GF Soluções

Simplificando a Tecnologia e a Internet

Como usar as mídias sociais para controlar a sua reputação

Autor: Gustavo Freitas 29 de agosto de 2012 5 Comentários

Esse artigo é um Guest Post escrito por Charles Henry. Ele trabalha para uma HomeHost, a Hospedagem Companhia Brasil, que fornece Hospedagem de sites mysql. Se você também quer escrever um Guest Post no GF Soluções, basta entrar em contato pelo nosso formulário de contato.

Mais do que nunca as mídias sociais desempenham uma grande influência não só nas relações entre amigos e familiares, mas também sobre as nossas decisões de compra. Antes que as pessoas decidam que querem comprar algo de você ou de sua empresa, elas vão ao Google para obter informações. Se elas encontrarem informações negativas, você pode pagar caro e a sua empresa pode perder vendas e negócios que você não conseguirá reverter.

As redes sociais são importantes para toda organização. Em um recente levantamento, 71% das pessoas acreditam que se um CEO participa de uma mídia social, a marca da empresa será melhor vista pelo mercado. No entanto, menos de 50% dos pesquisados disseram que seu CEO’s tem algum perfil ativo.

Existem três razões principais pelas quais empresas e empregados devem ser ativos nas mídias sociais.

midia social

Conectar-se com os clientes

Um dos princípios básicos das mídias sociais é de se conectar e compartilhar informações com os outros. É sobre entrar em uma conversa. Quantas pessoas falharam nisso quando acharam que este era apenas mais um canal de comunicação restrita. Muitas pessoas e empresas adotam com sucesso a regra dos 1/10, onde a cada nove posts informativos, haverá um sobre a sua empresa ou seus serviços. Esta regra tem se mostrado boa para manter as pessoas acompanhando as suas contas nas mídias sociais.

Entrar no jogo

Para começar a entrar nesse jogo, o melhor é ser útil e oferecer informações interessantes. Quem vai para o Twitter ou para o Facebook só para postar sobre os seus serviços raramente chega a algum lugar. Lembre-se que as pessoas estão lá para se manterem conectadas e conversarem. Então adicione valor à sua presença digital sendo útil e envolvendo as pessoas nas conversas. As pessoas vão perceber a sua empresa e terão respeito por ela. Se eles precisarem dos seus produtos ou serviços, pode apostar que vão se lembrar de você.

Controlar a reputação digital

A parte boa de conectar-se com os clientes e ser útil para eles é que você está criando conteúdo de qualidade e que vai ajudar a construir a sua reputação. A maior parte das redes sociais é muito poderosa. Sites como Facebook, Twitter, Pinterest, Linkedin e Quora tem grande relevância nas ferramentas de busca. Isso ajuda bastante que os perfis e conteúdos das empresas apareçam no topo do Google e das outras grandes ferramentas de busca.

Temos que lembrar que praticamente todas as companhias receberão, em algum momento, uma crítica negativa. Não há jeito melhor de garantir que essas críticas não serão levadas a sério do que ser um usuário ativo das redes sociais virtuais para poder atender diretamente esses problemas.

Linkando perfis

Agora que você já entendeu a importância de ser ativo na internet para controlar a sua reputação, é a hora de garantir que o top dez dos resultados das buscas estão no seu nome ou no nome de sua companhia. Um jeito de fazer isso é aplicar técnicas de SEO nos seus perfis. Isso não deve ser muito complicado e você não precisa ler todo o Guia Google SEO. Você pode atingir grandes resultados apenas linkando seus perfis nas mídias sociais. Isso pode ser feito com um link em sua mídia social para o seu blog ou site. O melhor é usar o seu nome ou da sua empresa no link, sempre que possível.

Se você seguir essas dicas você poderá garantir várias vendas para a sua companhia. Lembre que as pessoas muitas vezes usam as redes sociais para uso pessoal ou para promoção sem pensar em como ele pode trabalhar para cuidar da sua reputação e entrar nesse jogo.

Problogger, Consultor para desenvolvimento e monetização de sites e blogs e Professor universitário. Você conhece todos os meus projetos no Gustavo Freitas.Net. Que tal aprender a criar um blog de nicho e ganhar dinheiro na internet?.

5 comentários

  1. Bom artigo, este é um tema quente a partilha de informação nas redes sociais é uma realidade, mas como tudo pode e deve de haver sempre algum cuidado com a divulgação de certas informações que podem ser negativas ou tendenciosas.
    Emprego Dinheiro postado recentemente…Para o entendimento da carta 03 do Petit Lenormand.My Profile

  2. Jordão Felix disse:

    Olá Gustavo Freitas Parabéns pelo artigo, pois é de grande importância. Isso quer dizer, fazer marketing com responsabilidade. Ninguém gosta de acessar, por exemplo, o facebook e encontrar 20 postagens de uma única pessoa falando a respeito do seu trabalho ou projeto online. É a mesma coisa de dizer “apague todas as minhas postagens e me bloquei, pois não quero mais porcarias na minha timeline”. Por mais que seja interessante o projeto que esta divulgando. Isso é apenas um exemplo no facebook, imagine em outras redes profissionais como o Linkedin.

    Outro fator muito importante também é a privacidade nas redes sociais. Os amigos de seus amigos não devem ver certos dados. Você também não precisa expor toda sua vida pessoal nas redes sociais. Em redes profissionais como o Linkedin, o ideal é deixar seu currículo online o mais atraente e profissional possível, já que o objetivo deste site é a criação de contatos.

    Abraço.
    Jordão Felix postado recentemente…By: sabrinaMy Profile

  3. Giovanni disse:

    Concordo com você, e reparei isso algum tempo atrás.
    As redes sociais podem controlar nossa reputação, fica ai a dica para quem não sabia.
    Parabéns pelo artigo, realmente muito bom assim como seu blog.
    Continue assim e sucesso!
    Giovanni postado recentemente…O que são backlinks e como conseguir os orgânicos.My Profile

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

CommentLuv badge

Procurar


Artigos por e-mail

Não sabe o que são feeds, confira clicando aqui

Digite seu e-mail:

by FeedBurner


Parceiros


ganhar dinheiro