Palestra construindo um blog de sucesso

No dia 12 de fevereiro palestrei na Faculdade Pitágoras (Linhares-ES) para os alunos do curso de Sistemas de Informação (no qual me formei no ano passado) sobre criação de blogs e a blogosfera. O resultado foi muito positivo, pois a sala estava cheia e no final da palestra muitas perguntas interessantes foram colocadas pelos alunos e professores presentes.

faculdade pitágoras linhares

Para minha surpresa e satisfação ontem recebi um aviso do Marcelo Schuster (coordenador do curso de Sistemas de Informação) de que a faculdade havia colocado, em seu site, um texto divulgando a palestra. Fiquei muito feliz e resolvi compartilhar essa felicidade com vocês, esperando que essa seja a primeira de várias palestras em minha região sobre a temática dos blogs. Segue o link para a matéria no site da faculdade e abaixo transcrevo o texto na íntegra.

http://www.faculdadepitagoras.com.br/linhares/Paginas/default.aspx

Aluno de Pós-graduação ministra palestra “Construindo um Blog de Sucesso”

5/3/2010 14:00

O egresso do curso de Sistemas de Informação, Gustavo André de Freitas, falou para os acadêmicos de SI da Faculdade

No mês passado, o egresso do curso de Sistemas de Informação da Faculdade Pitágoras de Linhares, Gustavo André de Freitas, ministrou aos acadêmicos do curso de Sistemas a palestra: “Construindo um blog de sucesso”. Atualmente André cursa Pós-graduação em Planejamento Educacional e Docência do Ensino Superior, e é Coordenador do Núcleo de Tecnologia da Informação (TI) da Secretaria Municipal de Saúde de Linhares.

O público alvo da palestra foram os alunos do curso de Sistemas de Informação da Unidade e o tema abordou sobre o ambiente conhecido como Blogosfera. Gustavo contou um pouco de sua trajetória nesses dois anos de experiência com blogs e os benefícios profissionais e financeiros que a ferramenta pode trazer para qualquer pessoa, principalmente para universitários que estão em busca de oportunidades no mercado de trabalho.

Durante a palestra ele também exaltou que existem aproximadamente 112 milhões de blogs no mundo (dados de 2008), gerando 1,6 milhão de artigos publicados por dia, ou seja, 18 por segundo. “Num dia são criados aproximadamente 175 mil blogs, sendo que a grande maioria é abandonada nos primeiros 3 meses de vida”, explica Freitas.

O assunto que mais chamou a atenção dos alunos foi o tema “como ganhar dinheiro com blogs”, onde Gustavo mostrou que é possível ganhar dinheiro com um, ou vários blogs, principalmente cedendo espaço publicitário para empresas, como o caso do Google.

Antes que todos quisessem sair dali rapidamente para criar seus blogs e começar a ganhar dinheiro foi explicado que é um trabalho como outro qualquer, ou seja, é preciso dedicação e conhecimento do negócio. Foi ressaltado durante a palestra que para ser um blogueiro é preciso gostar de ler, saber escrever, querer compartilhar conhecimento e experiências e conhecer a blogosfera.

Para finalizar foram citadas as principais ferramentas para criação de blogs, as 3 estratégias que o Gustavo mais utiliza para tornar seus projetos conhecidos e uma relação com 14 dicas para “construir um blog de sucesso”.

O coordenador do curso de Sistemas de Informação, Marcelo Schuster, acompanhou a palestra. Gustavo André de Freitas possui experiência de 2 anos na administração de blogs de sucesso na blogosfera, como o GF Soluções (http://www.gfsolucoes.net), o Quero Criar um Blog (http://querocriarumblog.blogspot.com) e o Oportunidade Profissional (http://www.oportunidadeprofissional.com).

Esse artigo faz parte do “Movimento Blogs Unidos”! Não sabe o que é então clique aqui e conheça o movimento.

Quer aprender como ganhar dinheiro na internet com conteúdo gratuito?

Gustavo Freitas

Problogger, empreendedor digital e criador do Método Start. Você conhece todos os meus projetos no Gustavo Freitas.Net.

Website: http://gfsolucoes.net

    0 Comentários

    1. Muito interessante se falar sobre a criação de um blog, pois, ao contrário do que muitas pessoas pensam, criar um BLOG é uma coisa muito mais complicada do que por um ID, um nome e começar a escrever ! Se você não presta atenção no que está fazendo, e não sabe qual o público que você quer atingir, acaba fazendo besteira e voltando à estaca ZERO ! Por isso é preciso a máxima atenção.

      • concordo totalmente com você, precisa haver planejamento na criação de um blog, ou ele irá “morrer” rapidamente.
        um abraço.

    2. Muito interessante essa palestra, afinal a criação de blog ainda continua sendo, uma dificuldade para muito, o que achei legal é que você focou, o pessoal da info, não sei se você reparou, mas ainda existe aquela , so sabe criar blog, quem mexe com informatica, e as vezes , as pessoas que mexem com T.I , nem sabe o que é um worpdress, um joomla. da vida…

      Parabéns e sucessos

      O aniversário to GF, to ai :d

      • Bruno,
        o objetivo foi justamente esse, mostrar aos alunos do curso que existem ferramentas profissionais que facilitam a criação de blogs.
        um abraço.

    3. Olá Gustavo,

      Apesar de conhecer o GF há pouco tempo, gostaria de parabenizá-lo por tal reconhecimento. Sem dúvida é gratificante quando reconhecem nosso trabalho, ainda mais quando ele é feito com muito esforço.

      Através desse texto descobri que você é de Linhares! Que coincidência, tenho parentes lá.

      Muito sucesso para ti!
      Abraços.
      .-= Iúri publicou o artigo Internet: Como Você se Comporta sem Ela? =-.

      • obrigado pelo comentário. talvez eu conheça seus parentes, vamos conversar por e-mail,
        um abraço.

    4. Olá Gustavo parabéns pelo o reconhecimento do seu trabalho.Acompanho o blog pouco mais de 2 meses e sei a importancia do seu blog para que está iniciando na blogosfera. mais uma vez parabéns pela sua competência e dedicação.

      Uma sugestão por que você não escreve um artigo mostrando a importância do GF Soluções para os blogueiros iniciante e para blogosfera.

      Um grande abraço.
      .-= concentrado publicou o artigo Top 5 melhores programas para melhorar sua digitação. =-.

      • fico contente em saber que o GF Soluções tem essa importância para você e muitos outros blogueiros. vou pensar com carinho na sua sugestão,
        um abraço.

    5. tonnze

      Verdadeiro sucesso. Possa ter certeza que muitas outras virão.

    6. Gustavo, acabei de ver a notícia sobre a sua palestra no feed da Master, corri e mostrei para o Tico e agora estamos os dois comentando aqui. rs

      Ficamos muito orgulhosos de que você esteja espalhando a palavra sobre a importância da blogosfera e imagino que deve ter sido uma emoção muito grande fazê-lo na universidade onde vc estudou, não é mesmo?

      Te desejo todo sucesso do mundo e tenho certeza que muitas palestras como essa virão e você irá se tornar uma referência tb nesse meio, como é para nós na blogosfera.

      Beijo grande e parabéns!

      • Letícia,
        a emoção foi muito grande, misturado com um sentimento de dever cumprido com a graduação…rs…muito obrigado pelo apoio,
        um abraço.

      • Tico,
        grande amigo,
        desejo o mesmo sucesso pra você que também trabalha muito e com honestidade.
        um abraço.

    7. Olá, Gustavo!

      Que notícia fantástica! Eventos como esse são importantes para desmistificar o preconceito que ainda existe em muitas esferas com relação aos blogs. Não é raro ouvir alguém dizendo que não gosta de blogs por ter uma idéia errada sobre eles.

      Parabéns pelo sucesso alcançado com a palestra. Como os demais disseram, que venham muitas outras!

      Um abraço!
      .-= Adelson (Gerenciando Blog) publicou o artigo Artigos sobre o Gerenciando Blog =-.

      • Adelson,
        com certeza ainda há muito preconceito, mas por pura desinformação. durante a palestra constatei que muitos não sabiam o que era um blog,geralmente relacionando os blogs a brincadeiras e todo conteúdo de qualidade a sites. aos poucos vamos mudando essa realidade não é mesmo?
        um abraço.

      • Rodrigo,
        obrigado, isso me dá ânimo para trabalhar ainda mais em prol da blogosfera,
        um abraço.

      • Sandra,
        obrigado pelo comentário,espero que venha muitas outras mesmo,
        um abraço e sucesso!

    Deixe uma resposta