TIC na Educação: Revista Espírito Livre n. 43

Lançada a Revista Espírito Livre n. 43.

Ultimamente tenho escrito alguns artigos sobre TIC na Educação, na tentativa de levantar um debate sobre o assunto e colaborar, dentro do possível, pra fomentar a utilização das novas tecnologias da informação e comunicação na educação no Brasil.

Revista Espírito Livre nº 43

Dentro desse contexto, não poderia deixar de divulgar no GF Soluções a edição 43 da Revista Espírito Livre, que fala justamente sobre Educação.

E aqui estamos novamente com mais uma edição da Revista Espírito Livre. A edição n. 43 é um compilado sobre educação, com excelentes textos que estiveram em edições passadas da Revista Espírito Livre. Vale a pena conferir, afinal excelentes profissionais estiveram juntos em várias edições e isto precisava ser lembrado. Textos de Sinara Duarte, Cezar Taurion, Marcos Silva, Julliana Nascimento, Anibal Campos, Antônio Mazzi, Iris Fernandez e tantos outros colaboradores que fizeram a Revista Espírito Livre o que ela é hoje. A todos vocês, o meu muito obrigado. (João Fernando – Editor da Revista Espírito Livre).

Já participei de algumas edições da Revista Espírito Livre e é sempre um prazer colaborar com um artigo.

Abaixo reproduzo o editorial da edição 43

Muito se fala do uso do software livre, do opensource e dos padrões abertos em ambientes educacionais e na academia. Muitos casos de sucesso são relatados aos quatro cantos. Até parece fácil implementar uma política de uso de software livre nestes espaços. Mas não é bem assim.

E é por esta razão que a edição especial sobre o tema Educação foi lançada. Ao longo de nossos vários anos de caminhada percebemos que ainda existe muito a ser feito. Vários alunos sequer sabem o que é software livre e para que serve. Muitos confundem e associam o acesso ao código fonte com insegurança ou ainda o fato do termo “livre” representar algo como gratuidade.

revista espírito livre edição 43

Alguns acham que o fato do software livre ser quase sempre acessado de forma gratuita e construído em grande parte por comunidades e voluntários o torna inferior ou pior que soluções proprietárias.

Várias matérias vêm apresentar exatamente o contrário do que muitos pensam ou acham sobre o uso do software livre na educação. Existem desafios sim. Existem dificuldades. Muitos não entendem ou não querem entender. Alguns poucos guerreiros “compram briga”, “vestem a camisa” e erguem a bandeira do software livre nestes espaços de ensino e aprendizagem.

Pode ser que para certas pessoas tal situação se assemelhe aos tempos de rebeldia e revoltas estudantis, mas aqui falamos de algo ainda mais complexo. Vivemos em um tempo de lobbies, subornos e pagamento de propinas por parte de grandes empresas para que seus produtos sejam “aceitos mais facilmente” por governos e órgãos. Vivemos em tempos polêmicos que a cada dia percebemos o quão importante é plantarmos uma sementinha de esperança na mente de crianças e jovens para que usufruam de um futuro melhor e livre. Vivemos em um tempo de mudança. Aproveite e faça a sua parte também nesse processo.

Pra baixar basta clicar no link abaixo.

Quer aprender como ganhar dinheiro na internet com conteúdo gratuito?

Gustavo Freitas

Problogger, empreendedor digital e criador do Método Start. Você conhece todos os meus projetos no Gustavo Freitas.Net.

Website: http://gfsolucoes.net

    2 Comentários

    1. Olá, Gustavo!

      Sou leitor da revista desde a 2009. E a esta é a melhor edição que já li. Os artigos são incríveis.

      Abraço!

    Deixe uma resposta