O que é a Blogosfera Brasil e como se cadastrar

Atualizado em 21 de outubro de 2012.

Infelizmente a Rede Social Blogosfera Brasil será desativada no dia 25 de outubro de 2012, confiram no link abaixo o comunicado oficial.

+++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++

O Rodrigo R. Neto do blog Informação Virtual Criou a Blogosfera Brasil, uma rede social voltada exclusivamente para nós, blogueiros. O projeto ainda está em fase experimental, podemos dizer que em um estágio beta, mas já é possível fazer seu cadastro e ajudar a aperfeiçoar a ferramenta web 2.0. Na Blogosfera Brasil é possível criar grupos, tópicos nos fóruns, posts, editar o perfil, interagir com outros membros e, aos poucos, outras funcionalidades serão implementadas.

A ideia é que esta rede seja um ambiente para trocarmos conhecimento, esclarecermos dúvidas e divulgarmos nossos trabalhos, tudo isso com bastante descontração, respeito e amizade.

Você pode se cadastrar ou utilizar um usuário já existente no Twitter, Facebook, Google, Windows Live ou Yahoo. Se você não possui um usuário em uma dessas plataformas, ou prefere criar um usuário específico para essa plataforma, basta seguir os passos:

  1. Acesse http://www.blogosferabrasil.com/register/
  2. Preencha os dados solicitados e no final do cadastro, se quiser criar um blog marque a caixa de seleção, do contrário, deixe desmarcada. Estou criando apenas o usuário, sem um blog, então vou deixar a caixa desmarcada
  3. Clique em completar o registro
  4. Agora abra sua caixa de e-mail para confirmar a inscrição, clique no link enviado e será redirecionado para a tela de login
  5. Agora é só digitar seu usuário e senha que criou e começar a utilizar a Blogosfera Brasil

E você, o que achou da iniciativa e empreendedorismo do Rodrigo R. Neto? Deixe sua opinião nos comentários!

Quer aprender como ganhar dinheiro na internet com conteúdo gratuito?

Gustavo Freitas

Problogger, empreendedor digital e criador do Método Start. Você conhece todos os meus projetos no Gustavo Freitas.Net.

Website: http://gfsolucoes.net

    26 Comentários

    1. É incrível como existe gente cara de pau nessa blogosfera né?
      Além de cometer crime, o plagiador está se negando a pensar. O reflexo disso no futuro será uma sociedade sem cultura, sem personalidade e sem capacidade de promover sua inteligência.
      Na minha opinião, uma pessoa que copia uma obra alheia , na íntegra e sem nenhuma autorização e sem ao menos citar a fonte, apenas o faz por incapacidade de fazer, ela mesma, a sua própria obra. É lamentável!

      • Acredito que, pela repercussão que causou, ele teve um grande aprendizado hoje, e como aqui no GF Soluções uma de minhas metas é ensinar os blogueiros iniciantes a ter sucesso na blogosfera, acredito que o saldo foi positivo.
        temos que lutar, e muito, contra essa cultura da apoderação que está tomando conta da nossa sociedade.
        grande abraço e obrigado pelo apoio.

    2. kkkkk! o cara é cara de pau mesmo, hein? você publicou dia 02/02/2011, ele publicou dia 28/02/2011, fez como manda a cartilha dos plagiadores, ou seja, copiou integralmente e ainda reclama!!!!
      Isto é uma vergonha!

      • Uma pena, mas creio que está sendo um aprendizado para ele.

    3. Hahahaha só pode ser brincadeira né? Daqui a pouco reclamar do plágio que vai ser o crime =p

      • sabe o que é mais interessante? geralmente nem reclamo disso, não fico procurando. mas dessa vez não aguentei e reclamei e veja só que interessante. será que corro o risco de ser processado? rs
        abraço.

        • Gustavo Freitas – Como já havia dito a intenção foi das melhores, mas acabou criando esta discussão um tanto desnecessária, Mas não tiro sua razão e removi por total a matéria. Acredito que você não fez mais do que sua obrigação e quanto ao primeiro comentário, concordo em gênero, número e grau com Rodrigo. Eu poderia ter pegado mais leve. Fique tranquilo que sou da paz e não uso a justiça para resolver meus problemas, prefiro eu mesmo resolver. Espero que agora fique a contento de todos.

          Ps:
          “As leis são claras a escuridão está mesmo é em nossas mentes. As pessoas deveriam agir assim também em relação aos Roubos e desvios de verbas com o Poder Público, nos, pouparia milhares de milhões de dólares”.

          • Leo Silveira,
            espero que tenha sido um aprendizado e que você cresça com o que aconteceu. também sou da paz, por isso mesmo a primeira coisa que fiz foi lhe pedir que retirasse o conteúdo.

            • Ok Gustavo, Aprendi sim. Como diz o ditado “De boas intenções o Inferno está cheio”. Mais uma vez minhas desculpas pelo transtorno e Sucesso.

            • Leo,
              as desculpas estão aceitas, sucesso pra você também!

    4. gustavo freitas – Solicito ao administrador desse blog que retire a parte do artigo que copiou e colou no http://www.gfsolucoes.net/gustavo, e por favor, se quiser se dar bem na blogosfera, não faça mais isso, pois ninguém gosta de ter seu trabalho “roubado” dessa maneira.
      obrigado.
      —————————————————
      Veja se não sobrou nenhuma palavra do “Roubo” – Peço Desculpas pelo Delito, se quiser dar parte na polícia, fique a vontade! Sabe onde me encontrar.

      Caso precise de provas eu fiz questão de guardar uma cópia do Material. Desde já grato pelas palavras.

      Se vc chama de trabalho 129 palavras e 652 caracteres e acredita mesmo que isso seja um Roubo. Procure seus direitos pois a intenção foi apenas divulgar e jamais pensei que vc iria fazer questão destas míseras palavras visto que o propósito é justo DIVULGAR.PODERIA TER PEDIDOS OS CRÉDITOS POR TAMANHO ROUBO, e enorme quantidade de caracteres.

      Mesmo assim já está retirado o seu pequeno Trecho de seu “trabalho”.
      Pra concluir, quem lhe falou que quero me dar bem em alguma coisa, apenas queria divulgar para ajudar. E não esqueça que no seu “trabalho também tem partes que não são suas e Isso é o que? Desvio de Caracteres?.

      Algumas pessoas fazem questão por tão pouca coisa não acha? mesmo com todas as formações que eles teen. Seres humanos são estranhos mesmo !!!

      Dinada.

      • Além de ter meu artigo (uma parte, a mais importante) copiado e colado, a pessoa ainda se sente no direito de ficar ofendido, é mole?

        • Lamentável isso Gustavo. E eu até disponibilizei um material de trabalho para esta pessoa. Será que dói muito ser criativo? Só pode ser isso.

          Alguns blogueiros, inclusive, estão copiando o texto integral da página “Sobre” da Blogosfera Brasil, palavra por palavra, sem acrescentar nada de novo. Essa atitude me passa a impressão de que fazem isto apenas para ganhar um espaço na página de “Divulgadores” da rede, sem fazer esforço algum. Se quer saber, eu não ligo, podem até copiar o conteúdo da página “Sobre”, eu até insiro o banner do blog da pessoa, sem problema.

          Mas estes tipos de blogueiros nunca terão sucesso, pois nunca criam nada, nunca inventam, só copiam. Enfim, o azar é todo deles!

          • a nossa sociedade, nossa cultura tecnológica está matando toda a criatividade? creio que não, pois estamos ai no meio dela e mesmo assim somos criativos não é? é como você disse, o azar é deles!
            abraço e obrigado.

          • Realmente Rodrigo, você tem razão quanto a resposta, mas conforme disse e repito não é algo que se possa classificar como “Roubo”, principalmente se a intenção é comum é com o mesmo propósito, não queria realmente causar nenhum tipo de transtorno e como disse o Objetivo é Apenas divulgar, Não tenho a intenção de promover meu blog através do Blogosfera Brasil, até porque não preciso disso para crescer.

            Minha participação é apenas experimental afim de conhecer o Espaço e contribuir de alguma forma e para acrescentar algo a um texto, realmente temos que saber do que estamos falando. Não Acha?

            Quanto a criatividade, esta eu tenho de sobra, só neste caso como não conheço nem vc nem a Blogosfera Brasil realmente não tinha muito o que falar com minha palavras e é claro precisaria de Material.

            Meu Blog possui 100% dos artigos escritos por mim. E é claro que quando é um material de Divulgação trechos do destino ou pedaços de outros endereços são mais do que copiados na internet, se vocês nunca usaram desta técnica, considerada por muitos como “Roubo” realmente vocês são demais, parabéns.

            Segue Resposta adequada e Copiada e colada abaixo.

            “caro gustavo, peço desculpas por ter copiado o conteúdo do seu post, fiz isso por achar que não haveria problemas, já que se trata de um post de divulgação. de qualquer forma o trecho copiado já foi excluído do meu blog. mais uma vez me desculpe por qualquer inconveniente.”

            Rodrigo, Se preferir Removo todo o material de meu Blog isso não fará muita diferença, pois não trato do Tema, só queria mesmo ajudar e divulgar.

            Abraço.

        • Esse é o mundo da Blogosfera, Infelizmente!

        • Olá Gustavo

          Algumas pessoas ainda confundem citação, cópia, plágio e divulgação, são coisas bem diferentes, por isso escrevi os artigos “citar é muito diferente de plagiar” e “cópia de ideia é plágio?” lá no Blogosfera Legalizada.

          A reprodução parcial ou total do conteúdo se configura plágio quando ela é feita sem autorização do autor original e mesmo com citação do link original continua sendo crime.

          Quando este tipo de situação acontece o ideal é mostrar para a pessoa que a reprodução de conteúdo não autorizado pelo autor original é crime, se faz isso citando as leis que mencionam isso:

          Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do Código Penal

          Lei Lei 9610 de 19 Fevereiro de 1998,

          Art. 14. É titular de direitos de autor quem adapta, traduz, arranja ou orquestra obra caída no domínio público, não podendo opor-se a outra adaptação, arranjo, orquestração ou tradução, salvo se for cópia da sua.

          Art. 24. São direitos morais do autor:

          I – o de reivindicar, a qualquer tempo, a autoria da obra;

          VI – o de retirar de circulação a obra ou de suspender qualquer forma de utilização já autorizada, quando a circulação ou utilização implicarem afronta à sua reputação e imagem;

          Art. 29. Depende de autorização prévia e expressa do autor a utilização da obra, por quaisquer modalidades, tais como:

          I – a reprodução parcial ou integral;

          Como se vê a legislação é clara sob este aspecto. Outro detalhe que reforça a argumentação é dizer os prejuízos financeiros e de reputação que a pessoa pode ter quando comete plágio:

          *pode ser denunciado no adsense e perder os anúncios
          *pode sofrer punições do google
          *pode ser denunciado na plataforma do blog e ter seu blog excluido
          *a fama de plagiador afasta visitas e potenciais clientes de anúncios de publicidade e artigos patrocinados
          *pode ser denunciado como spam no google para que o resultado do plagiador nao apareça nas buscas

          Com isso tudo verificamos que o crime de plágio não compensa, mas temos que mostrar melhor para as pessoas que cometem plágio que isso não é apenas “uma atitude que não é bacana e é mal vista na blogosfera” e sim mostrar que o que ela faz é crime e trará pra ela enormes prejuízos se ela continuar, assim conseguiremos ser mais convicentes e inibiremos novas reproduções não autorizadas de nossos conteúdos pela mesma pessoa. Ou pelo menos há grandes chances de conseguir isso.

          Art. 3o Ninguém se escusa de cumprir a lei, alegando que não a conhece. (DECRETO-LEI Nº 4.657, DE 4 DE SETEMBRO DE 1942.-Lei de Introdução ao Código Civil Brasileiro)

          Espero ter ajudado, na discussão, segue abaixo os links que utilizei para fazer esse comentário:

          http://www.blogosferalegal.com/2010/06/citar-e-muito-diferente-de-plagiar.html

          http://www.blogosferalegal.com/2010/06/lei-9610-de-19-fevereiro-de-1998.html

          http://www.blogosferalegal.com/2011/02/google-passa-punir-mais-severamente-os.html

          http://www.blogosferalegal.com/2010/08/copia-de-ideia-e-plagio.html

          http://www.escritosideologicos.com/2010/11/guia-de-publicacao-de-artigos.html

          Um abraço.

          • Ana,
            muito obrigado pelo comentário_artigo, maravilhoso e enriquecedor. Infelizmente a baixa cultura no Brasil, a falta de ética de nossos governantes e os exemplos que temos na televisão (principalmente nas novelas) moldam um caráter duvidoso, que começa a ser trabalhado na infância e se consolida no jovem. ai ele chega na internet, acha que é uma terra de ninguém e comete bobagens. eu tentei avisar, mas é muito mais fácil fazer como ele fez (para essa cultura que está enraizada no Brasil), denegrir meu trabalho (“se vc chama de trabalho 129 palavras e 652 caracteres e acredita mesmo que isso seja um roubo. procure seus direitos…”) é muito mais simples e natural do que fazer o que o Rodrigo Neto sugeriu, pedir desculpas. Isso seria suficiente…quem sabe com a repercussão desse seu ato ele mude de ideia num futuro próximo, espero sinceramente que sim, pois precisamos de nossos jovens, com a cabeça no lugar, para fazer esse país vencer essa cultura enraizada.
            abraço.

      • Leo Silveira, o grande erro não foi o fato de você ter copiado o conteúdo do Gustavo, mas sim a resposta que você deu. Quer ver um exemplo de resposta que eu daria: – “Caro Gustavo, peço desculpas por ter copiado o conteúdo do seu post, fiz isso por achar que não haveria problemas, já que se trata de um post de divulgação. De qualquer forma o trecho copiado já foi excluído do meu blog. Mais uma vez me desculpe por qualquer inconveniente.” – Viu? Fica melhor, não acha?

    5. Olá Gustavo,

      Muito obrigado pela divulgação deste meu novo projeto.

      Espero que a galera aproveite bastante a Blogosfera Brasil, compartilhando conhecimento, interagindo e fazendo novas amizades.

      Abraços,

      Rodrigo R. Neto
      InformacaoVirtual.com / BlogosferaBrasil.com

      • Rodrigo,
        obrigado pelo comentário e parabéns pela iniciativa, tenho certeza que será um sucesso!
        Abraço.

    6. Oi, Gustavo!
      Sessão Retorno:
      Visitei a Blogosfera Brasil, gostei, fiquei, rs rs
      Fazer amigos, conhecer outros pensamentos, aprender … Uau,tudo isso é muito bom!
      Abração.

      • Katia,
        que bom que retornou para dar um feedback, poucos fazem isso.
        que bom que gostou,
        abraço.

    7. Bacana ver mais uma rede social nacional no pedaço. Aguardo pela implementação total dela. Abraços.

      • Guilherme,
        ainda mais tendo por trás uma pessoa como o Rodrigo R. Neto, que sempre demonstra muita seriedade nos projetos que assume,
        abraço.

    Comentários não são permitidos.