5 Razões Pelas Quais tu Fracassas nas Redes Sociais (a #3 é a mais comum)

Esse artigo é um guest post escrito pelo Jorge Silva do blog Online Dinheiro. Jorge é português, então usa o português de Portugal, por isso não pensem que o artigo está com erros de português.

As redes sociais têm tomado um papel cada vez mais importante, tanto na vida das pessoas como na blogosfera e no mundo dos negócios online. Se queremos ter sucesso com os nossos negócios online é importante que façamos com que todo o nosso conteúdo seja compartilhado pelo maior número de pessoas possível, de modo a obter o máximo de visitantes que conseguirmos.

Com milhões de Brasileiros e Portugueses registados e ativos diariamente nas redes sociais esse é um local onde poderemos anunciar os nossos negócios de forma inteligente de modo a obter clientes para os nossos negócios, tornando-os assim sustentáveis.

Porém quem tenta ter sucesso com os seus negócios nas redes sociais acaba por não o conseguir pois cometem uma série de erros que os leva a fracassar nas redes sociais de forma irreversível.

Com este artigo vou resolver todos os seus problemas com as redes sociais e ajudá-lo a melhorar a sua imagem e visibilidade, assim como também a do seu negócio online ajudando-o assim a conquistar visitantes que posteriormente se transformem em clientes rentáveis.

Caso não esteja a conseguir obter o número de partilhas suficientes nem a alcançar os seus objetivos nas redes sociais recomendo-lhe que veja os 5 seguintes pontos e verifique se está a cometer alguns dos erros apresentados, de forma a corrigi-los o mais rapidamente possível.

Tu fracassas nas redes sociais? Eis aqui 5 dos potenciais problemas…

  • Razão #1: O teu conteúdo não é partilhável
  • Razão #2: Estás focado apenas no Facebook
  • Razão #3: Você não publica conteúdo com frequência
  • Razão #4: Estás a publicar à hora errada!
  • Razão #5:Todo o seu processo é claramente automatizado

redes sociais

Razão #1: O teu conteúdo não é partilhável

Sabias que para que o teu conteúdo seja partilhado ele tem de ser minimamente partilhável? Se não entendeste eu posso te explicar isso em apenas 1 minuto! Pense bem, que tipo de conteúdo é que você partilha no seu perfil do Facebook? Conteúdo interessante e que o impressionou de tal maneira que lhe deu uma vontade repentina de o partilhar! Acertei? Aposto que sim 🙂

O que eu lhe estou a tentar transmitir é que você deve criar conteúdo simplesmente único e sensasional. Esqueça o que leu nos outros blogs sobre se basear em artigos já escritos para criar os seus, assim você não está a ser original e apenas estará a encher a blogosfera de material já existente, tornando-o assim irrelevante.

Quer saber o que escrever? Eu vou-lhe dar algumas dicas agora mesmo! Veja abaixo:

Entrevistas: Todo o mundo adora entrevistas pois normalmente elas são feitas a pessoas conhecidas (famosas por assim dizer). Uma pessoa conhecida tem muitos seguidores e com certeza todos eles irão ver a entrevista o que será fantástico para o seu negócio online.

Tutoriais: Todos nós precisamos e queremos aprender algo. Os tutoriais nunca vão ser em demasia na Internet. Procure escrever tutoriais que resolvam problemas reais das pessoas como por exemplo “Como ganhar dinheiro na Internet“.

Listas: Todo o mundo ama listas, e sabe porque? Porque nos facilitam a leitura tornado-a mais suave e não tão aborrecida. Poderá ver o meu exemplo, faço imensos artigos em forma de lista tal como “5 características de Design que irão aumentar os Lucros e Usabilidade”.

Razão #2: Estás focado apenas no Facebook

Eu compreendo que o Facebook seja a rede social mais famosa do mundo e que atualmente tem não milhões, mas biliões de utilizadores diários mas isso não faz com que apenas nos devemos focar nele e esquecer tudo o resto!

Já ouviu dizer que a união faz a força? Então una todas as redes sociais e publique o seu conteúdo em todas elas, não só no Facebook. Quantas mais redes sociais utilizar maiores serão as suas probabilidades de angariar tráfego para os seus posts.

Posso-lhe dar uma pequena lista de redes sociais alternativas ao Facebook que o ajudarão a crescer mais rapidamente:

  • Twitter
  • Instagram (dependendo do tipo de negócio, claro)
  • Pinterest (funciona lindamente, tem mesmo de experimentar!)
  • Google +

Comece agora mesmo a fazer a diferença nos seus negócios online e crie uma conta nas redes sociais citadas acima. Faça isso por si e pelo seu sucesso.

Razão #3: Você não publica conteúdo com frequência

Você não tem conteúdo suficiente para partilhar? Eu entendo, mas isso é apenas uma desculpa! Eu publico pelo menos 1 artigo por dia no Online Dinheiro e todos os dias vou à página facebook do blog para publicar todas as novas atualizações.

Este é o principal erro de todos os iniciantes. Se não tem conteúdo suficiente para partilhar diariamente a solução é muito simples, crie conteúdo suficiente! Sem trabalho nada feito meu amigo…

Temos de ser ativos nas redes sociais para todos os nossos seguidores pelo menos saberem que “estamos ali” e que continuamos a trazer conteúdo de qualidade para eles.

Todo o mundo gosta de novidades, novo conteúdo, novas atualizações diárias; apresente-lhes novidades para as excitar e encorajar a compartilha.

Razão #4: Estás a publicar à hora errada!

Assim como todos nós temos uma hora definida para dormir também temos uma hora definida para ir descontrair um pouco para as redes sociais. Sabias que existe uma grande diferença entre publicar conteúdo na sua página de fãs as 8 da manhã do que publicar ao 12:00h?

A verdade é que a hora em que publicamos atualizações pode ser decisiva entre ter um artigo que gere 100 visitas ou 1000 visitas a partir do Facebook ou do Pinterest, e isso deve-se ao facto de numa determinada hora existirem mais pessoas online.

Como eu não quero apenas te fornecer alguns dados que te ajudarão a perceber que estás a agir de forma errada vou também te dizer quando deves publicar com frequência nas redes sociais, nomeadamente no Facebook.

É importante que te foques nas “horas de ponta” das redes sociais, horas essas que são as horas de pausas das pessoas, sejam essas horas para almoçar ou para descontrair. Recomendo-te a não publicar conteúdo de manhã (a atividade é um pouco fraca) e a publicar conteúdo por volta do 12:00h (hora normal de almoço) e a partir das 20:00h (hora em que se costuma sair do trabalho).

Assim como a hora o dia também é muito importante. De acordo com um estudo realizado pela empresa Scup os brasileiros estão mais presentes no Facebook as quintas feiras entre as 20:00h e as 21:00h, pelo que será a altura perfeita para publicar.

Esse mesmo estudo indica também que os dias em que existe uma maior atividade na rede social são Quarta feira, Quinta feira e Sexta feira; sendo o pior dia (dia com menos atividade) o Domingo.

Razão #5: Todo o seu processo é claramente automatizado

Sabia que automatizar todo o seu processo de publicação nas redes sociais poderá ser das piores coisas que você faz? O pior mesmo não é automatizar o processo mas sim fazer-se notar disso (o que geralmente costuma acontecer, muito claramente).

Por vezes a utilização de Softwares para publicação automática em diversos grupos facebook ao mesmo tempo (estou a dar este exemplo pois é dos mais comuns hoje em dia) poderá não lhe trazer os resultados desejados. Poderá até conseguir alguns visitantes inicialmente mas a partir do momento em que eles se aperceberem que é tudo um processo automatizado isso irá mudar.

Isso irá o prejudicar pois as pessoas gostam de comunicar com outras pessoas e não com uma espécie de Robot! Quando você vê uma publicação no Facebook dizendo algo do gênero “publicado pelo HootSuite” não lhe dá uma pequena sensação de desconexão com essa publicação, ou melhor, de algo não humano em que exista interação? Pois isso é o que acontece.

O que eu já vejo que está a começar a acontecer é que utilizar os grupos do Facebook atualmente não tem nada a ver como à uns anos atrás. Agora está tudo muito saturado (devido aos processos automatizados de publicação) e será uma sorte se conseguir que alguém veja o seu conteúdo no meio de milhares de posts.

Eu, pessoalmente, deixei de utilizar os grupos do Facebook pois não sinto mais os seus efeitos positivos.

Espero que o artigo tenha sido do agrado de todos, qual quer dúvida não hesite em comentar!

Aproveite também para visitar o Online Dinheiro.

Quer conhecer a técnica que usei para ganhar R$ 1.091,80 em menos de 48 horas?

Gustavo Freitas

Problogger, empreendedor digital e criador do Método Start. Você conhece todos os meus projetos no Gustavo Freitas.Net.

Website: http://gfsolucoes.net

    4 Comentários

    1. A razão número 4 tem sido muito frequente entre os blogueiros, é muito essencial saber a melhor hora para divulgar um artigo

    2. Como sempre, dicas virais pra quem deseja obter o sucesso, seja em vendas ou visualização de seu produto.
      Muito bom.

    Deixe uma resposta