Fala Blogueiro: Entrevista com Juliana Sardinha do Dicas Blogger

Juliana Sardinha é uma das blogueiras (os) mais conhecidas no Brasil, sem dúvida.

Estamos de volta com mais uma entrevista no Fala Blogueiro. Para os que ainda não sabem, o Fala Blogueiro  é uma seção onde entrevisto blogueiros para que possamos conhecer a pessoa por trás do blog e saber as dificuldades e obstáculos que ele passou para chegar onde está hoje.

No Fala Blogueiro de hoje a entrevista é com a Juliana Sardinha do Dicas Blogger. Ela tem 42 anos, e segundo ela está em um relacionamento sério (#facebookfeelings), é médica psiquiatra e mora no interior de São Paulo. Ela também se destaca como top colaboradora do fórum de ajuda do Blogger.

Fala Blogueiro com Juliana Sardinha

Juliana Sardinha Dicas Blogger

Você já contou aqui mesmo no GF Soluções (em 2010), que tudo começou pelo Orkut, através de uma comunidade que depois evoluiu para o blog Antivírus e Segurança. Conte-nos sobre esse primeiro blog e se ele ainda está sendo atualizado?

O blog Antivirus e Segurança, posteriormente chamado de Dicas de Informática, surgiu em dezembro de 2006. Eu tinha a comunidade Antivirus e Segurança no Orkut, mas na época o Orkut não era aberto aos mecanismos de busca e daí eu resolvi ampliar o alcance das informações contidas na comunidade e assim criei meu primeiro blog. A princípio, criei o blog no Uol, mas logo conheci o Blogger e fiquei encantada com os recursos dessa plataforma e resolvi migrar.

Eu ficava horas mexendo no layout, trocando de template, procurando novos recursos e lendo os pouquíssimos metablogs que existiam; tudo para deixar meu blog mais bonitinho rs.

Foi daí que surgiu o Dicas Blogger, justamente para compartilhar o que eu ia aprendendo customizando o Antivirus e Segurança.

No início me dividi entre os dois blogs, mas logo o Dicas Blogger tomou boa parte do meu tempo e, atualmente, o outro blog nem é mais atualizado.

Você começou com um blog com dicas sobre antivírus e segurança, mas é conhecida pelo Dicas Blogger. Como surgiu a ideia de criar um metablog?

Como eu disse na resposta anterior, eu criei o DB com o intuito de compartilhar o que eu ia aprendendo, mas o que me manteve nele foram os feedbacks dos leitores e as amizades que foram surgindo. Além disso, fui descobrindo uma aptidão para customizar templates e relembrando o gosto pela escrita.

Temos poucas mulheres em metablogs de sucesso. Qual a sua percepção a esse respeito?

Talvez mulheres não gostem muito de fazer tutoriais rs.

Na verdade, eu nem saberia dizer quais seriam os metablogs de sucesso de hoje em dia. São tantos metablogs, né? Mas as minhas “metabloggers” favoritas e que estão na ativa são a Priscila Fago, a Nospheratt, a Van e a Áurea.

Você possui outros blogs além do Dicas Blogger? Se sim, poderia nos informar quais para que também os conheçamos?

Atualmente eu colaboro no blog priscilafago.com e tenho um blog com resenhas de livros espíritas, o Blog do Livro Espírita

Você já teve vários problemas que a deixaram desanimada em continuar blogando. O último que tenho relato foi em abril de 2011quando você chegou a fechar o Dicas Blogger (na época escrevi o artigo “A blogosfera brasileira perde a grande Juliana Sardinha para o mundo off-line”). Poderia nos falar um pouco sobre o acontecido?

Pois é, Gustavo, perdi as contas de quantas vezes eu tentei parar de blogar, sendo a mais séria em abril de 2011. Nesse caso específico não foi por nenhum problema com o blog ou com a Blogosfera e sim com minha vida pessoal.

Eu fiquei cerca de 6 meses sem postar e só voltei por insistência da Priscila Fago, que conseguiu me convencer que era um desperdício abandonar um trabalho de tantos anos.

Em julho deste ano, recebi um convite para ir conhecer a sede do Google em SP e isso me trouxe um pouco mais de motivação.

Mas percebo que tanto meu entusiasmo quanto minha capacidade de escrever nunca mais foram os mesmos.

Seu blog é um dos poucos metablogs que ainda está na plataforma Blogger / Blogspot. Você poderia nos dizer os motivos pelos quais permanece na plataforma? Têm planos para migrar o Dicas Blogger pra outra plataforma? Se sim, qual?

Juliana Sardinha: O motivo é porque eu escrevo justamente sobre o Blogger e para fazer bem feito eu acredito que é preciso viver as alegrias e tristezas dessa plataforma. Não pretendo migrar.

Conte-nos como acontece seu processo de criação de artigos?

Depende do artigo. Os tutoriais acontecem quando descubro algo novo ou quando vejo alguma dúvida no fórum do Blogger, onde sou Top Colaboradora.

Quais as formas de divulgação que utiliza em seus blogs? Quais dão mais resultados a curto prazo?

A única coisa que dá resultado efetivo chama-se Google. Então eu sempre capricho no SEO, mas divulgo os posts no Facebook, no Twitter e no G+

Quais as formas de monetização você utiliza no Dicas Blogger? Há um consenso geral de que metablogs não rendem o suficiente para o trabalho que dão. Você concorda com essa afirmação?

Atualmente eu só uso o Adsense e depois de 5 anos ainda não descobri como ganhar dinheiro com blogs rs.

Temos visto o surgimento de vários metablogs nos últimos meses. Qual a sua opinião sobre o assunto?

Eu acho um exagero rs. O que mais me impressionou quando voltei a blogar, é que além de ter uma infinidade de novos metablogs, quase todos seguem uma mesma linha e são super repetitivos. Sem contar os templates, praticamente idênticos. Para muitos deles, falta uma identidade própria.

Você agora possui uma sócia no Dicas Blogger. Poderia nos falar um pouco sobre ela e como surgiu a ideia de dividir a administração do Dicas Blogger?

Juliana Sardinha: A Priscila Fago é uma menina muito talentosa e interessada e foi ganhando a minha confiança com sua inteligência e lealdade, tanto que hoje administramos o blog juntas. Ela tem acesso total ao painel do Dicas Blogger e carta branca para escrever o que quiser.

Eu nunca pensei em ter uma sócia. O processo aconteceu naturalmente. E ela será minha sucessora Alegre.

Cite alguns blogueiros que te influenciaram no início, quando ainda era uma aprendiz.

Eu sempre brinquei que os meus pais na Blogosfera foram a Nospheratt e o Cardoso. Eu tinha ( e ainda tenho) uma grande admiração pela forma como eles escrevem. Sou fã mesmo.

Também aprendi muito sobre Blogger, trocando ideias com o Compulsivo, a Ariane e a Áurea nos idos 2007/2008. Tenho saudades dessa época.

Cite alguns blogs que procura sempre acompanhar, para que nossos leitores também possam visitar e conhecer.

Atualmente eu tenho lido poucos blogs. Assino alguns pelo Facebook e por lá vou me atualizando.

Deixe uma mensagem para os leitores do GF.

Te agradeço, Gustavo, pelo convite e desejo sucesso a você e aos seus leitores.

Opinião Gustavo Freitas

A Juliana Sardinha sempre foi um exemplo pra mim, como blogueiro que se dedicava a fazer algo diferente na blogosfera e procurava, acima de tudo, ajudar outros blogueiros (iniciantes ou não) a melhorar seus blogs e conseguir, com isso, realizar o sonho de se tornar, realmente, um blogueiro. Foi um imenso prazer entrevistá-la, já que acompanho o seu trabalho desde que iniciei, em 2008, na blogosfera.

E você, o que achou da entrevista com a Juliana Sardinha? Deixe seu comentário.

Quer conhecer a técnica que usei para ganhar R$ 1.091,80 em menos de 48 horas?

Gustavo Freitas

Problogger, empreendedor digital e criador do Método Start. Você conhece todos os meus projetos no Gustavo Freitas.Net.

Website: http://gfsolucoes.net

    32 Comentários

    1. Hildo

      Parabéns pelo seu trabalho na web, criação de blogs.

    2. Parabéns GUSTAVO FREITAS pelo Fala Blogueiro, um dos primeiros blogs que conheci foi o Dicas Blogger da Juliana Sardinha, posteriormente o Ferramentas Blog do Marcos Lemos, depois o Criar Sites do Celso Lemos, e você conseguiu reunir todos esses “mestres dos blogs” e a oportunidade de conhecer-mos o que são por trás de seus projetos. Sem dúvidas o iTrabalhistas não seria o que é hoje, se eu não tivesse conhecido essa galera. Parabéns e Sucesso a Todos !!!

    3. Coisas como essa me deixam feliz ao ler. Eu tenho horror a maioria dos metablogs denhoje pela falta da identidade visual, textual e mental. Ler sibre blogueiros que fazem a diferença a alguns anos, saber que fazem o possivel para estar nos blogs, é o que me motivo em meio as adversdqdes e correria do dia a dia. Todos sabem que nao sou metablogger e nem tenho perfil pra sso, que apenas escrevo para estudar e somar, mas estou a muitos aos na blogosfera e sei que blogar não é facil. A Ju Sardinha é uma exemplo de blogueira guerreira que vence em meio as adverdades.

      • Obrigada Bella! Especialmente pela palavra “guerreira” 😉
        Que lutemos por uma Blogosfera mais criativa!
        Abraços

    4. Olá Marcela,

      Muito obrigada por suas palavras.
      Eu também tenho pavor de gente vaidosa (rs) e sempre me policiei contra a soberba.
      Um grande abraço.

    5. Oi Gustavo

      Me afastei um pouco da blogosfera por motivos pessoais e profissionais, sei que não sou mais a blogueira de antes, novos interesses surgiram e eu mudei mesmo, acho que só vale a pena fazer as coisas quando você curte realmente, estamos em constante mudança.

      Sobre a Juliana tenho só coisas boas a falar, muito autentica, sincera, gentil, atenciosa, uma blogueira como poucas, aquela pessoa que tem o conhecimento mas não tem aquela vaidade besta de muitos metabloggers que vejo por ai. Também admiro muito a Ariane e a Van que ela citou que são simples como a Juliana, de certo modo agente acaba gostando de quem é mais parecido com a gente.

      A Juliana faz parte da história de muitos blogueiros e da minha com toda certeza.

      A parceria com a Priscila foi muito boa, só vale a pena se junta nessa vida com quem bota agente pra cima, e precisamos aprender a confiar nas pessoas, mesmo que haja decepções, a Juliana está indo bem e espero que continue sendo feliz no blog e fora dele.

      Parabéns a você pela postagem.

      Um abraço

    6. Olá, Gustavo e Juliana!

      Que ótima entrevista! Parabéns a vocês dois pelo resultado!

      Gustavo: A Juliana (e o ótimo Dicas Blogger) foram de grande valia para mim desde meu início nos blogs. Antes mesmo do Gerenciando Blog existir, eu já utilizada suas dicas. Ela sempre será referência na blogosfera, especialmente quando o tema for Blogger.

      Juliana: Gostei muito da sua transparência nas suas respostas, o que me faz admirá-la ainda mais – se é que isso é possível! risos Continuo acompanhando atentamente todos os novos artigos do Dicas Blogger, sejam seus ou da Priscila. E gosto muito de olhar para trás e ver como caminhamos juntos e nos tornamos parceiros de forma natural. Faço questão de indicar os artigos do Dicas Blogger!

      Abraço a vocês!

      • Adelson,
        penso também como você, enquanto existir o Blogger existirá uma referência forte ao Dicas Blogger e a Juliana Sardinha, referência mais que merecida, que fique registrado.
        Abraço.

      • Olá Adelson

        Obrigada pelo comentário. Como você sabe, gosto muito do seu estilo e acompanho o GB pelo Face e pelo Twitter. Te acho um blogueiro honesto, competente, com ótima didática….um cara do bem 🙂 E tenho certeza que o Gerenciando Blog já é uma das grandes referências em metablog em Língua Portuguesa.

        Te desejo muito, muito sucesso.

        Abraços

    7. Se não fosse pela Juliana, que conheci lá no Orkut, nesta mesma comunidade de Antivirus e Segurança, talvez nunca tivesse começado a bloggar e lendo os textos dela, vi os erros que estava comentendo… Agradeço demais a ela por ter sido minha inspiração.

      Abraço

      • Obrigada Geraldo! Você é um dos meus leitores mais antigos 😉
        Abraços!

    8. Olá a todos,

      Parabéns ao Gustavo e à Juliana pela entrevista.

      Não preciso dizer que tenho o privilégio ímpar de trabalhar ao lado de uma blogueira tão respeitada como a Juliana. Colaborar e administrar o Dicas Blogger com ela tem sido uma experiência fantástica, cheia de desafios. A troca de experiências sobre os problemas, as oportunidades e as ideias que enfrentamos no DB são riquíssimas e me ajudaram muito a conhecer melhor a blogosfera.

      Quanto a ser sua sucessora, é um exagerooooo (risos), uma brincadeira que não quero que pese sobre os meus ombros, pois, para isso, haja ombros, rss.

      Um abraço a todos!!!

      • Priscila Fago,
        só posso imaginar o que é dividir um blog (não um blog qualquer, mas o Dicas Blogger) com uma blogueira com tanto prestígio como a Juliana Sardinha.
        Você está numa posição que muitos gostariam de estar, aproveite…rs…
        Abraço e obrigado pelo comentário.

      • Pri, o que vou dizer a você, né? Afinal o DB só está no ar graças a sua insistência rss
        Obrigada por tudo e vai se preparando pra ser minha sucessora 😛

    9. Essa mulher é um patrimônio nacional!

      Se existe uma blogueira que todo conhecem se chama Juliana Sardinha.
      Quando estava no Blogger sem visitava o blog dela.

      Fiquei muito chateado quando via o blog dela parado. Ainda bem que tudo isso é coisa de um passado distante!

      Desejo muito sucesso a felicidade a essa moça que é talento puro!

      Abraços.

      • Olá Nestor! Muito obrigada por seu comentário 🙂
        Também quero te desejar muito sucesso.
        Abraços

    10. Juliana é das minhas. Eu também visto essa camisa desde 2007 e ela me ajudou muito com o lançamento do Dicas Blogger.

      Muita dica Boa e com a simplicidade de suas escrita, facilitava muito no entendimento.
      Obrigado Gustavo por nos proporcionar conhecer quem está por traz de tamanha presteza.

      Obrigado Juliana por disponibilizar seu tempo para que eu e muitos de nós pudéssemos dar continuidade a nossos sonhos. Graças a você muitos já vivem exclusivamente de vossos Blogs.

      Ótima entrevista Gustavo, você também merece todo nosso respeito e admiração.

    11. A Juliana é, sem dúvida a metablogger mais influente da blogosfera e a que tem o maior conhecimento sobre o Blogger que eu conheço.
      Seu sucesso é fruto de uma dedicação raros de encontrarmos hoje em dia. Por isso mesmo é tão respeitada e querida pelos blogueiros(as) de todos os nichos.

      Parabéns ao Gustavo que conseguiu essa ótima entrevista, onde podemos aprender como a seriedade e compromisso, somados ao amor pelo que fazemos, pode nos levar a ótimos resultados.

      • Marcos,
        você disse muito bem, a dedicação é tudo e isso a Juliana sempre demonstrou.
        Obrigado pelo comentário.
        Abraço.

      • Olá Marcos

        Obrigada pelos elogios.

        Fico feliz em ainda ser lembrada como uma blogueira séria e dedicada.

        Agora um comentário divertido: quando fui fazer o novo template do DB, saí fazendo pesquisas no Google em busca de algumas funcionalidades e fui conhecendo diversos novos metablogs. Daí comentei com a Pri: “menina, todo mundo quer ser o Marcos Lemos!” rs

        Hoje em dia, o Ferramentas Blog é a referência em metablog. Já o DB, apesar da minha inconstância e do surgimento de mais 2 blogs com o mesmo nome, ainda se mantém como uma referência aos usuários do Blogger.

        E não posso deixar de citar o Gerenciando Blog, do Adelson Smania e o Quero criar um blog, do Gustavo Freitas, ambos de ótima qualidade.

        Abraços

    12. Obrigada Gustavo pela oportunidade e por seus comentários.
      Como eu disse ao Jordão, são essas coisas que vão me devolvendo o ânimo.
      Abraços

      • Juliana,
        eu que agradeço a oportunidade de poder entrevistá-la, foi uma honra da qual não vou me esquecer.
        Abraço.

    13. Muito legal !
      Gosto quando a pessoa por trás do blog é apresentada ao público e é valorizada.

      As vezes fico pensando que os blogs estão perdendo um pouco de força, visto os podcasts e videocast que vão surgindo, e atraem a atenção do público mais facilmente, porém acredito que o blog é a maneira mais acessível de transmitir uma mensagem.

      Parabéns à Juliana por sua persistência na plataforma ! Muitos, como eu, ainda acreditam nela. Vamos nos unir mais, trocar mais idéias para que nosso hobby seja cada vez mais prazeroso para nós, e útil aos leitores !

    14. Olá Gustavo, tudo bem? Adorei a entrevista com a Juliana. Que bom que conhecemos um pouco mais dessa maravilhosa blogueira. Gostei muito da parte que ela fala sobre os blogs de hoje “quase todos seguem uma mesma linha e são super repetitivos. Sem contar os templates, praticamente idênticos”. Essa é a realidade que eu vivo falando em meu blog.

      Parabéns pela entrevista e muito sucesso a Juliana Sardinha e a você Gustavo Freitas por nos proporcionar entrevistas com várias celebridades da nossa blogosfera brasileira.

      Abraço.

      • Obrigada, Jordão. São comentários como o seu que vão me dando ânimo para prosseguir 🙂
        Abraços

      • Jordão,
        esse é o objetivo do Fala Blogueiro, mostrar o blogueiro, a pessoa por trás dos textos.
        Abraço.

    15. Que bom que ela voltou mesmo (e seja bem vinda, Juliana) pois não dá pra desperdiçar talentos… enquanto muitos vivem de CTRL+C e CTRL+V, a gente vai escrevendo conforme se inspira… eu já passei por isso, mantive um blog sobre música evangélica de 2001 a 2005, depois parei, mas pretendo voltar com ele – está pra ser lançado. Mas é assim mesmo, são os amigos que nos levantam. Sucesso!

      • Obrigada Netto!
        Desejo sucesso com seu novo blog.
        Abraços

    Comentários não são permitidos.