NoScript: aumente sua segurança na Web

Navegar na internet é algo extremamente inseguro. Vírus, worms, cavalos-de-tróia e códigos maliciosos estão proliferados pela rede esperando uma oportunidade para assumir o controle do seu computador e roubar senhas de banco e outros dados visados em um golpe virtual.

Antivírus, Anti Spyware e Firewall são apenas algumas ferramentas vitais nessa batalha diária contra os invasores de seu computador. Falhas de segurança, brechas no sistema operacional e falta de experiência na internet são apenas alguns fatores que levam ao crescimento de contaminações e ataques bem sucedidos.

Se você utiliza o Internet Explorer para navegar na internet só tenho a lhe desejar boa sorte! Agora se você utiliza o Firefox posso te ajudar a reforçar sua segurança enquanto estiver navegando. Você pode utilizar o NoScript para ajudá-lo nessa tarefa.

NoScript

Como funciona

O NoScript impede, por padrão, a execução de rotinas Java, JavaScript, Flash e Silverlight, muito utilizados para esconder vírus e códigos maliciosos. Ao visitar um site que necessita executar um script o Firefox lhe mostrará um aviso pedindo sua autorização para executar ou não. Se for um site confiável (como o seu home banking) você pode liberá-lo uma única vez e ele terá permissão para sempre executar scripts.

Como instalar

Para você instalar o complemento o procedimento é o mesmo de qualquer outra instalação de complemento no Firefox. Clique em “Ferramentas” – “Complementos” – “Adicionar” – digite noscript na caixa de busca e clique em “Enter”. Nos resultados retornados clique em NoScript e em “Adicionar ao Firefox”, ao terminar a instalação será solicitado que o Firefox seja reiniciado, reinicie e o NoScript estará instalado.

Como utilizar

Como escrevi acima, por padrão o NoScript vai bloquear todos os scripts de qualquer site. Para utilizar os sites que você tem absoluta certeza de que são seguros basta clicar no ícone do NoScript que fica no canto inferior direito do Firefox e decidir o que fazer (permitir temporariamente ou marcar o site como confiável). Se quiser marcar um site como não confiável o procedimento é mesmo, porém você deverá clicar em “não confiável” e “marcar o site como não confiável”. Lembre-se que a partir de agora o NoScript irá bloquear tudo por padrão, mas você pode desbloquear por isso tome cuidado com os sites que irá liberar.

Quer aprender como ganhar dinheiro na internet com conteúdo gratuito?

Gustavo Freitas

Problogger, empreendedor digital e criador do Método Start. Você conhece todos os meus projetos no Gustavo Freitas.Net.

Website: http://gfsolucoes.net

    0 Comentários

    1. Good day!This was a really impressive Topics!
      I come from roma, I was luck to find your website in digg
      Also I learn a lot in your blog really thank your very much i will come again

    2. daniel lopes

      WEB 2.0 bloqueando JS??? jesus.

    3. lucas

      Obrigado!!!

      não so achei a dica boa (sou meio paranoico com a segurança), mas também achei o teu blog excelente!!

      obrigado a você pelas dicas e ao LINKK por divulgar o teu blog.

    Deixe uma resposta