Se prepare para assumir sua posição no mercado de trabalho

Quem acompanha de perto meu trabalho aqui no GF Soluções ou em qualquer um dos meus outros blogs, sabe muito bem que sou Problogger e Professor universitário.

Os que acompanham mais de perto ainda sabem que não cheguei aonde estou hoje por acaso ou sorte. Além do planejamento que fiz já aos 33 anos (quando tive condições de cursar uma faculdade particular), sempre me dediquei ao aprendizado, seja ele presencial ou a distância.

Nem sempre pude pagar por um curso de qualidade, então a saída sempre foi, desde que comprei meu primeiro computador e comecei a utilizar a internet, buscar cursos gratuitos, apostilas e outras formas de ter acesso ao conhecimento. Depois com a melhora em minha condição financeira pude fazer uma pós graduação a distância e ainda faço vários cursos online, tanto pela comodidade de se estudar de casa, como também pelo preço que muitas vezes é bem mais barato, sem perder a qualidade do aprendizado.

cursos online gratuitos

Cursos gratuitos na internet

Hoje tudo está mais fácil, encontramos inúmeros cursos gratuitos na internet, com qualidade, mas o que é ainda melhor, encontramos cursos online de muita qualidade e por um preço justo e acessível a maioria das pessoas que podem ter um computador e pagar o acesso à internet no Brasil.

Se você procurar, por exemplo, por cursos em Minas Gerais, verá que a oferta é enorme e você encontrará muitos cursos de qualidade gratuitos e outros tantos de qualidade por um preço totalmente acessível.

Busque se qualificar

Não importa realmente a sua idade, o importante é que você se qualifique. Estamos em um momento muito propício em nosso país ao crescimento profissional. O país está crescendo e é o momento de você se preparar para assumir um cargo melhor na empresa que trabalha, mudar de empresa ou até mesmo começar seu próprio negócio. Pense nisso!

Falta de tempo, dinheiro e o fato de morar longe dos grandes centros não é mais desculpa com a aproximação que a internet nos permite dos grandes centros e das grandes instituições de ensino. Procure uma área que tem afinidade e comece a estudar. Você pode começar pelos cursos gratuitos e depois ir em busca de cursos pagos com qualidade.

Conclusão

Claro que o assunto é muito amplo e envolve muitos outros elementos que não foram abordados nesse artigo. Mas espero ter acendido uma luz de alerta em você, quanto a capacitação e qualificação profissional, independente da área em que atua ou pense em atuar. Qualificação hoje é a palavra de ordem, o país está crescendo e você precisa se preparar para as mudanças ou ficará pelo caminho.

E você, tem se preparado, se qualificado? Faz cursos online? Deixe seu comentário e vamos conversar sobre o assunto.

Quer aprender como ganhar dinheiro na internet com conteúdo gratuito?

Gustavo Freitas

Problogger, empreendedor digital e criador do Método Start. Você conhece todos os meus projetos no Gustavo Freitas.Net.

Website: http://gfsolucoes.net

    0 Comentários

    1. Olá Gustavo, parabéns pelo artigo.
      Realmente quando nos preparamos temos uma chance a mais de conquistar nosso espaço, é isso que tenho feito, pois quero trabalhar com blogs e tenho estudado e pesquisado a cada dia e planejando novos projetos para o futuro.
      Valeu!

      • Cláudio,
        o caminho é esse e o pensamento também, se preparar pra aproveitar as chances que podem surgir.
        Abraço.

    2. São poucos os que trabalham no que gostam e que ao mesmo tempo ganham o que realmente merecem.

      Essa jornada da busca pelo sucesso, por dinheiro e por reconhecimento não tem nada a ver com talento ou merecimento, infelizmente.

      Tem a ver com indicação, contatos, padrinhos.

      O mercado de trabalho virou uma máfia. Não é o melhor que tem as melhores oportunidades.

      Não importa o quanto você estude:

      Sempre terá alguém com um currículo fraco se comparado ao seu, ganhando mais do que você.

      Esperar que uma oportunidade caia do céu no mercado de trabalho seria uma ingenuidade.

      A sua criatividade é o limite de quanto dinheiro você pode ganhar.

      • Não concordo com você quando diz que não tem nada a ver com talento ou merecimento. Não é fácil, concordo, mas se você se preparar, terá muito mais chances de conquistar seu espaço.
        Claro que você precisa ter amigos para lhe indicar, isso se chama Networking e é muito incentivado, mas quem indica também pode ter problemas se você não tem o necessário para a função. Se prepare para quando for indicado ter como assumir a vaga, essa é a dica.
        Abraço.

    Deixe uma resposta