O que é e como criar um Portfo.li e divulgar os feeds de seu blog

Conheci recentemente o Portfo.li e estou tentando entender o funcionamento dele ainda, mas já vou compartilhar aqui com vocês algumas utilidades que já encontrei pra ele. O Portfo.li tem a proposta de ser uma revista criada e editada pelo usuário, ou seja, no seu portfo.li, você terá as notícias que achar mais interessantes para você. A maneira de incluir essas notícias é através do cadastro dos feeds dos sites e blogs que lhe interessam. Mas ele não é um simples leitor de feeds, pois ele agrega também características de redes sociais, pois é simples você compartilhar conteúdo dentro dele.

Por isso mesmo a primeira funcionalidade que me chamou a atenção nesse aplicativo web 2.0 foi a questão de poder cadastrar os feeds de meus blogs e compartilhar meu conteúdo com outros usuários do Portfo.li, pode ser, num futuro próximo, uma maneira interessante de conseguir mais seguidores de qualidade, que estão interessados em acompanhar meu conteúdo.

Outra funcionalidade é utilizar o aplicativo como um centralizador de informação de todos os blogs que sigo. Hoje sigo a maioria dos blogs pelos feeds por e-mail e isso por vezes transforma minha caixa de entrada numa verdadeira loucura. Além de não ser nada produtivo. Aqui no Portfo.li posso colocar todos os feeds numa única tela e dar uma olhada rápida e localizar o que preciso ou quero ler naquele momento. Vou testar essa funcionalidade.

Uma outra funcionalidade que ainda estou testando é como auxiliar no momento de buscar informações sobre determinado conteúdo, principalmente (pelo menos nesse momento que ainda não é muito conhecido aqui no Brasil) em língua inglesa. Pode ajudar e muito a criar conteúdo novo em língua portuguesa. Mas ainda não tenho utilização suficiente pra emitir minha opinião a esse respeito. Veja abaixo como já está meu Portfo.li.

 

portfo.li, feeds, agregador, blogs

Veja como já está meu Portfo.li

Como criar uma conta no Portfo.li

Para criar seu Portfo.li basta seguir os passos abaixo:

  1. Acesse http://portfo.li/
  2. Em Get Started coloque o nome de usuário que deseja para o serviço, no meu caso coloquei gustavofreitas então meu link ficou http://portfo.li/gustavofreitas/
  3. Clique em Create Your Portfoli! como mostrado na imagem portfo.li, feeds, dicas
  4. Agora você pode fazer seu login utilizando o Facebook ou criar um login informando seu e-mail e uma senha
  5. Escolha o procedimento que achar melhor e vá em frente, eu escolhi criar minha conta, então digitei o e-mail e a senha que desejo e cliquei em Sign up
  6. Pronto, sua conta está criada
  7. Para adicionar um feed clique em Edit Portfoli e escolha Add
  8. Coloque o título do blog, url e url dos feeds e clique em Add

Existem ainda outras funcionalidades que ainda não tive tempo de testar, como o botão de Bookmarket que você pode utilizar para puxar conteúdo (feeds) para seu Portfo.li sem a necessidade de cadastrar manualmente o feeds. E você, já conhecia, o que achou do Portfo.li? Deixe sua opinião nos comentários.

 

Quer aprender como ganhar dinheiro na internet com conteúdo gratuito?

Gustavo Freitas

Problogger, empreendedor digital e criador do Método Start. Você conhece todos os meus projetos no Gustavo Freitas.Net.

Website: http://gfsolucoes.net

    11 Comentários

      • Estou utilizando de várias maneiras, até mesmo com agregador de feeds e estou adorando.

    1. Olá Gustavo

      Parece ser interessante, vou testar.
      O Skribit funciona mais ou menos assim, mas já anunciaram que o site vai encerrar as atividades.

      Abraços.

    Deixe uma resposta