Seu blog será atingido pela atualização do Google Panda para o Português?

Hoje o Google lançou, oficialmente, a atualização de seu algoritmo de pesquisas, mais conhecido como Panda, para vários idiomas (antes era somente para o inglês), incluindo o Português.

Não sabe ainda o que é o Google Panda? Então leia alguns artigos a respeito:

No artigo High-quality sites algorithm launched in additional languages publicado no blog Google Webmasters Central Blog, Amit Singhal anuncia o lançamento do Panda em várias línguas e explica o que o Google espera com essa atualização. Confira um trecho do artigo traduzido.

Durante meses temos estado focados em tentar retornar sites de alta qualidade para os nossos utilizadores. No início deste ano foi lançado o “Panda” essencialmente para pesquisas em Inglês a nível global. Hoje damos continuidade a esse esforço lançando as nossas melhorias algorítmicas em diferentes idiomas. Os nossos dados científicos de avaliação demonstram que esta mudança melhora a qualidade das pesquisas em geral, e a reação ao Panda tem sido bastante positiva por parte dos nossos utilizadores.

Para a maioria dos idiomas, esta mudança impacta entre 6-9% das pesquisas de uma forma mais visível. Valor distintamente mais baixo que o do lançamento inicial do Panda, que afetou cerca de 12% das pesquisas em Inglês de um modo visível. Estas novas mudanças afetam todos os idiomas exceto Chinês, Japonês e Coreano, onde continuamos a testar melhorias.

Kung-Fu-Panda

Se você notar, nos próximos dias, que seu blog está perdendo visitas provenientes do Google, pode ser um indício de que seu blog foi considerado com conteúdo de baixa qualidade para determinadas pesquisas.

Por outro lado, se você notar que seu blog teve um aumento de visitas provenientes do Google, isso pode significar também que seu blog foi afetado pelo Panda, mas de maneira positiva, ou seja, artigos que estavam em posição melhor que você, foram considerados de baixa qualidade enquanto seu artigo foi considerado de alta qualidade.

Só nos resta agora esperar para analisar as estatísticas de nossos blogs e começar a contabilizar o lucro ou o prejuízo. Já li alguns relatos de blogueiros (com conteúdo em inglês) que foram prejudicados pelo Panda mesmo tendo um conteúdo único e de qualidade.

E você, já percebeu alguma diferença em seu blog nos resultados de pesquisa para suas principais palavras-chave? Deixe seu comentário.

Crédito da imagem: Free icon download

Quer conhecer a técnica que usei para ganhar R$ 1.091,80 em menos de 48 horas?

Gustavo Freitas

Problogger, empreendedor digital e criador do Método Start. Você conhece todos os meus projetos no Gustavo Freitas.Net.

Website: http://gfsolucoes.net

    0 Comentários

    1. Desde ontem o adsense não me rende mais. Está como ZERO visualizações de paginas, ZERO cliques. Eu tenho mais de 2 mil vizualizações por dia e mais de 50 cliques por dia. Já mudei de blocos, fiz novos e nada mas os anúncios continuam aparecendo no site.

      Gustavo você que é fera em Adsense o que você acha que está acontecendo?
      Será que tem algo a ver com o Panda?

        • Conforme eu relatei “os anúncios continuam aparecendo no site” e o procedimento número 5 é quando “anúncios do Google Adsense não estão aparecendo”.

          Fiquei dois dias sem o site render com ZERO visualizações de paginas, ZERO cliques. Mas agora voltou ao normal.

          Obrigado!

    2. Acho que fui atacado pelo Panda, mas me recuperei.
      Visualizações de Página:
      Março – 48.637
      Abril – 40.030
      Maio – 32.254
      Junho – 35.629
      Julho – 36.416
      Agosto (até dia 15) – 18.774

    3. Olá Gustavo.

      Ainda não percebi nenhuma alteração no tráfego do meu blog,mas deve ser por que ele ainda é novo.Me diz uma coisa,tenho uma boa parte de conteúdo que eu quero remover,é um conteúdo que não recebe tantas visitas,nem está bem indexado.Será que eu vou ter problemas com as páginas de erro,será que isso vai afetar meu blog inteiro?

      Abraços!

      • Geovane,
        o ideal é que você crie uma página de erro 404 personalizada para que seus visitantes, ao chegarem ao seu blog possam ter opções antes de ir embora. Ao dar o erro 404 frequentemente essa url acabará sendo excluída, com o tempo, pelos buscadores. Veja como é, atualmente, minha página de erro 404 http://www.gfsolucoes.net/gustavo/404
        sucesso.

    4. É eu já notei uma mudança no meu analytics com relação ao panda.
      Antes estava com um número maior de rejeição e agora baixou uns 10% e já fiquei feliz, pois sou uma dessas pessoas que preza por conteúdo relevante, e procuro muito fazer isso no meu blog. Espero que essas mudança pode nos ajudar ainda mais, pois acho blogs muito mais interessante que página estáticas.

      • Vivian,
        ainda não dá pra medir com exatidão nem tirar conclusões, claro, mas o GF ontem e hoje está com queda de mais de 40%. Se o que tenho aqui não é conteúdo relevante, vou fechar o blog e ir embora da blogosfera, pois não sei o que é…rs…
        Mas como disse, é necessário aguardar mais alguns dias pra ter certeza.
        sucesso.

    5. Olá Gustavo

      Ainda não sei se foi devido a essa atualização do algorítimo mas hoje vendo meu analitycs percebi que aumentaram drasticamente as visitas vindas do Google. Continuando assim essa atualização é mais que positiva e muito bem vinda!

      Um grande abraço

      Luciano Cokado

      • Luciano,
        ainda é cedo pra afirmar que é isso, mas continue monitorando o analytics.
        Nos próximos dias vou escrever mais sobre o Panda e como monitorar as alterações.
        sucesso.

    6. Gustavo, boa noite! Ótimo artigo!

      Olha, eu percebi essa semana, estava sem entender…! Acho que o meu blog teve um aumento nas pesquisas, pois geralmente as pesquisas eram mais ou menos 100 usuários, e muito difícil chegar a 200, e hoje, percebo entre 300 a 400, e as maiores visitas são do google! Ainda bem que, segundo seu artigo, mostra que o meu blog foi afetado positivamente! Assim fico mais tranquila.

      Gustavo, me responde uma dúvida que tenho, veja…estou mudando o layout do meu blog, com domínio, é um serviço que contratei, me responde, com todas essas mudanças no google será que é seguro “alterar o meu layout”? Não tenho riscos de perder o layout exclusivo? Me responde, por gentileza. Agraço por antecedência.

      Admiro muito o seu trabalho na blogosfera e espero que vc cresça cada vez mais.

      Abraços.

      • Maria Adeladia,
        que bom que seu blog está crescendo, parabéns.
        O novo algoritmo entrou em vigor ontem, então não creio que tenha sido isso, seu blog realmente está crescendo, independente de mudanças no google, o que é bom do mesmo jeito.
        Claro que é seguro, fique tranquila, o que o google quer é mostrar ao usuário um conteúdo de qualidade e seu layout não irá influir nisso.
        Nos próximos dias devo escrever mais sobre o Panda, apesar de não ser especialista em SEO.
        sucesso.

    7. Bom Gustavo, ainda não notei o impacto do Panda no Jadsonet, espero e acredito que grande parte dos meus artigos sejam indexados com essa mudança, uma vez que as visitas orgânicas chegam com muita frequencia mas dezenas desses links ainda não são indexados como deve ser.

      Este final de semana vou estudar e fazer as comparações no Google Analytcs, e entender melhor essa mudança.

      Abraço!

      • Jadson,
        também irei estudar com calma os dados, até o momento parece tudo normal,
        sucesso.

    Deixe uma resposta