Qual o melhor nicho para criar um blog em 2013?

Esse artigo é participante do Desafio “Qual o melhor nicho para criar um blog em 2013?” criado pelo Gustavo Freitas e patrocinado pela DorgamHost e está concorrendo a 5 meses de hospedagem, registro de domínio grátis e uma cópia do curso completo “Como criar um blog de nicho e ganhar dinheiro na internet”.

Se você não sabe o que é um blog de nicho sugiro que leia os artigos abaixo.

Por que criar um blog?

Se me fizessem essa pergunta em 2008 eu diria que era pra compartilhar meu conhecimento com as pessoas e ponto. Mas de 2008 pra cá muita coisa mudou na minha vida profissional, eu me tornei problogger e os blogs passaram a ser a maneira que encontrei pra sustentar minha família.

Então hoje eu não crio um blog pra compartilhar meu conhecimento com as pessoas? Claro que sim, mas também tenho outros objetivos, entre eles ganhar dinheiro. É nesse ponto que entram os blogs de nicho que geralmente são mais rentáveis que um blog genérico.

Qual o melhor nicho para 2013?

desafio

Alguns nichos vão e vem e muitos tem relação com o ano. Pensando rapidamente, o que está acontecendo ou vai acontecer em 2013 no Brasil e no mundo? Se você não consegue lembrar de nenhum o Google pode lhe ajudar, ou talvez a Wikipédia.

É claro que apenas um nicho não irá resumir tudo que irá acontecer em 2013, existem vários nichos que você poderá descobrir acessando o link acima na Wikipédia, mas resolvi destacar um que estou acompanhando e se tivesse que criar um novo blog de nicho nesse momento seria esse.

Em 2013 teremos a copa das confederações, um evento preparatório para a Copa do Mundo 2014 aqui no Brasil, que vai agitar o Mundo do Futebol. Mas o tema que proponho não é sobre a copa das confederações e sim sobre a Copa do Mundo, ou melhor, relacionado ao tema.

Turismo no Brasil

Pense em quantas pessoas estão pesquisando e procurando informações sobre a Copa do Mundo 2014 no Brasil. Está bem, não precisa pensar, eu faço o exercício por você. Segundo o Google Adwords o volume de pesquisa por Copa do Mundo 2014 é de 74.000 pesquisas mensais. Volume de pesquisa de outras palavras relacionadas ao tema:

  • Brasil 2014 – 550.000
  • Copa do mundo Brasil – 49.500
  • Mundial Brasil 2014 – 40.500
  • Eliminatórias Brasil 2014 – 368.000
  • Jogos da copa – 135.000

Acho que você já entendeu. Mas meu intuito não é criar um blog de nicho referente ao evento da copa do mundo e sim de turismo. Como o Brasil está em foco, não só pelo evento da copa das confederações esse ano e também da copa do mundo em 2014, mas também pelas Olimpíadas em 2016, a busca por informações de turismo também vai crescer muito.

No momento a busca por “Turismo Brasil” é de 135.000, mas a tendência é que cresça muito mais, principalmente fora do Brasil. Em 2013 o foco seria as sedes dos jogos da Copa das Confederações, abordando cada uma delas e o potencial turístico da região. Em 2014 a Copa do Mundo e depois as Olimpíadas. Veja que o blog de nicho poderá se manter rentável por muito tempo.

Qual plataforma utilizar

Eu criaria esse blog na plataforma WordPress pela experiência que já tenho com a plataforma, mas não vejo problema algum em ser criado no Blogger, desde que a pessoa tenha experiência ou disposição em aprender a lidar com a plataforma. Como sempre costumo dizer, a plataforma em que se vai blogar é apenas uma ferramenta. Cada um utiliza a ferramenta que se sente melhor em manusear.

Os primeiros artigos a serem escritos

O próprio Google Adwords já me deu algumas ideias para os primeiros artigos.

  • Pontos turísticos das sedes da Copa das Confederações (um artigo para cada sede)
  • Pontos turísticos das sedes da Copa do Mundo (um artigo para cada sede)
  • Agências de viagens no Brasil

Só com esses pontos já teria mais de 40 artigos para escrever e outros surgiriam enquanto fosse desenvolvendo esses, certamente.

Como ganhar dinheiro nesse nicho

Publicidade direta, artigos patrocinados, programas de afiliados (Google Adsense, Hotwords e outros), e outras maneiras voltadas para o turismo. Opções são variadas e as oportunidades são muito boas, basta pesquisar um pouco e se dedicar ao projeto.

Conclusão

Como já disse existem vários nichos promissores para esse ano de 2013. Se você não concorda com minha escolha ou quer deixar sua opinião, utilize os comentários.

Quer criar um blog de nicho e não sabe como? Eu te ajudo

Se você está pensando em criar um blog de nicho e ganhar dinheiro na internet e não sabe como eu posso te ajudar. Como? Através do curso que lancei recentemente, um curso prático que lhe ensina em 3 módulos como criar um blog de nicho e ganhar dinheiro na internet. Para aprender como fazer isso e começar seu negócio online basta acessar a imagem abaixo.

como-criar-um-blog-de-nicho-e-ganhar-dinheiro-na-internet

Quer aprender como ganhar dinheiro na internet com conteúdo gratuito?

Gustavo Freitas

Problogger, empreendedor digital e criador do Método Start. Você conhece todos os meus projetos no Gustavo Freitas.Net.

Website: http://gfsolucoes.net

    12 Comentários

    1. Eu acho que o melhor nicho continua sendo e sempre será aquele em que o blogueiro se sentir mais à vontade, seja em 2013 ou qualquer ano.
      Claro que turismo pode ser um tema interessante, mas criar um blog na carona do momento não me entra muito na cabeça.

      Um grande abraço.

    2. Ola Gustavo, muito interessante o artigo.
      Estou querendo criar um blog a algum tempo já, alguém sabe de algum post aqui na gfsolucoes que tenha um passo-a-passo mostrando como criar um blog?

    3. Acredito que o melhor nicho para iniciarmos um blog seja em 2013 ou em qualquer momento é aqueles que dominamos mais, que gostamos que temos afinidades que vamos ter prazer em buscar cada dia mais informações e fazer o melhor com cada vez mais qualidade, todos esses pontos são importante na hora de escolhermos nosso nicho mais a longo prazo vamos sentir dificuldades se não dominarmos bem o conteúdo.

      • Antonio Carcalho,
        concordo com você em partes. Se você pensa em manter um blog de nicho sozinho tudo bem, mas se tiver parcerias, principalmente na escrita (como eu tenho em alguns nichos que não domino) ai o pensamento é diferente.
        Abraço.

    4. Gustavo,

      Concordo plenamente com o que foi apresentado neste artigo. O turismo vai crescer ainda mais por causa dos eventos esperados para os próximos anos e certamente esta é uma boa oportunidade para investirmos nesse nicho.

      Off topic – O seu formulário de contato aparentemente não está funcionando bem. Tentei lhe enviar uma mensagem, mas apareceu uma mensagem de erro “tem certeza que quer fazer isso?” Pode ter a ver com o WPCache ou um erro no plugin talvez…

      • Marcelo,
        obrigado pelo comentário, acredito mesmo que os que investirem nesse nicho com foco e objetivos claros conseguirão bons lucros.
        Quanto ao formulário agradeço pelo aviso, testei ele agora e funcionou, talvez tenha sido algum problema momentâneo, mas vou ficar atento.
        Abraço.

        • Gustavo,

          Realmente agora o formulário de contato está funcionando sem erros. Inclusive já lhe enviei uma mensagem.

          Sobre a sua resposta ao comentário do Antonio Carcalho, concordo plenamente com a sua abordagem, pois as parcerias são perfeitas nesses casos.

          O único problema que vejo é em encontrar os parceiros ideais. Nem sempre encontramos gente com conhecimento de causa e que saiba escrever adequadamente em um blog.

          Talvez você não sofra tanto com isso, pois é uma das referências no mercado e assim mais gente poderá lhe procurar para oferecer eventuais parcerias. Mas para quem não é assim tão conhecido, a dificuldade aumenta consideravelmente.

          Abraço.

          • Marcelo,
            já recebi e respondi a sua mensagem.
            Quanto a questão é realmente complicado conseguir parceiros ideais, que realmente queiram se empenhar e fazer o negócio acontecer.
            Abraço.

    Deixe uma resposta