Problemas com direitos autorais de imagens nos blogs

As imagens dão um toque de qualidade e beleza aos posts dos blogs, mas também podem trazer grandes problemas e prejuízos se alguns cuidados não forem observados, como por exemplo os direitos do autor da imagem, assunto muitas vezes desconsiderado na blogosfera, principalmente pelos principiantes, mas não somente por eles.

Cuidado com as imagens que coloca no seu Blog

Alguns dias atrás coloquei em minha lista de prioridades para o blog instalar um plugin, ou implementar algum código no meu template, que adicionasse as imagens do blog uma legenda, não com o intuito de dar crédito das imagens aos autores, mas sim para enriquecer a mensagem que tentava passar com a inserção da imagem.

Mas após ler o artigo do Paulo Faustino do Fique Rico e como ele foi procurado por um autor de uma das imagens que utilizou num post e teve que negociar o pagamento de um valor para contornar a situação amigavelmente, fui a luta e procurei um plugin que não somente colocasse uma legenda embaixo das imagens, mas que essa legenda incluísse automaticamente uma referência ao autor da mesma, dando o devido crédito.

Martinique - Le Marin
PhotoDropper em Portugues credito: Josoroma

Pesquisando comecei a entender que somente dar o crédito devido ao autor da imagem não é o suficiente, é preciso também saber se o autor permite, ou não, que eu disponibilize o trabalho dele em meu blog (assim como é feito com os artigos dos blogs). Não vou aqui falar sobre direitos autorais, licença Creative Commons e afins, pois na blogosfera já existem muitos artigos bons escritos a respeito, como o do Paulo que citei acima e também o do Skelliewag.org (em inglês, senão domina o inglês utilize o Google Tradutor ou o complemento do Firefox para traduzir).

Vamos esquecer as imagens nos posts então?

Claro que não! As imagens quebram a monotonia do texto, dão um brilho especial ao blog e, como lemos nos posts que citei existem imagens que podem ser exibidas tranquilamente nos blogs, bastando para isso citar a fonte. Mas isso não dá muito trabalho? Sim dá muito trabalho.

Chegamos então ao objetivo desse post, um plugin que vai auxiliar você, como já está me auxiliando, a encontrar as imagens que podem ser exibidas no seu blog e ainda por cima coloca os créditos para o autor da imagem e linka o local original das fotos.

Photo Dropper

O Photo Dropper utiliza as imagens do Flickr, com permissão dos autores para serem exibidas através da licença Creative Commons (by) que permite a utilização em blogs, mesmo os comerciais, como os que exibem algum tipo de anúncio (o Google Adsense, por exemplo). Então, após instalar o plugin você fará uma busca e ela retornará apenas imagens que podem ser exibidas em seu blog, e imagens de alta qualidade como as que coloquei nesse post.

Como instalar o Photo Dropper

Para instalar o plugin baixe o arquivo diretamente do repositório do WordPress e proceda com a instalação do plugin.

Como configurar o Photo Dropper

A configuração é simples, basta seguir os passos abaixo:

  1. Após ativar o plugin clique em “Settings” e em “Photo Dropper”.
  2. Em “Paginas”, por padrão, vem 5 imagens por página, eu aconselho colocar 10, assim aparecerá mais imagens por página e será mais rápido encontrar e selecionar a foto que mais interessa ao seu post.
  3. Marque a caixa “Mostrar apenas imagens que podem ser utilizadas comercialmente” e a caixa “Ordenar fotos por mais interessantes”.
  4. Em Code Wrapping você pode colocar uma Mensagem para aparecer antes da legenda da imagem em “Antes de inserir” e depois da legenda em “Após inserir”.
  5. Clique em “Alterar” e já está configurado.
  6. Crie um novo post e verifique que embaixo de All Categories apareceu uma nova ferramenta chamada Photo Dropper Browse Photos, digite um texto em “Palavra-chave” e clique em “Buscar”. Exemplo digite paisagem e aguarde a busca (lembre-se que a maioria das imagens está em inglês então pode buscar também nesse idioma).
  7. Se as imagens retornadas agradaram escolha uma clicando em “P” para pequena, “M” para média e “G” para grande e a imagem será inserida no post e uma legenda colocada dando os créditos ao autor da imagem e um link para suas imagens no Flickr.
  8. Verifique o resultado na imagem abaixo, eu escolhi o formato grande que em testes que fiz foi o que melhor se adaptou as minhas necessidades e template.

Ocean Colors
PhotoDropper em Portugues credito: Paulo Brandão

Conclusão

O assunto é sério e preocupante, não podemos e nem precisamos utilizar imagens em nossos blogs sem a permissão do autor, utilize o Photo Dropper e fique com a consciência tranquila.

17 Maneiras de Ganhar Dinheiro na Internet

Gustavo Freitas

Problogger, empreendedor digital e criador do Método Start. Você conhece todos os meus projetos no Gustavo Freitas.Net.

Website: http://gfsolucoes.net

28 Comentários

  1. Olá Gustavo,

    Espetacular é a palavra, eu sempre tive o cuidado de não usar imagens “proibidas”.

    Por isso demoro muito para achar imagens relacionados aos meus posts. Já instalei o plugin e vou usar. Obrigado por compartilhar algo tão relevante.

    Abraço,
    Saúde e sucesso!!!

  2. Olá Gustavo,
    muito bom o seu artigo, mas me deixou triste porque já me desdobro para além de escrever, fazer contato com os autores,etc. Agora mais o detalhe das imagens…
    Aproveito para apresentá-lo ao “Assediados”.
    Um espaço onde vítimas de assédio ou dano moral podem relatar suas histórias, compartilhar experiências, e buscar caminhos para tornar o ambiente de trabalho um espaço seguro, onde seres humanos sejam tratados com o respeito e a dignidade que merecem. Um espaço onde buscamos manter informações atualizadas sobre Assédio Moral no trabalho.
    Se tiver algum artigo sobre o tema que deseje compartilhar conosco, será um prazer publicá-lo.
    Atenciosamente
    Assediados
    Assediados postado recentemente…Assédio moral, bullying, mobbing e stalkingMy Profile

  3. Igor

    Nunca vi Adsense ser desativado por uso de fotos/imagens, se isso acontecesse, blogs conhecidos como SEMPRETOPS.COM e MUNDODASTRIBOS.COM não exibiriam Adsense.

    • Igor,
      não entendi seu comentário, em local nenhum do artigo lembro de ter dito que o Adsense será desativado.

  4. Gilmar

    Olá Gustavo, parabéns pela ótima e importante postagem.
    Muito esclarecedora.

    Mas, no caso de livros impressos, caso eu baixe e insira imagens que “colhi” no Google, como fica essa questão? O tratamento é o mesmo? Pode nos dizer?
    Obrigado.

    • Gilmar,
      a questão é a mesma, a lei de direitos autorais vale para qualquer situação.
      abraço.

  5. Olá Gustavo,
    Também gosto de ilustrar meus posts.
    Fazer o download,adaptar e utilizar a imagem de um outro blog/site, linkando a origem da imagem, é correto?

    • Guaraci,
      o ideal nesse caso é entrar em contato com o autor da imagem para evitar problemas,
      abraço.

  6. Raphael Campos

    Boa noite, realizei a leitura do artigo sobre o photo dropper varias vezes, todavia não achei o plugin para download. Pode me ajudar? Estou mais perdido do que cego em meio ao tiroteio. Preciso dele pois estou lançando um livro e preciso fazer a revisão de cada figura para saber se possuem ou não direitos autorais. Gostaria de saber mais sobre a utilização de figuras em livros e como conseguir autorização para utilização de imagens (autorização via email é valida?), como faço? por favor, me ajude! Obrigado.

  7. Mais outra boa dica por isso eu tiro minhas fotos do meu blog,toscamente mais aos poucos vou melhorando e estou começando a gostar muito deste meu novo blog e com suas dicas vou melhorando cada vez mais!
    Abraço!

    Rafael Escreveu um post sobre… Largo da Matriz sua história

  8. @Andre – essa informação é muito difícil de ser conseguida, por isso o ideal é utilizar a dica acima e usar imagens com direitos autorais regulados pela creative commons,
    um abraço.

  9. Muito bom post, eu estava procurando informações sobre as publicações de fotos em blogs e demorei a encontrar e confesso que fiquei preocupado porque fiz um blog para um amigo e usei uma foto de um outro template e irei trocar antes que de algum problema, valeu pela dica, muito obrigado.

  10. Obrigado pela referência amigo. De facto é preciso muito cuidado com a utilização de imagens creditadas. Das duas uma: ou não se utilizam e procuram-se imagens livres, ou então pede-se SEMPRE autorização ao autor.

    Hoje li uma notícia de uma mulher nos Estados Unidos que ganhou um processo de 12 milhões de dólares por utilizarem fotografias indevidas da sua galeria. Impressionante.

    Abraço.

  11. Parabéns pelo post!
    Também li o artigo do Paulo Faustino, escrevi sobre o caso mas, não sei porquê, fiquei com a impressão de ter havido má fé por parte da autora da foto…
    Um link não chegava?
    Todas as fotos que coloco na Internet são livres de serem utilizadas por todos, obviamente que agradeço um link de retorno… mas se não houver link, não irei criar problemas por isso… tem de haver bom senso!
    Considero que utilizar uma foto para ilustrar um post é como recortar uma foto de uma revista porque gostamos dela!…
    Também não entendo a lógica de colocar uma foto num site como o Flickr e exigir direitos…
    É um assunto muito “sensível” mas numa internet onde temos um acesso livre a muita informação, criar problemas com casos como o do Paulo Faustino, não me parece bem!
    No entanto, temos de respeitar os direitos de autor!

    Um abraço,
    Paulo Freixinho

  12. É sempre interessante utilizar imagens,pois enriquecem o texto e gravam a idéia na memória do leitor. Como você está no Blogger esse plugin não te ajuda, mas acesse o link do Flickr onde ficam somente as imagens com autorização para exibição em qualquer blog (comercial ou não) e use a vontade.

    segue o link – http://www.flickr.com/creativecommons/by-2.0/

  13. Muito interessante esse post, uma vez publiquei uma imagem, que tinha no computador e o dono da foto foi no blog e reclamou qe não dei o crédito, o que não fiz, por não saber de quem era , já que tinha a imagem antes de ter o blog. Fiquei muito constrangida, parece que a gente está roubando,rs.
    Pedi desculpas e ficou tudo bem, agora tenho o cuidado de não sair pegando fotos por ai, mas tem cada coisa linda, que é difícil resistir, mas nunca se sabe quando pode ou não pegar e nem sempre dá tempo de pedir permissão ao dono, já desisti de imagens por isso.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

CommentLuv badge