Outlook ou Gmail? Qual a melhor opção?

Utilizo o Outlook no trabalho, para não ficar defasado no tocante ao e-mails corporativos que recebo durante o expediente, mas meu objetivo é ter na internet a facilidade que o Outlook me proporciona no trabalho, como mensagens selecionadas automaticamente por assunto ou remetente, aviso de chegada de mensagens, lembrete de compromissos, entre outras funcionalidades que não encontrava em aplicativos de e-mail na internet. Os motivos da migração para a internet são: liberdade dos e-mails na internet (posso acessar de qualquer computador com acesso a internet) aliada a funcionalidade de um aplicativo instalado no computador (rapidez, confiança, funcionalidades, facilidade de uso).

O Gmail, hoje, possui 6.7 Gb de armazenamento gratuito e várias funcionalidades que estão atraindo um número cada vez maior de pessoas. Utilizo o Gmail há algum tempo, mas continuava com o Outlook devido há alguns dos fatores citados acima, principalmente relacionados ao trabalho, mas essa semana, depois de precisar reler um e-mail em casa, que estava no computador do trabalho, cheguei a conclusão de que para minha atuação situação (casa, trabalho, faculdade) o Outlook não era mais suficientemente eficiente.

Sai o Outlook, entra o Gmail

O primeiro passo foi começar a receber meus e-mails do trabalho no Gmail, para isso entrei em Configurações – Contas – Adicionar outro endereço de e-mail – digitei meu endereço de e-mail e avançar. O próximo passo foi clicar em enviar confirmação de e-mail. Nesse passo o Gmail envia um e-mail para o e-mail que digitamos, ai basta você abrir o endereço e clicar no link de confirmação e pronto, seus e-mails direcionados para esse e-mail irão para sua super caixa de e-mail do Gmail. Foi o que fiz. Ao retornar para a tela anterior, procure “Quando eu receber uma mensagem enviada para um de meus endereços:” e selecione “Responda pelo mesmo endereço em que a mensagem foi recebida”, assim quando responder uma mensagem do trabalho, ela será enviada utilizando o e-mail do trabalho, perfeito.

Organize suas mensagens

Eu gostaria de organizar minhas mensagens por categorias (notícias, amigos, trabalho, faculdade, blog do Gustavo), recurso chamado de marcador no Gmail. Eu posso ter uma mensagem em vários marcadores ao mesmo tempo, lembrando as categorias ou tags dos blogs.

Para criar um marcador, você deve selecionar uma mensagem e depois clicar em Mais ações – novo marcador, dê um nome ao marcador (ex. Notícias) e Ok. Pronto sua mensagem está na categoria notícias e quando quiser vê-la novamente basta clicar no marcador notícias e ela aparecerá juntamente com as outras que colocou nessa categoria.

Você ainda pode personalizar o marcador com uma cor, em Marcadores clique na seta do lado direito e escolha uma cor. Se quiser fazer mais alterações ou criar novos marcadores, vá em Configurações – Marcadores e personalize a vontade.

No próximo post estarei falando sobre o Gmail e o Firefox, em como estou utilizando um complemento para ser avisado quando chega algum e-mail, esse complemento ainda pode ser utilizado para o hotmail e o Yahoo.
E você, conhece alguma dica para o Gmail?

Quer aprender como ganhar dinheiro na internet com conteúdo gratuito?

Gustavo Freitas

Problogger, empreendedor digital e criador do Método Start. Você conhece todos os meus projetos no Gustavo Freitas.Net.

Website: http://gfsolucoes.net

    0 Comentários

    1. sueli

      Boa tarde, preciso urgente de uma ajuda! preciso descobrir de onde vem alguns e-mails que estou recebendo.

      Como devo me proceder uma vez que meu e-mail é do IG?

      Desde já agradeço.

      Sueliangra@ig.com.br

    2. @Victor,
      não tenho essa informação, até procurei por algo nesse sentido para lhe ajudar mas não encontrei nada.

    3. Victor Casale

      Ola Gustavo.. tudo ok? Vc que já tem boa experiência com Gmail e Outlook, gostaria de saber se pode me ajuar. Recentemente, migrei para o Gmail pela facilidade de acesso em qualquer lugar, mas… Sempre que mando uma mensagem para alguem que usa outlook, a pessoa sempre recebe a mensagem com a fonte padrão Times New Roman (que acho ridícula).. Sempre que vou escrever uma mesnagem, preciso manualmente colocar a fonte que quero por exemplo tahoma… Existe alguma maneira de fazer o gmail sempre ficar com essa fonte? Engraçado que quando teclo a mensagem dentro do gmail ela fica perefieta, formatadinha com ose fosse uma letra tipo arial ou algo semelehante, mas incrivel… basta chegar no outlook de alguem, ela chega em times new roman..

      Obrigado

    Deixe uma resposta