitas almas! A idéia que me veio agora seria a de enviar uma mensagem pra cada uma delas gratuitamente todos os dias falando do amor de Deus, do amor ao próximo pra cada um. O mundo clama por isto: o amor de Deus, sabiam?

      Luis Marcos Leite Escreveu um post sobre… Morro: Microsoft prepara versão beta de antivírus

    4. Realmente, a tendência desse público é crescer absurdamente, porém, hoje, principalmente devido ao preço dos smartphones, bem como seus pacotes de dados (internet) dificulta o acesso por meio desses dispositivos. Mas de toda forma, o Twitter é uma boa opção para divulgação desse trabalho, uma vez que é possível receber os tweets via SMS.

      No mais, gostaria de parabenizar mais uma vez por essa atração que na verdade nos deixa com as ideias mais soltas.

      Abraços!

      Laurentino Mello Escreveu um post sobre… O que vem por aí: Netbook-celular deve chegar no 2º semestre.

    Deixe uma resposta