Revisit: crie um canal de notícias animado com o Twitter

Nota do Editor: Esse artigo pertencia ao blog Dominando a Web, que foi fechado e o Gabriel Meissner cedeu gentilmente os artigos para que sejam publicados no GF Soluções, por isso algumas referências a datas podem parecer divergentes. Aproveito para convidá-lo a conhecer o blog Revista Entre Mundos e o Twitter do Gabriel Meissner.

O Twitter tem propiciado o surgimento de várias ferramentas de notícias em tempo real. E hoje conheci uma ferramenta bem interessante, que possibilita a criação de um canal de notícias animado usando o serviço de microblogging como fonte: o Revisit. O serviço ainda está em versão beta, de testes, mas já promete. Com ele, você cria uma página na internet que mostra um dos últimos twitts em versão animada que se atualiza continuamente, conforme as pessoas falam sobre ele no Twitter.

Melhor do que explicar, é mostrar como ele funciona. Como teste, criei uma página que mostra os últimos 200 twitts sobre Belo Monte, um assunto em pauta na mídia nos últimos tempos. Você pode acessar a página aqui.

Ao criar a página, você define qual termo de busca você deseja que o Revisit use para carregar as últimas menções a ele no Twitter e também define o número máximo de mensagens que ele deve rastrear (o número sugerido é de 200 twitts). Então, é criada uma página que mostra um fluxo das últimas mensagens que mencionam o termo que você escolheu. Sempre que uma nova mensagem surge, ela é posta em destaque por alguns segundos. E mensagens consideradas mais relevantes (por receberem mais retwitts) são postas ao centro e com imagens maiores. Para ler um twitt, é só clicar sobre ele.

revisit

Como você notará, o Revisit é um pouco lento, então tenha calma. Ele leva algum tempo para gerar a página e exibir as mensagens. Mas o resultado é bem interessante.

Na minha opinião, está faltando apenas uma funcionalidade para que se torne realmente útil: a possibilidade de incorporar o código de uma página criada em outros sites ou blogs. Assim, caso eu escrevesse – por exemplo – um post sobre Belo Monte, poderia incluir uma animação do Revisit em alguma parte dele, para ilustrá-lo com informações em tempo real. Ou se eu criasse um site sobre um tema específico, como as eleições, uma animação criada pelo Revisit poderia ser incluída em alguma parte do site.

Será que vão adicionar esta funcionalidade no Revisit? Espero que sim!

Quer conhecer a técnica que usei para ganhar R$ 1.091,80 em menos de 48 horas?

Gustavo Freitas

Problogger, empreendedor digital e criador do Método Start. Você conhece todos os meus projetos no Gustavo Freitas.Net.

Website: http://gfsolucoes.net

    0 Comentários

    1. Caro Gustavo,

      Gostei do Revisit, mas como você mesmo falou, falta alguma coisa para torná-lo, talvez mais útil.
      Agora caso não façam ou não adicionem esta função a ele, na verdade qual é sua utilidade para nós Web Marketers e Blogueiros?

      Grato e sucesso pra ti.

      Até breve.

      • Juliano,
        é uma boa ferramenta, mas ainda não implementaram nenhuma funcionalidade diferente, e não vejo utilizada para nós, nesse momento.
        Abraço.

    Deixe uma resposta