Software livre para criar e gerenciar cursos online

Recentemente escrevi aqui no GF Soluções um artigo com uma relação de 5 ferramentas gratuitas para serem utilizadas na educação e tive muito retorno, já que é um tema que muitos educadores estão procurando.

Além dos comentários no artigo recebi também alguns e-mails com sugestões de ferramentas, entre elas, hoje vou destacar o Teleduc, que é um software livre sob os termos da GNU versão 2. Ele é traduzido em 3 idiomas.

Esse artigo foi publicado, originalmente, no dia 9 de novembro de 2011.

Confira a definição do site do Teleduc

O TelEduc é um ambiente para a criação, participação e administração de cursos na Web. Ele foi concebido tendo como alvo o processo de formação de professores para informática educativa, baseado na metodologia de formação contextualizada desenvolvida por pesquisadores do Nied (Núcleo de Informática Aplicada à Educação) da Unicamp.

O TelEduc foi desenvolvido de forma participativa, ou seja, todas as suas ferramentas foram idealizadas, projetadas e depuradas segundo necessidades relatadas por seus usuários.

Com isso, ele apresenta características que o diferenciam dos demais ambientes para educação a distância disponíveis no mercado, como a facilidade de uso por pessoas não especialistas em computação, a flexibilidade quanto a como usá-lo, e um conjunto enxuto de funcionalidades.

O TelEduc foi concebido tendo como elemento central a ferramenta que disponibiliza Atividades. Isso possibilita a ação onde o aprendizado de conceitos em qualquer domínio do conhecimento é feito a partir da resolução de problemas, com o subsídio de diferentes materiais didáticos como textos, softwares, referências na Internet, dentre outros, que podem ser colocadas para o aluno usando ferramentas como: Material de Apoio, Leituras, Perguntas Frequentes, etc.

A intensa comunicação entre os participantes do curso e ampla visibilidade dos trabalhos desenvolvidos também são pontos importantes, por isso foi desenvolvido um amplo conjunto de ferramentas de comunicação como o Correio Eletrônico, Grupos de Discussão, Mural, Portfólio, Diário de Bordo, Bate-Papo etc., além de ferramentas de consulta às informações geradas em um curso como a ferramenta Intermap, Acessos, etc.

Por todo o Brasil, mais de 4 mil instituições de ensino utilizam o Teleduc para gerenciar seus cursos online, confira no link abaixo uma relação dessas instituições.

teleduc como instalar

Se você está interessado no aplicativo, segue abaixo alguns links que podem lhe ajudar

E você, o que achou do Teleduc? Já conhecia a ferramenta?

Deixe sua opinião nos comentários.

Quer aprender como ganhar dinheiro na internet com conteúdo gratuito?

Gustavo Freitas

Problogger, empreendedor digital e criador do Método Start. Você conhece todos os meus projetos no Gustavo Freitas.Net.

Website: http://gfsolucoes.net

    3 Comentários

    1. Muito bom mesmo, este software é um ótimo gerenciador de cursos de educação a distância usado pelas maiores faculdades, e instituições de ensino do Brasil. A educação no Brasil vem atingindo patamares nunca antes alcançados anteriormente e acredito que projetos livres como este pode incentivar e melhorar cada vez mais para que o nosso país caminhe rumo ao primeiro mundo. Se a gente não estiver presente para ver este acontecimento pelo menos nossos filhos estarão.

      • Marques,
        obrigado pelo comentário.
        Iniciativas com software livre, principalmente na área de educação, são sempre bem vindas.
        Sucesso.

    Deixe uma resposta