Provocando a discussão: Facebook x Orkut, qual a melhor rede social para divulgar seu blog?

Tenho certeza que esse artigo irá mexer com as emoções dos blogueiros que visitam o GF Soluções, e o objetivo é esse mesmo, levantar uma discussão em torno das duas maiores redes sociais operando no Brasil (Facebook e Orkut). Não inclui aqui o Twitter pois não o considero concorrente direto pelo público de Facebook e Orkut. Creio que ele complementa e é complementado pelas duas redes sociais, especialmente o Facebook.

Peço que antes de dar sua opinião, leia o artigo com calma para entender onde quero chegar com esse artigo. No final espero que todos possamos ganhar em experiência com essas duas redes sociais para utilizá-las da melhor maneira possível para conseguir mais visitas de qualidade para nossos blogs.

O Orkut é a maior rede social do Brasil

Um fato tem que ser esclarecido logo no início, o Orkut ainda é, disparado, a maior rede social no Brasil. Ele possui 50 milhões de usuários no Brasil (87 milhões no mundo) contra 13 milhões de usuários do Facebook (500 milhões no mundo) segundo reportagem da Revista Veja publicada em 03 de março de 2011. O Gabriel Meissner publicou um artigo recentemente aqui no GF Soluções, falando justamente sobre o tamanho do Orkut (98% de penetração entre usuários de São Paulo e Rio de Janeiro, contra apenas 13% do Facebook).

Orkut-versus-Facebook

Esses números do Orkut não podem ser desprezados. Se a grande maioria do público está no Orkut, o conteúdo de nosso blog também precisa chegar lá. Mas como conseguir visitas com qualidade de uma rede social tão fragmentada como o Orkut? Estive pensando nisso por esses dias e hoje amadureci uma ideia que já estou colocando em prática.

Crie uma comunidade que reúna usuários do seu nicho

Uma das melhores ferramentas do Orkut para divulgação de um blog são as comunidades. Mas vejo muitos blogueiros utilizando essa ferramenta de maneira equivocada. Para ter sucesso em qualquer rede social você precisa pensar como um usuário comum dessa rede social.

Vou ser sincero, nunca utilizei muito o Orkut nem como rede social nem como um espaço para divulgar meus blogs. Geralmente apenas clico no botão “Promova” e envio os artigos sem nenhum critério para meus amigos no Orkut. Sempre fiquei um “pouco distante” dessa rede social. Mas recentemente redigindo minha monografia da pós graduação, que envolve web 2.0 e educação, pesquisei a utilização do Orkut, Facebook, Twitter, blogs e outras ferramentas da web 2.0 na educação, principalmente no nível superior e acabei entendendo o que os usuários que podem se interessar por meus blogs estão procurando, ou acabam encontrando, no Orkut.

Sem sombra de dúvidas as comunidades são o grande destaque do Orkut. Então o que podemos fazer é criar uma comunidade para que as pessoas interessadas no nicho do blog possam formar um público cativo e conhecedor de seu blog e de seu conhecimento naquele nicho. Dessa maneira pessoas que não o encontrariam pelo Google ou outro mecanismo, podem conhecer seu blog através do Orkut.

Dentro dessa estratégia criei a comunidade Novas tecnologias da web 2.0. Essa comunidade tem três funções básicas, a primeira é divulgar os artigos sobre novas tecnologias da web 2.0 que publico aqui no GF Soluções (artigos que não tenham relação com essa temática não serão divulgados nessa comunidade), a segunda reunir pessoas em torno do assunto, que estejam interessadas em conhecer mais sobre essas novas tecnologias, e em terceiro, conseguir indicações de novas ferramentas descobertas pelos participantes da comunidade. A comunidade foi criada enquanto escrevia esse artigo, então ainda não posso dizer se vai trazer o retorno esperado, esse é um investimento a longo prazo.

Um dos pontos negativos do Orkut (que concorrem diretamente com a divulgação de nossos blogs) são os aplicativos de jogos, como a Fazendinha Feliz, e a “cultura” de scraps, que prende o usuário no site por tempo demasiado.

O Facebook é a maior rede social do mundo

Se o Orkut ainda domina o público brasileiro, no restante do mundo o Facebook reina tranquilo, sendo seis vezes maior que o rival. E com uma taxa de crescimento muito maior, o que pode indicar que em poucos meses essa história pode mudar e o Facebook assumir a liderança por aqui também.

Outro fator muito interessante com o Facebook em relação aos blogs (e tudo que gira em torno da web 2.0) é a integração, sendo utilizado facilmente em blogs (reparem no espaço do Facebook para comentários no final do artigo) e a grande gama de sites que utilizam o usuário do Facebook para permitir o login sem a necessidade de criação de uma conta. Isso faz muita diferença, economiza tempo e atrai o usuário para o serviço.

Várias ferramentas para auxilar na divulgação de seu blog

Se o Orkut possui o recurso de comunidades, o Facebook disponibiliza um leque muito maior de possibilidades nesse sentido. Você pode criar um Grupo, como fiz apenas com blogueiros, e convidar pessoas com o mesmo interesse para participar dele. Tudo que for publicado no grupo será também enviado para o e-mail dos participantes.

  • Venha participar do Grupo de Blogueiros no Facebook

Você pode também utilizar o aplicativo NetworkedBlogs e divulgar os artigos de seu blog entre seus amigos, através dos feeds. A Clau do Mundo Blogger escreveu um excelente artigo sobre o assunto.

A maneira mais conhecida de se divulgar um blog no Facebook (pelo menos a mais utilizada e difundida) é através de uma página de fãs (curtir). Se você ainda não criou uma para seu blog, sugiro que o faça o mais rápido possível.

Uma desvantagem que vejo no Facebook é a atração que ele tem sobre os blogueiros, que muitas vezes ficam mais tempo nessa rede social do que em seus blogs, cuidando em produzir e divulgar conteúdo de qualidade.

Conclusão

Claro que existem vários outros fatores a serem comparados entre Facebook e Orkut do ponto de vista de gerar tráfego para um blog. Coloquei apenas alguns tópicos e sugestões, pois espero que possam me ajudar a construir esse artigo, relatando nos comentários as experiências que cada um tem com as duas redes sociais em seus projetos. Quais estratégias utilizam e como elas impactam nas suas visitas? Qual rede social dá mais resultado pra você? Qual traz visitas de melhor qualidade para seu nicho? Comente!

*Crédito da imagem: Revista Veja online

Quer conhecer a técnica que usei para ganhar R$ 1.091,80 em menos de 48 horas?

Gustavo Freitas

Problogger, empreendedor digital e criador do Método Start. Você conhece todos os meus projetos no Gustavo Freitas.Net.

Website: http://gfsolucoes.net

    0 Comentários

    1. Olá, Sem dúvida o Face pois a plataforma deles é bem mais dinâmica para isso.

    2. eu tenho blog e facebook,uso mais o blog do q o facebook

    3. Adoro o facebook e acho sua estrutura mais completa, orkut, infelizmente eu acho muito largado sabe, pessoal lá não tem um bom comportamento a maioria das comunidades são largadas e pessoal pinta e borda.Como nunca gostei disso prefiro facebook.Facebook não é fraco hein já passou o google, pangerank 10 rsrsr.

    4. O Orkut desde que criei minha conta nunca fui muito com a cara dele,agora tenho que admitir apesar de muitos contras,as comunidades(sérias) são o que a de melhor em conteúdo você encontra de tudo desde dicas de hardware até aquele joguinho que você não consegue passar rsrs.
      Agora como você disse o Facebook é mais profissional ou passa a impressão e fora que sempre está atualizando sua ferramentas ou criando novas.
      Imagine se o Google começa a investir e melhorar mais as comunidas no orkut,por exemplo fazendo que nem fóruns ou blogs podendo responder as mensagens do tópicos.
      Confesso que foi um grande passo começar a indexar as comunidades e principalmente mostrar o conteúdo sem estar logado.
      Agora a que me da mais retorno e sem dúvida o Facebook,porque boa parte dos usuários do Orkut só estão lá para fazer coisas fúteis e spam(principalmente pelos “velhinhos” e “tiozinhos”).
      Abraço!

      • Rafael,
        essas comunidades sérias são um atrativo no Orkut, mas a maioria realmente não está interessada nisso. Não creio que o Google vá investir mais no Orkut, as notícias dão conta de que eles irão lançar outra rede social, talvez ainda hoje.
        abraço.

    5. Gustavo fiquei horas em seu blog, lendo e relendo algumas coisas, adorei as dicas, abri uma página no Facebook, para ter mais leitores em meu blog, vamos ver se tenho sucesso. Sobre o Orkut e Face. Eu comecei há 5 anos atrás no Orkut, de brincadeira, hoje tenho uma empresa de eventos culturais, estou criando a Associação Cultural e já fiz mais de 5 livros de poesia, com os membros de minha comunidade, desde 2008. A base de todo o trabalho é lá, mas utilizo as outras Redes Sociais para divulgação, e hoje em dia não dá para abrir mão delas. No facebook, são papos rápidos entre as pessoas, e divulgação de links, mas alimentar a comunidade do orkut é fundamental, e fico triste quando leio notícias que está acabando, ou que está perdendo terreno. Ele está apresentando problemas muito sérios, recentemente teve uma falha técnica, e diversos membros perderam seus perfis, e consequentemente atingiu as comunidades, perdi um tópico com mais mil postagens, e isso é trabalho posto fora, mas o google não está nem aí, já tinha que ter criado uma forma de salvar o conteúdo, não podemos ter arquivos paralelos em nossos computadores, isso é absurdo, seria uma página do orkut dentro do pc. Mas ainda assim, sou fã do Orkut, ali fiz minhas grandes amizades, pessoas que onde estão, eu estou e vice-versa. Parabéns pelo seu blog, poderoso demais!

      • Soninha,
        obrigado por compartilhar sua experiência, ela mostra como o Orkut ainda é importante para milhares de pessoas, e reforça o que já disse, que não podemos desprezar essa poderosa rede social. Agora tudo indica que realmente ela irá declinar até acabar, ou por falta de usuários, ou por desinteresse do Google. Veja a notícia que postei no comentário abaixo.
        abraço e sucesso.

    6. Mesmo tendo bem menos adeptos no Brasil, prefiro o Facebook. É muito mais prático e com mais interação com outras redes sociais como Youtube, Twitter e o Links Alpha. Aprendi a curtir o Facebook e o Orkut, morreu. Não vai mais conseguir reagir. Abraços.

    7. Como você citou, cada um deles tem seus admiradores mas acho que o Facebook é melhor para blogs, embora a idéia de comunidades no Orkut seja interessante pelo fato de ser mais popular no Brasil e fica difícil divulgar um blog em português onde a maioria fala/lê inglês, porém como o pessoal disse, quem acessa Orkut busca fotos, contato com amigos e familiares, ler recados e não conteúdo, poucas comunidades com conteúdo fazem sucesso no Orkut, mas no Facebook é mais fácil se sair bem.

      • Netto,
        muito bem colocado, o Facebook se preocupou com essa integração com outras ferramentas da web 2.0, entre elas o blog.
        abraço.

    8. Sem sombra de dúvida o facebook é superior. Agora como referido no artigo o orkut ainda tem um maior número de usuários, coisa que afirmo com toda certeza que está mudando. Quando criei uma conta no facebook pela primeira vez, poucas pessoas sabiam que ele existia e principalmente que tinha uma versão em português, esse ano estou vendo cada vez mais gente conhecida no facebook, já recebi vários convites para criar uma conta Ou seja a coisa está mudando. Não podemos nos deixar levar pela quantidade porque nem sempre agrega alguma qualidade ao seus projetos.
      O facebook consegue criar tanto um ambiente a nível profissional (bom para os seus projetos na web) quanto um ambiente de amizade e interação. Costumo definir o facebook como um orkut já na fase adulta e amadurecido, coisa que a google que tem quase 13 anos, está explicado! kkk 😀 não conseguiu fazer.

      • A previsão é que no máximo em 1 ano o Facebook tenha mais usuários “ativos” que o Orkut. Na questão da profissionalização o Facebook não tem concorrente, ele é fantástico,
        abraço.

    9. no facebook voce cria uma pagina e publica o conteudo do seu blog, no orkut nao faz isso voce cria uma comunidade e faz o que???? publica enquetes, nao da pra publicar o conteudo do blog!! mas tambem nao podemos esquecer do orkut pois e a maior rede social do brasil, pode trazer boas visitas!!.
      O facebook tem mais interação com os blogs, tipo caixa de comentarios para integrar tanto no blogger quanto no wordpress(os dois maiores sistemas de blogs), tambem tem o botao curtir em fim, o facebook tem mais interação do que o orkut.

      você mencionou NetworkedBlogs, outro é o RSS Graffiti ai fica a dica.

      • sim, o Facebook se integra melhor a outras ferramentas da web 2.0, incluindo ai os blogs. Esse é o grande diferencial, mas como disse não podemos esquecer da grande audiência que o Orkut ainda possui.
        Gostei de seu blog, você está provando que é possível criar um blog de downloads sem ser ilegal, parabéns.
        abraço.

    10. Olá Gustavo

      Você traz uma discussão bem interessante aqui hoje, eu não fazia ideia que o facebook era famoso assim até o dia que conheci a fama dele pelo twitter e pela TV.

      Gostava mais do orkut quando entrei em 2005, na época encontrei muitas comunidades interessantes e a possibilidade de reencontrar pessoas do meu passado me animou bastante, vejo que hoje ele tem lá seu espaço e sua utilidade, acho que ele mudou de público e uso assim como eu mudei de interesse.

      Agora que conheceram o twitter e o facebook começaram a ver o orkut com outros olhos, como se fosse uma rede social menos interessante, não seria assim se só existisse orkut até hoje, mas como existe concorrência é esperado a comparação. Até escrevi sobre isso no artigo “O Orkut e a síndrome do patinho feio” (http://www.osinvicioneiros.com.br/2010/06/orkut-e-sindrome-do-patinho-feio.html)

      Acho que as pessoas mudam e as ferramentas tentam acompanhar as expectativas delas mesmo que com isso depreciem um pouco a qualidade dos seus serviços, mas as empresas parecem mais interessadas em números altos que lhe trarão mais rendimentos, não estão erradas nesse ponto, afinal as redes sociais também são negócios lucrativos.

      Ainda não tenho uma opinião formada sobre o facebook, ele ainda não me animou tanto quanto o twitter, mas gosto muito de participar dos debates do grupo blogueiros, tenho aprendido bastante coisa por lá e contribuído de alguma forma, tenho tido um bom retorno para o meu blog fazendo isso também.

      Acho que as pessoas precisam avaliar que tipo de rede social atende mais as suas necessidades e seu tempo para participar destas redes, não existe o ruim e o bom nessa história e sim o adequado e inadequado para um determinado tipo de blog.

      Boa discussão!

      @anakint

      • Ana,
        quando conheci o Orkut, em 2005, também foquei muito em comunidades, principalmente de desenvolvimento de software, e consegui aprender muito nesse tempo, com a ajuda de usuários que levavam as comunidades a sério.
        Li o artigo e recomendo que outros leiam também, mais um texto brilhante, como sempre! Espero que volte a escrever um Guest Post aqui no GF também,
        abraço.

    11. Olá Gustavo,

      Eu utilizo ambas as redes sociais citadas; porém, tendo em vista que o povo brasileiro tem muito ainda a evoluir em cultura e conhecimentos/senso de utilização correta da internet, acredito que o orkut tem muita coisa irrelevante. Digo isso porque o grande número de brasileiros no orkut já indica isso (vide as “pérolas do orkut”).

      Mas como muitos gostam de “tendências”, daqui a pouco os brasileiros “dominarão” o facebook.

      Um abraço.

      • Iúri,
        eu costumo dizer que o primeiro contato que a grande maioria dos brasileiros tem com a internet é no Orkut e no msn, então por algum tempo eles pensam que internet é só isso. Nosso trabalho, como blogueiros e formadores de opinião, é mostrar a esse público que internet é muito mais que isso.
        concordo que em breve o Facebook será “invadido” pelos brasileiros, mas não deverá acontecer o mesmo que com o Orkut, já que o Facebook está dominando o mundo.
        Ainda não conhecia esse seu novo blog, sucesso com ele,
        abraço.

    12. Eu utilizo os dois. Mas o que dá mais resultados é o facebook.

      Abraços!

    13. Cada um tem sua particularidade, suas peculiaridades…
      Mas, no que diz respeito à divulgação de blogs, na minha opinião, sem dúvidas, o Facebook é mais eficiente e eficaz!
      Um abraço!

    14. Bom,

      Eu nunca vi muita utilidade no orkut, olhando tanto para divulgar links como para fazer Marketing. O orkut é conhecida como a rede dos scraps e das fotos, é bem difícil você ver alguém postando algo que seja INTERESSANTE sendo que todo link postado pedi verificação e assim tira a paciência de qualquer um, no mais o orkut é parado, mesmo sendo a maior redes social do Brasil , no quesito visitação é muito ruim.

      O Facebook criado pensado exatamente na galera da comunicação, paginas que possuem recursos avançados, ao invés de comunidade que você so add e deixa recado pro pessoal. O grande sucesso do Facebook é facilidade de viralização dos conteudos o botão curtir é um dos responsáveis por isso, a publicação de conteúdo é facil, resumindo pra quem quer investir em fonte de trafego para blog invista em Facebook, garanto que não perderá o tempo dele.

      • excelente ter sua opinião nesse assunto. aproveito pra dizer que baixei e já comecei a ler seu e-book.
        o investimento que tenho feito no Facebook tem me dado um retorno satisfatório. Principalmente depois que criei o Grupo Blogueiros.
        abraço.

    15. Ótimo artigo! Eu ainda acredito no Orkut para alguns fins, mais confesso que a comunidade Arruma Blog no Orkut não está dando muito retorno. Acho que falta que algo que não tenho rsrsr, mais já aprendi aqui. O Facebook recentemente rendeu mais links do que o Orkut ao meu blog! No geral, eu penso que varia muito o assunto do blog para a determinada rede.

      • Minhas estatísticas mostram que o Facebook traz muito mais retorno que o Orkut aqui no GF, mas também não investia nada no Orkut, vamos ver de agora em diante.
        abraço.

    Deixe uma resposta