Informação: o elemento chave de um blog

Esse artigo é um Guest Post escrito por Ana Karenina. Ela é servidora pública federal, especialista em Administração Pública e possui o blog Escritos Ideológicos. Se você ainda não conhece o blog Escritos Ideológicos aconselho que acesse e assine os feeds do blog, você não se arrependerá. Ela já escreveu também o artigo Como criar e fortalecer uma identidade na Blogosfera.

A informação é o principal elemento do seu blog e é sobre ela que vamos falar hoje.

O QUE É INFORMAÇÃO?

Antes de falarmos sobre o tema precisamos situar o leitor acerca do que é informação e quais os seus tipos.

Muitas pessoas acreditam que informação é só texto colocando-a assim como um produto da linguagem escrita, quando na verdade o texto escrito é apenas uma de suas formas de registro, vamos ampliar o debate e defini-la melhor:

“Ato ou efeito de informar, transmissão de notícias, comunicação, instrução, ensinamento.” (TÁLAMO, 1997)

“A informação é um conhecimento inscrito (gravado) sob a forma escrita (impressa ou numérica), oral ou audiovisual.” (LE CODIAC, 1996)

Com isso, para  informar o autor pode se valer tanto de registros audiovisuais (fotos, vídeos e músicas) quanto de registros escritos para transmitir as notícias e conhecimentos que dispõe. No caso de blogs, estes registros estão dispostos em meio virtual, ampliando assim o alcance deles para um maior número de pessoas.

Ao publicar artigos é importante considerar alguns elementos informacionais importantes:

 

  • Contexto cronológico: Data que foi produzido aquele conteúdo. Exemplo: 23/03/2011
  • Assunto: Tema do conteúdo apresentado. É importante usar marcadores que servem de indexadores para identificar o assunto principal do texto. Exemplo: A informação é o principal elemento do seu blog e é sobre ela que vamos falar hoje. (Marcadores: Informação, Blogs, informação na web)
  • Motivação: Para quem você está escrevendo? Para que serve? Baseando-se em quê? Exemplo: Muitas pessoas acreditam que informação é só texto colocando-a assim como um produto da linguagem escrita, quando na verdade o texto escrito é apenas uma de suas formas de registro…
  • Autoria: Quem produziu o conteúdo, experiência, formação, conhecimento na área ou campo de atuação. Exemplo: Ana Karenina, especialista em administração pública, funcionária pública federal, blogueira desde 2008 do blog Escritos Ideológicos (seu blog pessoal) e colaboradora desde 2010 do blog Blogosfera Legalizada (um blog sobre direitos autorais, plágio e segurança digital para blogueiros).
  • Forma de apresentação do conteúdo: Se for escrito que esteja numa linguagem adequada, se for imagem que seja nítida, se for som que seja limpo e sem ruídos e demais qualidades técnicas.

Quando se tem estes cuidados você contextualiza a informação que está disponibilizando para o seu leitor, existem lacunas informacionais que precisam ser preenchidas: o quê ou quem? Como? Quando? e Por quê? Isto fará com que o leitor entenda melhor  o conteúdo, com isso estará bem informado e satisfeito, leitores satisfeitos serão fidelizados com maior facilidade e poderão ser os futuros clientes dos produtos e serviços que você blogueiro quer vender no seu blog.

Fontes de pesquisa:

  • LE CODIAC, Yves-François. A ciência da informação. Brasília : Briquet de Lemos, 1996.
  • TÁLAMO, Maria de Fátima G. M. Informação: organização e comunicação. Anais do I Seminário de Estudos de Informação da Universidade Federal Fluminense. Niterói : Eduff, 1997.

Crédito da imagem: Métodos Linguísticos

Quer conhecer a técnica que usei para ganhar R$ 1.091,80 em menos de 48 horas?

Gustavo Freitas

Problogger, empreendedor digital e criador do Método Start. Você conhece todos os meus projetos no Gustavo Freitas.Net.

Website: http://gfsolucoes.net

    0 Comentários

    1. Não sei se estou no caminho certo! Tenho um simples blog pessoal.
      Gostaria que ele fosse incrustado em todos saite de busca.

      abraços e obrigado pela dedicação das informações!

    Deixe uma resposta