Provocando a discussão: O Orkut ainda é relevante?

Nota do Editor: Esse artigo pertencia ao blog Dominando a Web, que foi fechado e o Gabriel Meissner cedeu gentilmente os artigos para que sejam publicados no GF Soluções, por isso algumas referências a datas podem parecer divergentes. Aproveito para convidá-lo a conhecer o blog Revista Entre Mundos e o Twitter do Gabriel Meissner.

Uma tendência atual entre os early adopters das redes sociais no Brasil é desdenhar do Orkut, afirmando que ele vai morrer ou que já morreu, e dar importância somente ao Facebook e Twitter, assim fazendo parecer que a rede social do Google é irrelevante, coisa do passado, usado apenas pelos “miguxos”, que não interessam às “elites da web 2.0″. Isso é normal e eu já pensei assim também. E embora seja verdade que o Facebook e o Twitter sejam plataformas bem mais avançadas e interessantes, não se pode ignorar os números que demonstram que o Orkut ainda é a rede social mais popular no Brasil e, portanto, não pode ser desprezada por quem trabalha com mídias sociais. Vejamos o seguinte dado:

Segundo a empresa de pesquisa de mercado Kantar WordlPanel, o Orkut tem 98% de penetração entre os usuários de internet nas capitais de São Paulo e Rio de Janeiro, contra somente 14% do Twitter e 13% do Facebook. Fonte: AdNews.

orkut, facebook, twitter

Crédito imagem: housepress.com.br

98% contra 14% e 13%. Dá para ignorar isso? Com certeza, não. Pode-se argumentar que o Facebook e Twitter concentram mais quem tem o perfil de early adopters e heavy users de redes sociais, que tendem a ser formadores de opinião, o que provavelmente está correto (embora ainda falte um estudo de mercado que confirme isso). Mas é no Orkut que a massa está. Portanto, dependendo de quem se deseja atingir em uma ação, ele deve ser considerado.

É justamente por isso que tenho voltado a usar o Orkut na promoção dos meus blogs. Já tenho tido ótimos resultados com o Twitter e o Facebook e vinha ignorando a pioneira das redes sociais no Brasil. Ainda não tenho como avaliar os resultados do uso do Orkut, pelo pouco tempo em que voltei a usá-lo, mas acredito que ele tenha um bom potencial de geração de tráfego. Quando tiver dados mais consistentes, irei postá-los por aqui.

E você? Tem ignorado o Orkut ou o usa para a promoção de blogs e ações em mídias sociais? Qual é a sua experiência com ele? Deixe sua opinião nos comentários!

Quer aprender como ganhar dinheiro na internet com conteúdo gratuito?

Gustavo Freitas

Problogger, empreendedor digital e criador do Método Start. Você conhece todos os meus projetos no Gustavo Freitas.Net.

Website: http://gfsolucoes.net

    0 Comentários

    1. Para quem quer gerir uma imagem mais profissional o Facebook e o twitter são sem duvidas ferramentas melhores do que o orkut, porém como o orkut já vem de longa data, é lá que se encontra a grande massa.

      Grato

      • Ainda tem muita gente que tem resistência a trocar o Orkut pelo Facebook e pelo Twitter. O Orkut ainda tem fôlego no Brasil para mais um bom tempo…

      • As estatísticas mostram o contrário. O Facebook e o Twitter ainda não engoliram o Orkut. Mas provavelmente é o que vai acontecer mesmo… a menos que o Google dê uma guinada no Orkut, que pelo que ando lendo é o que eles estão preparando. Ainda este ano deve ser inaugurada uma nova versão do Orkut (que espero que não seja a bomba da última reformulação…).

    2. comecei a utilizar o Orkut no final de 2005, aprendi muito em comunidades de programação (delphi), encontrei algumas pessoas com muito conhecimento e disposição em ensinar quando nem sabia o que eram blogs e redes sociais. depois exclui essa conta, mas tempos depois criei outra, só pra divulgar o blog, mas tenho interagido também com ela, ultimamente.
      estou preparando um artigo sobre como ganhar visitas com o orkut, que irei publicar em breve,
      abraço.

    3. Eu acho o Twitter excelente, Facebook ainda não me agradou totalmente agora é um erro dizer que o Orkut é irrelevante pois uma rede que tem milhões de usuários não pode simplesmente ser ignorada… acho que o Google anda meio parado com relação ao orkut, melhorias, etc, aquela nova versão é irritante, porém o facebook ainda é ruim, acho que pouca coisa existe de diferença entre Orkut e Facebook, exceto que o Orkut tem 8 vezes mais usuários brasileiros que o facebook, algumas coisas deveriam mudar no Facebook, uma delas é aquele botão “curtir” e a versão antiga do orkut ainda é mais amigável, faltam incentivos de se melhorar e até investir mais em propagandas no Orkut, mas ainda é relevante, muito relevante. O Twitter está melhorando mas não pode ser comparado com Orkut ou facebook, são coisas diferentes, cada um tem seu charme e o Orkut está longe de perder sua majestade, creio eu.

      • A versão antiga do Orkut com certeza era melhor. Não gosto da atual. Mas acho que o Google deve ter pouco interesse em investir em melhorias no Orkut, já que é só no Brasil que ele é bem sucedido. E parece que eles estão investindo em outros produtos ligados a redes sociais que nós deveremos ver surgir ainda este ano…

    4. Conheci o Orkut logo que ele surgiu aqui no Brasil. Na época só entrava com convite. Desde o início adorei a ideia.

      Depois de um tempo excluí a minha primeira conta (me arrependo até hoje) e acabei criando outra, que está agora praticamente abandonada.

      Acredito que o Orkut ainda tenha potencial para divulgação, mas isso depende muito do público alvo do blog.

      Pretendo voltar aos poucos ao Orkut, não apenas para divulgar meu blog, mas também para fazer novos contatos, trocar informações…

      • Eu tenho usado o Orkut mais para divulgação, mas agora vou voltar a usar mais para interação também e, principalmente, para encontrar gente que possa colaborar com o meu blog. 🙂

    5. Muito bom o post! confesso que tinha esquecido do orkut, mas com certeza irei voltar a usa-lo!

    6. Ignorado o Orkut? De jeito nenhum. É disparada a rede social que mais traz visitantes para meu blog sobre Tecnologia da Informação!

      • Luis, você pode compartilhar conosco como tem usado o Orkut para gerar tráfego no seu blog? Eu tenho usado, mas tanto a quantidade quanto a qualidade do tráfego gerado pelo Orkut no meu blog não se compara ao do Facebook e Twitter.

    7. Eu tenho conta lá, mas há tempos não visito (acho que muita gente está dizendo isso). Pelo que ouço falar, o problema não são os números, mas o ambiente dentro do Orkut que se tornou irrespirável. Sei la, eu também penso muito em glitter quando ouço “Orkut”. Quando eu estava atuando ativamente por lá, havia um show de spam, musiquinhas bastante chatas e armadilhas de pessoas mal intencionadas. Mas minha opinião é de que o artista tem de ir onde o povo está. Vou colocar minha máscara de gás e dar um pulinho lá.

        • Valter,
          foi necessário colocar essa função, pois muita gente comenta apenas em caixa alta,
          abraço.

      • É verdade, Valter, no geral o ambiente do Orkut ficou irrespirável mesmo. Eu DETESTO aqueles scraps com musiquinhas, spams etc. E a interface é muito ruim. Mas fuçando bastante sempre se encontram algumas comunidades interessantes, aonde vale a pena interagir e ter boas discussões. Além, é claro, de fazer um pouco de divulgação (sem exageros, para não virar spam, lógico).

    8. Bruno Gonçalves

      O orkut não deve e não é irrelevante, hoje muitas empresas grandes no Brasil veem o perfil de seus candidatos a vaga nas redes sociais, como já foi mostrado até nos jornais da globo. Só acho que o orkut, assim como qualquer rede social dominada por brasileiras virou uma bagunça, hoje nem tanto, diminuiu bastante já com o passar do tempo.. mas uns anos atrás quem não se lembra da onda de comunidades “engraçadinhas”, perfis lotados de amigos que tu nem conhecia. Vejo que hoje o perfil dos usuario de orkut esta mais sério, claro que alguns continuam com a mentalidade de 99/2000 mas são minoria. Sou usuario do facebook a anos, recentemente deletei o orkut (A mesma conta que tinha desde que o orkut precisava de convite para entrar), mas como parcipo de algumas comunidades que diariamente tem topicos legais bateu a saudade e voltei pro mesmo, mas ainda prefiro o facebook como minha principalmente rede social.

      • Olá, Bruno. Obrigado pelo comentáro!

        Quando surgiu o Orkut era muito legal, mas acho que em muitos sentidos foi superado realmente pelo Facebook e pelo Twitter, que eu prefiro. E acho que aos poucos ele será cada vez mais superado, a menos que se façam mudanças radicais nele. Apesar disso, ainda vejo valor no Orkut, pois no meio de muitas comunidades irrelevantes, existem algumas que realmente são muito legais. E desde que foi criado a opção de “compartilhar” (imitando o Facebook) ficou bem interessante para fazer divulgação de novos posts no blog. Eu realmente recomendo que se continue a usar o Orkut. Enquanto houver gente do meu público-alvo lá, vou continuar usando. 🙂

    Deixe uma resposta