Relato da experiência que tive com o Plugin Facebook Comments for WordPress

Nesse artigo vou relatar a experiência que tive com o plugin Facebook Comments for WordPress. Conheci o plugin num artigo no Ferramentas Blog e instalei aqui no GF Soluções, pois já vinha procurando um plugin que pudesse fazer essa integração entre o blog e o Facebook.

Quando instalei o plugin funcionou bem, mas depois de algum tempo ele teve algumas atualizações e comecei a notar que o blog estava demorando muito pra carregar, em alguns testes chegou a demorar em média 30 segundos pra abrir (uma eternidade). Então comecei a investigar o que poderia ser a causa dessa súbita lentidão. Segui o protocolo e comecei por desativar os últimos plugins instalados. Como o último foi o Facebook Comments for WordPress comecei por ele e verifiquei que imediatamente o blog voltou a abrir na velocidade normal (em média 10 segundos).

plugin, facebook, comentarios

Fica aqui o alerta, muito cuidado com os plugins (no caso do wordpress) e widgets (no caso do Blogger) que você instala em seu blog. Eles podem pesar o carregamento de seu blog e dificultar o acesso dos visitantes, lembre-se que no Brasil temos uma internet de péssima qualidade.

Uma pena o que aconteceu, pois achei fantástico essa integração do blog com o Facebook. Vou aguardar mais algumas atualizações do plugin e fazer novos testes, pois hoje é essencial que o blog se integre o máximo possível com o Facebook e outras redes sociais. E você, já conhecia o plugin? Fez algum teste no seu blog? Deixe sua opinião nos comentários.

Quer aprender como ganhar dinheiro na internet com conteúdo gratuito?

Gustavo Freitas

Problogger, empreendedor digital e criador do Método Start. Você conhece todos os meus projetos no Gustavo Freitas.Net.

Website: http://gfsolucoes.net

    16 Comentários

    1. Eu sinceramente nunca nem cogitei colocar o plugin de comentários do Facebook no meu blog, mesmo porque prefiro que os comentários fiquem diretamente no blog.

    2. Tiago

      Como faço para os comentários irem para a minha fanpage? com usuario da minha pagina pessoal eu criei uma fanpage até ai tudo ok, mas quando entro no link acima o facebook me manda para a minha pagina pessoal para poder criar o aplicativo, criei o aplicativo mas os comentários caiem na minha pagina pessoal e não na fanpage o que preciso de fazer?

    3. Oi …Eu tenho um site que não usa WP … eles tem o o codigo para html 5 e outras opçõesDeixou meu site mega ultra lento. Sabe alguem medidor de velocidade de carregamento de webpages ?Alguma ideia de sistema de comentários para sites feitos em asp freeware ?agradeço Marcos http://www.conteudoanimal.com.br

    4. Otimo post, uma pergunta, o script que está em quase todos os sites e blogs com a foto de quem curtiu tambem pode ocasionar lentidao? porque eu reparei o meu site um pouco mais lento apos isso.

      • Eduardo, sim também causam lentidão, como todos os scripts que vem de outros sites. Mas acredito que nesse caso os benefícios são maiores que os malefícios,
        abraço.

    5. Gustavo, como diferenciar os comentarios dos posts, quando alguem comenta no meu blog pelo facebook fica o comentario em todos os posts.

      • Você deve ter colocado fora do loop, dê uma verificada no código do blogspot.
        abraço.

    6. Nunca utilizei esse plugin, mais tem um que testei semana passada. Foi o Disqus (http://disqus.com/). Gostei, dele, tem uma versão Free com vários recursos. O problema é que para ter as opções avançadas você precisa ser assinante. Sobre a velocidade não notei diferença. Já vi sites com bastante conteúdo e carregando bem rápido. Fica ai a dica para quem quiser testar. Para baixar o plugin e instalar:
      http://wordpress.org/extend/plugins/disqus-comment-system/

      • Deivid,
        já conheço o Disqus, nunca utilizei, mas realmente muitos blogs utilizam esse sistema.
        obrigado pela dica.

    7. Então, achei muito interessante esse plugin, mas acredito que enquanto ele não adicionar outras possibilidades de comentar sem necessitar exclusivamente do facebook, ele é meio inviável.
      Nem todos tem facebook ainda, e o fato de apenas poder comentar utilizando o facebook pode assustar as pessoas ;]

      • Leonardo,
        você pode continuar com o formulário de comentários normal, em conjunto, era assim que eu mantinha o plugin aqui no GF.

    8. Olá, Gustavo. Conheci o plugin no escolawp.com. Nem prestei atenção na velocidade, mas achei extremamente útil o plugin. O desenvolvedor já fez umas duas ou três atualizações nestes últimos dias. É bem beta! A primeira atualização simplesmente travou o plugin na página, mas voltou a funcionar nas seguintes. Observei que os leitores estavam inserindo links à vontade nos comentários. Plugin em observação.

      • Pelo que percebi essa lentidão começou depois que aconteceu as atualizações, foi alguma nova funcionalidade que está exigindo muito da página. O plugin é extremamente útil, já estava tendo vários comentários por ele, uma pena que deu esse problema.

      • O seu blog ainda abriu rápido aqui…talvez por ter menos artigos, mas com certeza o plugin deixa o blog mais lento no carregamento.

    Deixe uma resposta