Saia da era da informação, evolua

Dizer que vivemos na Era da Informação não é nenhuma novidade. Desde os anos 80 esse termo se popularizou pelo mundo, deixando para trás a Era Industrial. Com invenções como Microprocessadores, rede de conexão de computadores (internet) e o computador pessoal, as pessoas passaram a ter um acesso irrestrito a informação. Agora vemos surgir um conceito que pode revolucionar a Era da Informação.

Esse novo conceito pode ser chamado de Web 2.0, blogosfera, Colaboração em massa ou qualquer outro nome que você quiser, mas independente do nome que é dado se resume em um ponto principal: a informação que na Era da Informação era apenas consumida agora pode ser manipulada. Você não é mais um mero consumidor de informação, você é um manipulador dessa informação.

Århusin kirjaston tapahtumakalenteri
Creative Commons License photo credit: xmacex

Um exemplo são os textos escritos em plataformas Wikis (como a Wikipédia), em redes sociais (como o Orkut), em blogs como esse e em sites que abrem espaço para comentários dos leitores. Esse texto mesmo que você está lendo agora foi escrito não somente para ser lido (consumido), mas para ser transformado, aperfeiçoado por você e evoluir com o passar do tempo.

Mas como você pode transformar esse texto? Simples, através dos comentários. Os comentários num texto concedem a você, antes leitor comum, o poder de transformar, aperfeiçoar, questionar e atualizar a informação contida no texto.

Em outro artigo afirmei que seu comentário pode transformar a blogosfera. Você pode participar da construção dessa nova era, a da Colaboração em Massa. Mas a questão é, você quer participar dela? Você quer mudar? Você quer fazer parte da Era da Informação ou da Era da Colaboração em Massa? Você quer ser um mero consumidor de informação ou quer manipular e transformar o que está lendo?

Não se esqueça, o seu comentário pode, e deve, fazer parte desse texto. Quando leio um artigo e o considero interessante, procuro ler também os comentários na esperança de encontrar alguma informação que faltou ao texto, que possa agregar conhecimento ou questionar o que foi escrito. Sempre procuro pela Colaboração em Massa, e você o que faz? Apenas consome ou também agrega? Me diga o que pensa nos comentários!

Quer aprender como ganhar dinheiro na internet com conteúdo gratuito?

Gustavo Freitas

Problogger, empreendedor digital e criador do Método Start. Você conhece todos os meus projetos no Gustavo Freitas.Net.

Website: http://gfsolucoes.net

    0 Comentários

    1. Excelente ponto de vista: “Mas a questão é, você quer participar dela? Você quer mudar? Você quer fazer parte da Era da Informação ou da Era da Colaboração em Massa? Você quer ser um mero consumidor de informação ou quer manipular e transformar o que está lendo?”
      O problema é que a maioria das pessoas ainda não tem esta visão de ajuda mútua. A cultura brasileira, em especial, ainda carece de muita batalha para sair daquela mesmice de “cada um por si”. Bleh!
      Vamos nós né, dar a cara pra bater faz parte! Sempre em frente!
      Um abraço a todos!

      Naira Escreveu um post sobre… Livros Digitais Gratuitos

    2. @Diogo Azevedo – obrigado pelo comentário. por não possuir essa ferramenta é que a velha mídia está condenada…evoluir sempre a informação é uma tarefa que está, a cada dia, mais integrada com a colaboração em massa e com os blogs,
      um abraço.

    3. Gostei do texto Gustavo,
      principalmente na abordagem do poder dos comentários, aprimorando, crescendo e consequentemente evoluindo a informação.

      Essa é uma ferramenta que a velha e estática mídia não possui.

      Parabéns.

      Abraço

      Diogo Azevedo Escreveu um post sobre… Twitter, movimento social e o poder da palavra

    4. De verdade, não acho que estamos na era da informação; estamos na Era dos Serviços.
      O foco não é mais quem sabe produzir algo (como antes) e nem é “quem tem a informação”, mas sim quem sabe produzir e consegue resolver o problema todo. Que é o serviço!

      Belo post!

    5. Guilherme Euler

      Muito interessante seu artigo e é exatamente isso que todos os blogs são, informações manipuláveis, não no sentido ruim da palavra, mas no sentido de colaboração mesmo.
      Um grande abraço e sucesso em seu blog!

      Guilherme Euler Escreveu um post sobre… Mamãe, eu quero subir no ranking do Blogblogs!

    Deixe uma resposta