Movimento Blog Voluntário: Como encontrar o que você procura

Continuando a participação no Movimento Blog Volunário 2009, hoje vou ensinar aos novatos no mundo virtual a encontrar a informação que precisam. Ouvimos todos os dias que tudo que precisamos saber pode ser encontrado na internet, mas como encontrar essa informação em meio a milhões de páginas que existem? Uma resposta óbvia seria, use o Google. Mas isso não quer dizer que você irá encontrar o que está procurando especificamente e com a rapidez que deseja. Nesse artigo vou relacionar algumas dicas de como utilizar melhor a ferramenta de busca do Google.

The other Google Earth
Creative Commons License photo credit: Casey Florig

Segue as dicas:

  1. O Google não diferencia minúsculas, maiúsculas ou acentuação. Então pare de se preocupar com isso.
  2. A busca pode ser feita com quantas palavras quiser (mas você verá que se souber o que procura não precisará digitar muitas palavras), mas quando elas estão separadas por espaço ele procura por uma e também pela outra (não importando se estão juntas no texto). Ex.: Ronaldo Fenômeno trará todos os resultados que contiverem essas duas palavras no texto. Veja na figura abaixo, retornou 1.080.000.
  3. Se quiser achar a palavra do jeito que está escrita, coloque entre aspas (””). Ex.: “Ronaldo Fenômeno” trará apenas os resultados em que as duas palavras estiverem juntas e nessa ordem no texto. Agora retornou “apenas” 827.000.
  4. Se quiser excluir resultados que contenham palavras específicas coloque um sinal de menos (-) na frente da palavra à excluir. Ex.: “Ronaldo Fenômeno”-travesti trará todos os resultados da pesquisa do item 3, menos os que contém a palavra travesti. Agora retornou “apenas” 271.000.
  5. Se quiser incluir uma palavra é só usar o mais (+) antes da palavra que deseja incluir. Ex.: “Ronaldo Fenômeno”+travesti trará todos os resultados que contenham Ronaldo Fenômeno e travesti.
  6. Se quiser procurar em uma data específica. Ex.: “Ronaldo Fenômeno”+travesti+2008.

Amanhã é o último dia do Movimento Blog Voluntário 2009 e darei mais algumas dicas avançadas de buscas no Google, até lá!

Quer aprender como ganhar dinheiro na internet com conteúdo gratuito?

Gustavo Freitas

Problogger, empreendedor digital e criador do Método Start. Você conhece todos os meus projetos no Gustavo Freitas.Net.

Website: http://gfsolucoes.net

    0 Comentários

    1. Consegui encontrar o problema: “queimei” por duas vezes o feed do blog.
      Deletei um deles e deu tudo certo.
      Agora vou “quebrar a cabeça” para colocar o ícone animado.
      Obrigada

      Sumy Escreveu um post sobre… Google e as datas comemorativas

    2. Olá Gustavo!
      Li todas as informações sobre Feeds (I a V) e fui seguindo todas as suas instruções.Coloquei um ícone bem legal no meu blog, mas quando se clica nele, não aparece os resumos dos posts como em todos os blogs. Aparece um pedido de senha.
      Como em todos os blogs que entro não me é solicitada a tal senha, acho que fiz algo errado. Se puder me ajudar, agradeço.
      Abs.

    3. Adorei as dicas, não sabia do + e -, isso pode fazer a diferença já que exclui ou acrescenta muita coisa.

      Bom domingo.

    Deixe uma resposta