Como criar uma página de fãs pra sua escola no Facebook

Aprenda a criar uma página de fãs no Facebook na sua escola.

Falei recentemente sobre TIC na Educação é possível no Brasil? e depois mostrei 4 ferramentas gratuitas que podem ser utilizadas para criar uma rede social na escola.

Se você não pode criar uma rede social nesse momento pra sua escola, crie uma página de fãs no Facebook, que é uma ferramenta fácil de administrar e já está inserida no universo dos jovens, independente da idade. Apenas não se esqueça que o Facebook não pode ser utilizado por menores de 13 anos (apesar de sabermos que eles estão lá com outras datas de nascimento Smiley triste . Mas como não podemos dar o exemplo negativo, o ideal é que só utilize essa dica em escolas que possuem alunos acima dessa idade limite.

O ideal é ter uma página de fãs e não de perfil. A página de perfil é algo pessoal e deve ser utilizado dessa maneira, além de ter um limite de 5.000 amigos. Pode parecer muito, mas se a página der resultados pode atrair alunos e professores de outras instituições.

Como criar uma página de fãs no Facebook

facebook na sala de aula

Como sempre o primeiro passo não é sentar na frente do computador e começar a criar algo. Lembre-se sempre que a tecnologia na educação é uma ferramenta e não uma estratégia de ensino.

O importante é planejar alguns pontos como:

  • O nome da página
  • Quem irá administrar e publicar na página
  • Quais assuntos serão publicados
  • Que tipo de conteúdos (imagens, textos, vídeos)

Além desses pontos é sempre importante que os pais, responsáveis, professores e alunos sejam consultados e opinem para que o processo não pareça algo forçado ou imposto pela escola. Ter a participação de todos é o primeiro passo para o sucesso do projeto.

Criando a página de fãs

Agora é criar a página, siga os passos:

  1. Acesse https://www.facebook.com/pages/create.php
  2. Na próxima tela clique em “Empresa, organização ou instituição”
  3. Selecione na categoria “Educação” e coloque o nome da página ou o nome da escola se preferir (e tiver autorização pra isso, é claro!)
  4. Marque a caixa “Concordo com os termos de páginas do Facebook” e clique em Começar
  5. Na próxima página você adicionar uma foto ou clicar em Pular
  6. Na próxima página Adicione as informações e clique em “Salvar informações”
  7. Na próxima página clique em Pular, pois só poderá colocar um nome personalizado quando já tiver algumas curtidas
  8. Pronto, sua página está pronta, agora é só configurar, colocar uma foto e depois começar a postar os assuntos e divulgar entre os alunos, pais, responsáveis e professores

Continue seguindo o planejamento

A página está criada? Então agora não é o momento de se empolgar, mas de seguir com o planejamento e ir em busca de resultados para melhorar o processo de ensino-aprendizagem, mas tome cuidado pra não transformar a página de fãs numa sala de aula, esse não é o objetivo.

Agora é com vocês, coloquem a dica em prática e me dê um feedback. Se já conhecer ou participar de alguma iniciativa semelhante, deixe nos comentários o link da página para que todos possam conhecer.

Quer conhecer a técnica que usei para ganhar R$ 1.091,80 em menos de 48 horas?

Gustavo Freitas

Problogger, empreendedor digital e criador do Método Start. Você conhece todos os meus projetos no Gustavo Freitas.Net.

Website: http://gfsolucoes.net

    3 Comentários

    1. Maria Lucinês Brasil Ferreira

      Essas informações sobre o facebook, foram muito úteis pra mim, pois estou tentando incluí-lo em um projeto de prevenção ao uso de drogas da Escola na qual estou lotada e ao mesmo tempo tentando uma vaga no laboratório de informática.

    Deixe uma resposta