Música, livros, revistas: Baixe tudo gratuitamente e dentro da lei

Esse artigo foi publicado originalmente em 9 de maio de 2012.

Em tempos de dispositivos móveis como smartphones e tablets e internet “mais aceitável” no Brasil, não era de se esperar que a pirataria diminuísse, pelo contrário. Apenas leis e ameaças não são suficientes, é necessário algumas atitudes por parte dos produtores como novas maneiras de sensibilizar o consumidor (principalmente com preços mais próximos da realidade nacional) e ideias inovadoras.

Nesse artigo não proponho (não tenho essa capacidade) soluções ao problemas da pirataria, mas ofereço a você que quer ter acesso a conteúdo de qualidade, gratuito e sem pirataria, algumas ideias inovadoras que já tem surgido mundo a fora. Quem sabe outras empresas prestam atenção a sua volta e percebem que tudo está mudando e é o momento de começar também a planejar estratégias para incluir o consumidor no processo de desenvolvimento e distribuição de seu produto.

Dica 1 – Leia HQ’s da Marvel gratuitamente

 

Essa é pra quem gosta mesmo de raridades. A Marvel liberou em seu site a leitura, gratuita, de 268 histórias em quadrinho do Homem-Aranha, X-Men, Quarteto Fantástico, Hulk, Capitão América, Homem de Ferro, Thor e mais outros 5 mil personagens de HQs.

É uma mistura de edições antigas e mais recentes. Entre a lista de edições estão clássicos como Capitão América e Os Vingadores; e raridades como a Amazing Fantasy #15, de 1962, e a HQ de estréia do Homem-Aranha, cujo original custa, em média, duzentos mil dólares. Fonte: Catraca Livre.

Para acessar as revistas, basta seguir os passos abaixo:

  1. Acesse http://marvel.com/digital_comics/list?isFree=1
  2. Escolha uma revista e clique sobre ela
  3. Na página da revista procure por “Read it Online” e clique
  4. Aguarde a revista carregar
  5. Basta ir dando 2 cliques na tela pra revista ser foleada

O único ponto negativo é que as revistas estão em inglês.

Dica 2 – Leia HQ’s da DC Comics gratuitamente

Para os fãs de SuperMan , Batman, Mulher-Maravilha, Lanterna Verde, Aquaman, ou seja,  A Liga da Justiça completa, além do excelente Novos Titãs, também temos boas notícias. A DC Comics, disponibilizou para ler online totalmente grátis mais de 200 revistas. Para ler basta clicar aqui e depois ao lado da imagem da capa em Read. O único ponto negativo é que as revistas estão em inglês. Fonte: Catraca Livre

Dica 3 – Baixe 500 livros na Universia

universia livros gratuitos para download

O portal Universia Brasil possui mais de 500 obras literárias gratuitas para download. Para baixar é muito simples, basta acessar o Universia Brasil, clicar sobre o livro ou autor que deseja e depois em download. São 521 arquivos, que podem ser lidos em computadores, tablets e e-readers.  Há biografias de cineastas, textos científicos sobre comunicação, além de clássicos da literatura.

Dica 4 – Baixar músicas gratuitamente

Você quer baixar músicas gratuitamente, mas dentro da lei? Existem vários sites pela internet que possuem músicas gratuitas, de livre distribuição. O site Jamendo é um dos mais conhecidos e oferece links diretos para a música ou download via torrent. Com mais de 110 mil músicas o site está disponível em oito línguas diferentes, incluindo o português. Confira clicando aqui. Além da distribuição livre e gratuita de músicas, o Jamendo possui um serviço de venda de licenças comerciais de músicas a preços competitivos, conhecida por Jamendo PRO.

Conclusão

Como você pode ver, nem tudo precisa ser na base da pirataria. Podemos sim ter produtos de alta qualidade totalmente gratuitos, basta pesquisar um pouco e ficar atento que sempre descobriremos muito conteúdo gratuito pela internet, sem infringir a lei e os direitos autorais de terceiros.

Num próximo artigo irei comentar sobre mais alguns sites, inclusive com filmes que estão sendo distribuídos gratuitamente também.

E você, conhece algum site ou serviço parecido? Deixe nos comentários.

17 Maneiras de Ganhar Dinheiro na Internet

Gustavo Freitas

Problogger, empreendedor digital e criador do Método Start. Você conhece todos os meus projetos no Gustavo Freitas.Net.

Website: http://gfsolucoes.net

11 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

CommentLuv badge