Pra que criar um blog?

A criação de um blog se tornou fácil com o surgimento de serviços que possibilitam colocar um blog no “ar” em poucos minutos sem nenhum conhecimento em programação. Toda essa facilidade atrai cada dia, segundo o Technorati, 175.000 novos blogs. Mas nem tudo são flores na blogosfera!


Por esse e outros motivos encontramos milhares de “blogs fantasmas” na blogosfera, ou seja, blogs que não são atualizados há muito tempo ou que simplesmente foram abandonados por seus autores. Criar um blog é fácil, difícil é mantê-lo em atividade com posts relevantes e público assíduo.

Texto y boli
PhotoDropper em Portugues credito: gmaximo

Vou criar um blog

Decidiu criar um blog? Antes siga esses passos e tenha certeza se realmente você quer um blog.
1. Se ainda não sabe, descubra porque quer ter um blog.
2. Não se iluda, para ter um blog é preciso gostar de ler e saber escrever.
3. Defina um assunto para o blog (procure falar do que conhece), se você entende de ginástica fale de ginástica, não pense que pode enganar seus leitores.
4. Após definir o assunto procure outros blogs que tratam desse assunto, leia os posts, converse com os autores, descubra se o assunto abordado faz sucesso e quanto tempo eles levaram para obter esse sucesso. Avalie os textos mais lidos desses blogs e veja se você consegue escrever textos com qualidade igual ou superior para atrair os leitores.
5. Se após esses passos ainda estiver pensando em criar um blog continue lendo.

Como criar um blog

1. Evite começar com um domínio próprio, comece por algum serviço gratuito como o Blogger ou o WordPress, pois não haverá qualquer custo para iniciar o blog e nenhuma necessidade de conhecimentos para implementação de widgets e plugins, mas se julga melhor começar logo com seu domínio próprio e criar uma marca na internet clique aqui e ganhe um dominio grátis ao contratar seu serviço de hospedagem.
2. Eu comecei no blogger (e até hoje ainda possuo blog lá) por isso indico esse serviço e nesse post ensino como criar seu blog lá.
3. Antes de se mudar para uma casa e começar a convidar os amigos para visitá-la terminamos ela certo? Termine seu blog antes de começar a postar e a convidar os amigos. Defina o template, as cores, o tamanho do texto e o nome que terá como autor (aconselho a evitar colocar “admin” ou “administrador” e, se puder, use seu nome verdadeiro).
4. Leia aqui algumas dicas simples e úteis para incrementar seu blog.
5. Não se preocupe muito com a divulgação nos primeiros dias do blog (não adianta convidar os amigos para ler um post “Estou começando hoje!”) o ideal é que ao começar a divulgar o blog já tenha no mínimo 50 postagens (nesse meio tempo o Google também já terá te indexado).
6. Defina um padrão de postagens para o blog (Ex.: 1 post por dia ou 3 posts por semana) e faça um grande esforço para ser fiel a esse propósito. Se você não for fiel ao blog, quem será?
7. Leia esse post para entender como as pessoas vão encontrar seu blog na blogosfera.
8. Se não sabe o que significa SEO procure ler alguns artigos sobre o assunto, mas não se preocupe muito com isso no momento, se preocupe em escrever textos de qualidade primeiro.

Sempre:

• Comente nos posts que ler e gostar, mas comente algo que acrescente ao post – leia esse post para entender melhor como comentar.
• Crie conteúdo de qualidade e diferenciado, escrever sobre um assunto badalado (e que, às vezes, você nem entende) de uma maneira diferente não garante que será um sucesso, melhor falar de algo completamente novo e que você entende.
• Visite as redes sociais, principalmente as de agregação de conteúdo como diHITT, Via6, Linkk, entre outras.
• Responda aos comentários deixados no blog, esse feedback entre o leitor e o autor cria um vínculo de proximidade.
• Crie algumas páginas estáticas em seu blog para que os leitores possam entrar em contato, uma política de privacidade, um termos de uso dos textos e imagens do blog e uma sobre você.

Nunca:

• Faça spam (não envie e-mails pedindo visitas no blog).
• Escreva comentários do tipo comente em meu blog, passa lá no meu blog, ou algo do tipo, pois é irritante para os blogueiros que estão aguardando com ansiedade um comentário significante nos seus posts.
• Copie conteúdo de outros blogs (isso só deixará seu blog desprestigiado no meio da blogosfera).
• Escreva um post sobre um assunto que não domina, isso pode lhe trazer constrangimento nos comentários dos leitores.

Alguns agregadores de conteúdo que podem te ajudar na difícil tarefa de divulgação de seu blog:

diHITT
Linkk
Rec6
Blogblogs
Yoomp
FeedSearch

Quer conhecer a técnica que usei para ganhar R$ 1.091,80 em menos de 48 horas?

Gustavo Freitas

Problogger, empreendedor digital e criador do Método Start. Você conhece todos os meus projetos no Gustavo Freitas.Net.

Website: http://gfsolucoes.net

    0 Comentários

    1. FERNANDO G. GONÇALVES

      Parabéns pela objetividade nas informações! Prova de que existe seriedade neste vasto mar de informações da net. Estou escrevendo um livro e em breve também serei um blogueiro. Abs.

    2. Francisco (Stuart)

      Gustavo vou embarcar nessa (vou virar blogueiro), e seguirei suas dicas. Vou visitar seu blog mais vezes (já tá nos meus favoritos) atrás de outras dicas. Espero chegar ao seu nível.Grande abraço.

    3. Eu estava muito querendo criar um blog..qual a plataforma que está melhor no momento?

    4. jackson suzano

      PÔ cara, GOSTEI MUITO DAS DICAS.VALEU!!!

    5. Lucas

      Valeu cara, mto boas dicas, principalmente pra quem tá começando agora.

    6. O mais difícil é quando o blogueiro fica sem ter sobre o que escrever e aí tenta buscar algo de interessante para escrever e não consegue.

      Quando falta assunto, é dureza. 🙂

      LuchoEscreveu um post sobre…Meus poderes secretos de vidência

    7. Dan Cortazio

      Opa Gustavo, muito boas dicas… inclusive o blog em geral tem várias dicas importantes.

      Queria de convidar a escrever de vez em quando lá no Dicazine. Estaremos premiando as melhores dicas todo mês.

      Grande abraço

    Deixe uma resposta