O que é o cache do Google e como utilizá-lo como um backup de seu blog

Nesse artigo vou explicar o que é o cache do Google e como utilizá-lo caso exclua algum artigo acidentalmente de seu blog ou ainda aconteça algum problema com seu serviço de hospedagem.

Nesse caso o Google servirá como um servidor de backup para os artigos de seu blog.

O que é o cache do Google?

Segundo a wikipédia

Na área da computação, cache é um dispositivo de acesso rápido, interno a um sistema, que serve de intermediário entre um operador de um processo e o dispositivo de armazenamento ao qual esse operador acede. A vantagem principal na utilização de uma cache consiste em evitar o acesso ao dispositivo de armazenamento – que pode ser demorado -, armazenando os dados em meios de acesso mais rápidos.

No caso do Google, o cache a que nos referimos, são vários servidores que servem para armazenar as páginas visitas pelo Googlebot (robô de buscas) do Google. Ele está constantemente visitando as páginas de seu blog para verificar possíveis mudanças e atualizar seu posicionamento nos resultados de buscas. A cada visita ele armazena um “cache” de sua página nos seus servidores para utilizar nos resultados de busca com maior rapidez.

pagina em cache do google

Como utilizar o cache do Google como backup de meus artigos?

Recentemente tive um problema em um site de um cliente, pois ao excluir um usuário que não era mais usado, acabei por excluir várias páginas que ainda eram utilizadas no blog. Foram 5 páginas excluídas e a primeira solução seria abrir um chamado no suporte do serviço de hospedagem e solicitar que fosse restaurado o último backup. Isso me traria vários outros problemas, como a perda de alguns artigos escritos após o último backup e as configurações que havia acabado de realizar no blog. Foi quando me lembrei do cache do Google.

Se isso acontecer com você, basta ir ao google.com.br e digitar cache:url do blog, artigo ou página. O resultado será o cache de sua página ou artigo, que você poderá copiar e colar o texto numa nova página.

Essa solução, para o meu caso, foi ideal. Se você não sabe a url exata do artigo procure no google pelo assunto e se encontrar a página, clique em “Em cache”.

E você, o que achou dessa dica? Já conhecia esse recurso? Já utilizou alguma vez? Deixe sua opinião nos comentários.

Quer conhecer a técnica que usei para ganhar R$ 1.091,80 em menos de 48 horas?

Gustavo Freitas

Problogger, empreendedor digital e criador do Método Start. Você conhece todos os meus projetos no Gustavo Freitas.Net.

Website: http://gfsolucoes.net

    0 Comentários

    1. Leonardo

      Muito obrigado pela dica, já tinha reparado nesse cache, mas não tinha corrido atrás para saber o que era, muito obrigado

    2. Olá Gustavo,

      Puxa esta utilidade para o cache do Google é nova para mim. Eu nunca tinha parado para pensar nesta solução, mas achei muito interessante o seu pensamento, e também a dica.
      Parabéns por trazer mais uma dica excelente e original, com certeza pode ajudar muito em uma hora de apuro como a que você passou!
      Abraço!

    Deixe uma resposta