Phishing: Falso e-mail do Banco do Brasil

Essa semana recebi um e-mail falso (phishing), do Banco do Brasil. A tentativa dos criminosos virtuais é essa, acertar por tentativa e erro, a caixa de e-mail de pessoas que sejam clientes reais do banco escolhido para o golpe. O objetivo é sempre conseguir dados pessoais como nome, senha entre outros.

Veja a imagem do e-mail falso do banco do brasil que recebi.

phishing scam banco do brasil

Por isso muito cuidado. sempre que receber algum comunicado do seu banco por e-mail ligue para o banco e converse a respeito do assunto do e-mail com seu gerente de relacionamento.

Como evitar receber esse tipo de e-mail

Evitar receber esse tipo de e-mail é muito difícil, o que você pode fazer é tentar diminuir ao máximo o número de e-mails falsos que você poderá receber e se receber algum e ficar em dúvida poderá ainda utilizar algumas ferramentas online para verificação. Veja algumas dicas simples:

Esse artigo está em conformidade com a campanha de links na internet iniciada pelo artigo “Por que seu blog tem poucos links de outros blogs?”.

Quer conhecer a técnica que usei para ganhar R$ 1.091,80 em menos de 48 horas?

Gustavo Freitas

Problogger, empreendedor digital e criador do Método Start. Você conhece todos os meus projetos no Gustavo Freitas.Net.

Website: http://gfsolucoes.net

    6 Comentários

    1. Nossa Gustavo meu e-mail recebe várias tentativas de phishing, até do TSE eu já recebi sabe, falando que meu titulo ia ser cancelado e eu precisa fazer uma verificação senão meu cpf seria cancelado, bem entrei na receita e deu tudo ok, mas já recebi até e-mail de intimação para comparecimento, até brinquei com meu marido e falei assim nossa o governo tá mandando intimação agora por e-mail que chique né.Esse pessoal não toma jeito mesmo.

    2. EDSON DA SILVA BEZERRA

      NA VERDADE CHEGUEI ATÉ ESTE BLOG PESQUISANDO: COMO RASTREAR E-MAILS FALSOS E DESCOBRIR O IP. RECEBÍ ONTEM UM E-MAIL FALSO DE BANCO, SENDO QUE NÃO POSSUO CONTA NO REFERIDO BANCO. SOU VACINADO CONTRA ESTE TIPO DE PALHAÇADA DE VAGABUNDO. GOSTARIA QUE FOSSE MELHOR DIVULGADO AS DELEGACIAS QUE COMBATEM ESTE TIPO DE CRIME VIRTUAL PARA QUE AS PESSOAS SAIBAM O QUE FAZER NO MOMENTO EM QUE RECEBER ESTE TIPO DE MENSAGEM. VOCÊ PODE VERIFICAS ABAIXO COMO O TEOR DA MENSAGEM É BEM CONVINCENTE, DE ALGUÉM QUE REALMENTE CONHECE O ASSUNTO. E ISSO NÃO É TUDO VEM COM LOGOMARCA E TODOS OS ELEMENTE GRÁFICOS DA PÁGINA OFICIAL DO BANCO. EIS A PALHAÇADA:

      magens externas estão sendo exibidas. Não mostrar as imagens

      MÓDULO DE PROTEÇÃO 3.0

      Prezado Cliente,

      É com grande satisfação que a equipe do Grupo Santander envia este email para você, CLIENTE. Este contato tem como objetivo, realizar uma atualização de seus dados cadastrais de maneira, simples, rápida e segura. Estamos concluindo o processo de integração entre o Banco Real e o Santander. Suas senhas de acesso permanecem as mesmas e você poderá continuar utilizando os números de banco, agência e conta que já está habituado.

      No dia 13/02, renovamos totalmente a tecnologia das agências de origem Banco Real, migrando as contas e operações de mais de 9 milhões de clientes para uma plataforma única de sistemas. Tivemos períodos de instabilidade temporária no acesso ao internet Banking, que podem ter afetado algumas funcionalidades. Com esse intuito o Grupo Santander pede para que todos os Clientes, Real e Santander, atualize seus dados.

      Clique aqui para dar inicio sua atualização

      Esse procedímento é obrígatório, evíte o bloqueio de sua conta.

      Esta é uma mensagem automática, este e-mail não deve ser respondido.

      Atenciosamente,
      Grupo Santander Brasil – http://www.santander.com.br
      SAC ? Serviço de Apoio ao Cliente: 0800 762 7777 Ouvidoria: 0800 726 0322

    3. Graças a Deus nunca recebi nenhum de banco algum, mas geralmente não clico nesses links duvidosos, nem abro na verdade esses emails duvidosos. Abraços Gustavo e Feliz ano novo! Ainda está em tempo de desejar… Até mais!
      .-= Jôice Borges publicou o artigo FormSpring.me você sabe o que é isso? =-.

      • Jôice,
        seu posicionamento é correto, na dúvida não clique…Feliz 2010 pra você também!

    4. Olá Gustavo!
      Isso acontece direto, recebo muitos do bradesco, e vou te dizer, as pessoas caem mesmo! Trabalhei pro bradesco um tempo e sei de clientes que tiveram seu saldo roubado por causa disso.
      Mas o problema é que nem o pessoal do próprio banco é treinado quanto a isso, sei de um caso que o próprio gerente do banco ‘atualizou seus dados’ clicando nesses e-mails, é mole? Imagine a confusão rs….
      Um abraço!
      .-= Sandra-Info-Macross publicou o artigo Tempo para reorganizar =-.

      • ai é complicado hein, até o gerente de um banco cair no golpe? rsss. bom, estamos fazendo nossa parte, tentando alertar as pessoas,
        um abraço.

    Deixe uma resposta