Site Um Portugues.com auxilia com o novo acordo ortográfico

Site Um Portugues.com auxilia com o novo acordo ortográfico.

O novo acordo ortográfico firmado em 1990 entre Brasil, Portugal, Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, São Tomé e Príncipe e Timor Leste entra em vigor em 1º de Janeiro de 2016.

Se você ainda tem muitas dúvidas sobre o novo acordo ortográfico, apesar dele já estar em pauta há alguns anos, você pode utilizar o site Um Português para lhe ajudar nessa tarefa de aprendizado e vou mostrar como nesse artigo.

O que é o novo acordo ortográfico

Segundo a Wikipédia,

O Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa de 1990 é um tratado internacional firmado em 1990 com o objetivo de criar uma ortografia unificada para o português, a ser usada por todos os países de língua oficial portuguesa. Foi assinado por representantes oficiais de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal e São Tomé e Príncipe em Lisboa, em 16 de dezembro de 1990. Depois de recuperar a independência, Timor-Leste aderiu ao Acordo em 2004. O processo negocial que resultou no Acordo contou com a presença de uma delegação de observadores da Galiza.

O Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa de 1990 pretende instituir uma ortografia oficial unificada para a língua portuguesa, com o objetivo explícito de pôr fim à existência de duas normas ortográficas oficiais divergentes, uma no Brasil e outra nos restantes países de língua oficial portuguesa, contribuindo assim, nos termos do preâmbulo do Acordo, para aumentar o prestígio internacional do português. Na prática, o acordo estabelece uma unidade ortográfica de 98% das palavras, contra cerca de 96% na situação anterior.

Como o site Um Português pode ajudar?

novo acordo ortográfico

O site Um Português pode ajudá-lo a tirar dúvidas na hora de escrever uma palavra. Quando estiver em dúvidas sobre uma mudança, pode entrar no site e utilizar a caixa de texto. Escreva a palavra que tem dúvidas e veja a resposta ao clicar em Enviar.

Acesse o site e utilize a caixa de texto para conferir se está escrito corretamente. Agora não tem mais desculpas para escrever errado!!!!

No link abaixo tem todo o acordo pra ser acessado e estudado.

Quer aprender como ganhar dinheiro na internet com conteúdo gratuito?

Gustavo Freitas

Problogger, empreendedor digital e criador do Método Start. Você conhece todos os meus projetos no Gustavo Freitas.Net.

Website: http://gfsolucoes.net

    6 Comentários

    1. Muito Obrigado Gustavo, eu tenho um blog, e usava “Idéias” no slogan dele. Sim, Idéias, justamente a palavra que você citou no artigo. Obrigado!

      Agora com a ortografia correta: http://alunosideais.blogspot.com

      Abraços!!

    2. Trabalho com revisão de textos, e uso o Um Português desde 2009. Muito bom, mesmo. Na prática, acabo consultando-o mais que o próprio Aurélio.

      • Devanir,
        também o conheço desde 2009, e até já tinha escrito sobre ele superficialmente aqui no blog e agora resolvi melhorar o artigo.
        Abraço.

    Deixe uma resposta