Spam no Twitter? Denuncie

Nota do Editor: Esse artigo pertencia ao blog Dominando a Web, que foi fechado e o Gabriel Meissner cedeu gentilmente os artigos para que sejam publicados no GF Soluções, por isso algumas referências a datas podem parecer divergentes. Aproveito para convidá-lo a conhecer o blog Revista Entre Mundos e o Twitter do Gabriel Meissner.

Uma das práticas mais detestadas por qualquer usuário de internet, o SPAM hoje em dia não está restrito ao e-mail. Tem invadido todas as redes sociais e se alastrado, por exemplo, no Twitter. E, ao contrário do e-mail, em que há filtros anti-spam, no Twitter não há (ainda) nenhum recurso similar que barre mensagens não desejadas. Por isso, muita gente está sendo incomodada por pessoas que criam perfis, geralmente falsos, com o único intuito de enviar spam.

Nestes tempos de eleição muitos políticos estão entrando na onda, confundindo práticas anti-éticas deste tipo com ações em mídia social (que é uma matéria completamente diferente e mais complexa). Não é à toa que tantas empresas e tantos políticos têm comprado listas de seguidores no Twitter, como informa esta notícia do Correio Braziliense, demonstrando que nada entendem de web 2.0.

Mas como funciona o spam pelo Twitter?

Muito simples. Basta criar-se um perfil falso e começar a enviar a mesma mensagem a centenas ou milhares de pessoas diferentes como se fosse um reply (com certeza há um script para automatizar essa ação). Quando você acessa o conta do Twitter de um típico spammer, geralmente vê algo similar à imagem abaixo (um screenshot do perfil spammer @amigosdilma):

spam, twitterEnfim, é sempre a mesma mensagem enviada a centenas ou milhares de pessoas, com minutos de intervalo. Geralmente, para pessoas que não são seguidoras daquele perfil, o que é análogo ao e-mail não solicitado, o tradicional spam.

Como ainda não existe um filtro contra este tipo de prática (que o próprio Twitter condena), da maneira como existe para e-mails, então há apenas uma ação que podemos tomar contra os spammers do Twitter: entrar em seus perfis e clicar em “report for spam”. Quando isso é feito os administradores do microblog analisam a conta e, se constatarem a prática ilegal, a removem. Já denunciei mais de uma dúzia de spammers e geralmente são banidos rapidamente, no intervalo de um a dois dias, geralmente.

Vamos manter o Twitter limpo. Denuncie spammers!

Quer aprender como ganhar dinheiro na internet com conteúdo gratuito?

Gustavo Freitas

Problogger, empreendedor digital e criador do Método Start. Você conhece todos os meus projetos no Gustavo Freitas.Net.

Website: http://gfsolucoes.net

    Deixe uma resposta