Por que seu blog tem poucos links de outros blogs?

Aqui no GF Soluções procuro sempre linkar outros blogs onde encontro textos interessantes ao assunto que estou escrevendo, ou mesmo blogs e sites com ferramentas interessantes. E comecei a perceber que o GF Soluções, apesar dessa prática de linkar outros blogs e sites, é muito, mas muito pouco citado na blogosfera.

Confesso que a constatação desse fato me deixou um pouco frustrado no começo. Por isso mesmo estou com esse artigo iniciado há quase um mês e somente agora resolvi terminar e publicar. Vou fazer uma análise do GF Soluções e da blogosfera pra tentar entender o porque desse fato e espero poder contar com a ajuda de vocês nos comentários para que a análise possa ser mais profunda.

Porque tão poucos links?

Na verdade recebo menos de 5 links de outros blogs por mês, o que considero muito, mas muito pouco. Um dos motivos que levanto é que os blogueiros, na sua maioria, seja por cultura ou por acomodação, não se sentem estimulados a linkar outros blogs, com receio da concorrência. É que a nossa cultura nos ensina que para termos sucesso em algum empreendimento temos que superar os nossos concorrentes. Se esse é o seu caso lhe peço que reconsidere sua atitude, não somente em relação ao GF Soluções, mas em relação a qualquer outro blog. Se em algum momento você foi beneficiado pelo que foi escrito em um blog, porque não mostrar sua gratidão fornecendo um link para o blog?

Porque é tão difícil conseguir um link?

Não sei a resposta para esse questão, gostaria de saber, mas sinceramente não entendo, pois o GF Soluções é um blog que auxilia muitos blogueiros, que conseguem aumentar as visitas de seus blogs com os artigos escritos aqui (mais de 200 somente com dicas para blogs, fora os outros 400 em outras categorias), e mesmo assim não recebe nenhum tipo de link para esses artigos que poderiam auxiliar outros blogueiros que buscam os mesmos objetivos. É a colaboração em massa sendo exercida por usuários experientes da Web 2.0.

Sei também que essa não é uma exclusividade do GF Soluções, pois a falta de links de qualidade atinge a todos igualmente, inclusive passo por isso também, juntamente com o Laurentino Mello, no Quero Criar um Blog, que apesar de ser um blog criado exclusivamente para ajudar pessoas a criarem um blog na plataforma Blogger e torná-lo bem sucedido, dificilmente recebe um link por isso.

Vamos mudar essa situação?

Digo isso começando por mim mesmo. A partir de hoje não escrevo mais nenhum artigo aqui no GF Soluções sem que um link saia daqui para um outro blog. Isso é difícil? De forma alguma, pois existem milhares de blogs de qualidade, que já escreveram artigos na mesma linha do que está escrevendo e que podem enriquecer a leitura do seu visitante, pense nisso também, no visitante que quer saber ainda mais sobre determinado assunto e você pode, e deve, lhe ajudar nesse intuito.

Existem muitas outras vantagens em linkar para outros blogs, entre elas, destaco o artigo 6 razões para linkar para fora do seu blog, do Paulo Faustino. Mas como dizia meu amigo de faculdade Flaviano, “nem tudo são flores”, então antes de sair por aí distribuindo links para outros blogs dê uma lida no artigo Seu blog é seguro? e sempre verifique os blogs desconhecidos para onde pretende enviar seu visitante. O link no seu blog é uma indicação de que na outra ponta existe um conteúdo de qualidade e é seguro para seu visitante, pense nisso!

Se você possui blog na plataforma Blogger, uma outra dica importante é sempre colocar o atributo target=”_blank” para não perder o visitante, ou seja, outra aba do navegador será aberta para o visitante, e seu blog continuará aberto também. Se não sabe como fazer isso leia o artigo Como linkar outros blogs sem perder o visitante. E se você quiser saber quem está te linkando basta seguir o que está descrito no artigo Você quer saber quem está te linkando.

Esse artigo começou como um desabafo, mas espero que tenha terminado como um alerta para nós, blogueiros, que precisamos ser menos egoístas e utilizar nossos projetos para auxiliar e propagar o conhecimento existente na internet.

Quer aprender como ganhar dinheiro na internet com conteúdo gratuito?

Gustavo Freitas

Problogger, empreendedor digital e criador do Método Start. Você conhece todos os meus projetos no Gustavo Freitas.Net.

Website: http://gfsolucoes.net

    32 Comentários

    1. Concordo com vc!! Muitos blogueiros se esquecem deste “simples”, mas importante detalhe.

    2. Olá Gustavo!

      O Duniverso nasceu mais de um ano depois da publicação deste artigo (07/12/2010).
      Apesar disso, parece que não mudou muita coisa neste quesito não é mesmo? rs
      Desde o início sempre incluí as referências em todos os meus artigos, mesmo que o texto fosse todo escrito por mim.
      De uns tempos para cá, além das referências, passei a linkar alguns artigos.
      Confesso a você que o meu medo dos links não tem a ver com concorrência, e sim com o fato de o leitor sair do site exatamente quando clicar no link.
      Este é meu “medo”, mas já está passando, rsrs!

      Aproveitando o momento…
      Depois que migrei meu site para servidor linux, este fantástico plugin Comment Luv, não consegue captar meus feeds para apresentar o último artigo!!!!
      Que dureza!! rsrs
      Sabe algo sobre isto?

      Desde já agradeço!

      Excelente artigo!

      Grande abraço!

      • Tomé,
        obrigado pelo comentário. Realmente pouca coisa mudou! É uma questão de cultura acredito eu, nós brasileiros somos criados tendo que passar por muitas privações e lutar muito pra chegar em algum lugar, então a maioria fica com o pensamento que pra conseguir alcançar algo, outro tem que ficar pelo caminho, infelizmente!
        Quanto ao leitor sair do blog, você resolve isso fácil utilizando um target=blank no link, assim abrirá outra página.
        O problema com o CommentLuv acontece comigo também as vezes, eu tento sem o www, depois sem o http e uma hora acaba dando certo…rs.
        abraço.

    3. Palpiteria_por_Allessi

      ‘não se sentem estimulados a linkar outros blogs, com receio da concorrência…’

      Pra mim.pelo que percebo, acho que o maior problema é que os blogueiros não querem assinar embaixo do ‘este post foi ideia/criação de outra pessoa, eu apenas estiquei o assunto, acrescentei uns detalhes’.

      Verdade é que se o post no blog da gente não é sobre algo que vivemos, desenvolvemos ou criamos, só pode ter partido de outro lugar. Podemos pegar só alguns dados ou fazer uma releitura do que o outro pensa, podemos reescrever tudo, acrescentar opiniões pessoais, mas se fossemos honestos 100 % todo post teria um ‘com a colaboração, mesmo que involuntária, de beltrano, fulano e ciclano” rs

      Eu costumo colocar muitos links nos meus posts. Quase sempre pra dar a chance de quem se interessou pelo assunto, buscar mais informação de onde eu tirei um trecho ou frase ou então um link pra explicar/mostrar algo ou alguém que citei.

      Mas confesso que passeando pela internet, já li/vi muita coisa que acabei transformando em post no meu blog sem dar o crédito de ‘tive essa ideia lendo/vendo em tal lugar’.

      Agora tem gente que é tão cara de pau que nem faz releitura, simplesmente usa o Ctrl C + Ctrl V na cara dura 😉

      abraço.

      • Você levantou um ponto interessante aqui, realmente a originalidade em alguns assuntos é quase impossível, principalmente no tocante a blogs, mas dificilmente vemos os blogueiros assumindo que estão criando sobre conteúdo que já existia, ou que os estimulou a criar aquele conteúdo.
        De minha parte vou buscar, de hoje em diante, ser mais atencioso com esse ponto,
        abraço e obrigado por acrescentar esse ponto ao assunto.

        • Palpiteria_por_Allessi

          Dia desses estava assistindo uma twitcam de um blogueiro bem famoso, desses que hoje em dia consegue viver do blog e, quando perguntado onde ela busca ‘inspiração’ pra postar, ele disse que diariamente navega por inúmeros blogs e sites…Principalmente os estrangeiros…

          Mas no blog dele raramente tem uma referência de onde veio a ‘inspiração’ pro post com suas imagens legais e vídeos interessantes.

          Engraçado é que tem muito blogueiro que pega uma imagem no google e ainda tem coragem de colocar a url do blog dele.

          Já dizia o Chacrinha: Nada se cria, tudo se copia. E tem gente que faz fama seguindo essa máxima 🙂

          abraço

          • Concordo com o chacrinha…rs… e é necessário sim citar a fonte da ideia, inspiração, ou qualquer outro nome que se queira dar para a busca de informações necessárias para um bom artigo.
            grande abraço.

    4. Pois é Gustavo, infelizmente muita gente tem medo de linkar por medo da concorrência. Particularmente, procuro sempre creditar blogs ou simplesmente indicar. Não custa nada e assim, você ajuda o seu leitor a conhecer novos horizontes.

      abraços

    5. Oi Gustavo. Sigo seu blog há muito tempo, pois recebo seus posts em meu e-mail. E acho que suas colocações são muito pertinentes.
      Desde que iniciei o Mol-TaGGe uso algumas “técnicas” pessoais para linkar outros blogs – às vezes acho que até exagero.
      Por exemplo, no Mol-TaGGe, qualquer imagem colhida na rede tem endereço certo para o blog/site de origem. Todos os blogs/sites dos quais colho algum tipo de informação são linkados ao final do post.
      Acho que, assim, retribuo, minimamente, a contribuição que recebo da rede.
      Como meu blog está afeto à arte e a cultura, realmente deixo a desejar aos muitos blogs que têm me ajudado na parte técnica.
      Prometo, vou consertar o erro.
      ABÇão
      MarGGa Duval
      .-= Margareth Duval publicou o artigo Reorganizando a casa =-.

      • o pensamento é justamente esse, dar crédito a quem lhe ajudou em algo no blog ou artigo, considero isso o mínimo, além de enriquecer meus artigos. desde que publiquei esse artigo não escrevo mais nada aqui sem, pelo menos, um link para outro blog.
        um abraço e obrigado por seguir o blog.

    6. Mas o pior realmente são as cópias sem referências. Roubo de posts.
      Parabéns! Ótimo post! Reflexões importantíssimas.
      Abraços

    7. o problema nao é eu links para os outros blogues até porque conheco e ja apliquei um codigo que abre todos os links do meu blogue noutras abas

      o problema sério é o de os outro nao linkarem

      eu ja linko sempre que possivel mas á muita pouca gente que link por isso voce poderia fazer ai um apelo aos seu leitore que linkem mais outros blogue

      meu blogue é este ae http://hackerssemlimites.blogspot.com/

      e quero-lhe agradecer pelo que me tem ajudado a publicalo cada vez mais mas so tem um problema com seu site é ter tanta coisa e tam be linkada que eu ja cheguei a ter 26 abas abertas e nao consigo acompanhar tudo o que voce posta

      mas se eu pode-se eu lia tudinho

      parabens por seu site adorei ele estou sempre lendo e recebendo os emails nunca pare de postar
      .-= Rodrigo publicou o artigo Divulgue seu blog: yoomp =-.

      • vamos fazer nossa parte, continuar linkando o que for interessante, isso trará valor aos nossos artigos e conhecimento maior aos nossos leitores. agradeço pelo comentário sobre o conteúdo do blog,
        um abraço.

    8. Ivis Duarte

      Penso que o pessoal é meio egoísta, ou tem medo da concorrência. Se unirmos talves conseguissemos mais acessos em memos tempo. Acho que é medo mesmo de compartilhar. Gostei muito das dicas aqui, vou usá-las com certeza.

    9. Olá Gustavo!
      Gostei muito da sua iniciativa! Meu blog também é muito pouco linkado. No meu blog tenho todo o mês um artigo que linko os artigos de outros blogs dos leitores do Info-Macross, é um incentivo, e acredito que se perdermos o medo de ‘ajudar’ a concorrência e sim nos aliarmos a ela todos poderiam crescer muito mais.
      Um abraço e um ótimo ano novo!
      .-= Sandra-Info-Macross publicou o artigo Meus objetivos para 2010 =-.

    10. Não conhecia esse blog,mas quando visitei o blog da Juliana Sardinha vi seu blog como parceiro e resolvi visitar. De cara vejo esse post, que é muito interessante por sinal. Mas isso é uma verdade, ninguém quer concorrência, querem apenas exclusividade, mas estamos numa rede onde existem outros blogs/sites, não somos tão exclusivos assim, quando postamos um artigo legal,existem outros além do nosso. Mas essa parceria de um blog com outro apenas ajuda no crescimento do blog e do blogueiro.
      🙂

    11. Olá Gustavo,

      Imagino que essa falta de links é devido à postura de cada um. Uma pessoa que escreve um artigo e não linka a fonte age da mesma maneira. “Todos” querem os créditos para si.

      Como meu blog é basicamente sobre opinião, ele tem poucos links para blogs relativos à informática. Mas sempre há um link para um site interessante, caso ache que ele se encaixe no contexto.

      Ótima iniciativa!
      Abraços.
      .-= Iúri publicou o artigo Você já Agradeceu Hoje? =-.

    12. Não poderia ser mais adequada sua análise. Infelizmente vemos essa realidade de poucos blogueiros que sabe usar de forma adequada os links como uma forma de enriquecer o conteúdo de suas postagens e textos. Os links são um canal, que une, mas principalmente que mostra a relação que precisamos ter com toda a rede.

      Também tento em meu blog linkar o máximo de outros. Assim meus leitores podem complementar a leitura, aprender de outras fontes e ver que meu trabalho vem para somar com os demais.

      A internet é uma REDE – e pode parecer redundante dizer isso, mas tem muita gente que parece não ter aprendido isso ainda.

      Nunca perdi uma visita, nem meu público alvo passou menos tempo em minhas páginas por eu indicar outros links e outros blogs. Só ganhei mais o respeito deles, pois sabem que posso ser uma fonte confiável de informações.

      E só para terminar: ninguém é blogueiro sozinho, indicar o link de outros é uma forma de relcaionar-se com todos. Pense nisso também como uma “política de boa-vizinhança”.
      .-= Marcos Lemos (@hordones) publicou o artigo WordPress 2.9 Final – Download e conheça as novidades =-.

    13. Opa conforme dito por Alexsandro Felix, realmente copiar sem creditar é algo que se ve muito por ai.
      A importância de linkar, graças a um link no blog de ALexsandro foi que eu vim parar aqui ou seja, estamos desta forma construindo um conhecimento coletivo, a linkagem tem q ser vista como algo que ajuda a todos,pois tanto eu me beneficio quando quem foi linkado e muito mais quem ta lendo o post.

      Unidos nessa campanha galera.

      Valeu

      • @Luiz Neto,
        pra um artigo que começou como um desabafo, virar uma campanha pró links na internet será uma maravilha, espero que outros blogueiros também possam aderir a essa “campanha” por uma blogosfera mais colaborativa e solidária, como você mesmo escreveu, todos ganham, o leitor e o blogueiro,
        um grande abraço.

    14. Gostei muito desse artigo, principalmente pela sua humildade. Concordo plenamente quando vc cita que quando criar um artigo vc irá citar outros blogs. Se todos fizessem isso todo mundo saia ganhando. Espero começar a fazer isso o mais rápido possível.

      • @concentrado,
        obrigado pelo apoio, espero que esse artigo possa contagiar outros blogueiros, assim como vocês que já comentaram aqui,
        um grande abraço.

    15. @Alexsandro Felix,
      infelizmente a questão das cópias de artigos também são um ponto desmotivador. lhe agradeço por aderir a “campanha”,
      um grande abraço.

    16. Não é só a falta de links que as vezes desestimula, mas também quando vemos cópias descaradas de artigos sem nenhum crédito.

      Sinto orgulho quando vejo que um artigo meu foi citado em algum lugar, ou mesmo copiado e tá lá o meu nome, o cara complementa ainda o que eu disse ou interage de qualquer outra forma, mas quando não levamos crédito, realmente é complicado.

      Em meu blog, costumeiramente publico dicas e descobertas que faço, já disse que uso-o como um ‘bloco de notas’ para a posteridade, e também para compartilhar o que aprendo com outros. Claro que só aprendo com bastante pesquisa e sempre cito de onde eu ‘fiz a descoberta’, ou mesmo quem me deu a idéia, me fez pensar sobre o assunto.

      É a velha ‘política de boa vizinhança’, que infelizmente nem sempre é aplicada. Vou aderir à campanha aqui do GF Soluções também.

      []’s
      Felix
      .-= Alexsandro Felix publicou o artigo Ubuntu 9.10 – xorg.conf + [SiS] 771/671 = Problemas =-.

    Deixe uma resposta